Do campo para o banco: Rosane assume o comando do Vasco Sub-17 feminino

Ex-atleta do Vasco da Gama, Rosane Morais retorna ao mundo do futebol como treinadora das Meninas da Colina.

Rosane, Técnica do Vasco da Gama Sub-17
Rosane, Técnica do Vasco da Gama Sub-17

No Vasco desde sua chegada ao Cruzmaltino em 2023, durante a trajetória de Rosane Morais como atleta, foi um dos pilares dos últimos elencos das Meninas da Colina. A ex-meio-campista esteve presente na reestruturação da equipe desde o acesso à Série A2 do Campeonato Brasileiro, e após a aposentadoria dos gramados ao final da temporada 2025, Rosane concluiu a Licença A da CBF.

Em entrevista, a ex-atleta comentou a transição de carreira.

— Encerrar a carreira como atleta nunca é um processo simples, principalmente quando o futebol sempre foi parte central da minha identidade. A mudança de atleta para treinadora exige um novo olhar sobre o jogo. Antes, eu vivia o futebol dentro de campo, sentindo cada detalhe na prática. Hoje, passo a enxergar o jogo de forma mais ampla, pensando em planejamento, formação, gestão de grupo e desenvolvimento individual e coletivo das atletas. — declarou.

Rosane também afirma ter conciliado a rotina de treinos e partidas com conhecimento teórico fora de campo.

— Nos últimos anos, vinha intensificando os estudos e obtendo as licenças necessárias para poder atuar. Quando surgiu o convite do Vasco, entendi que era o momento certo.

Identificada com o clube pelo período que passou representando as Meninas da Colina, Rô – como é popularmente conhecida, destaca o carinho que cultivou vestindo a camisa do Gigante da Colina e o sentimento de continuar escrevendo histórias em São Januário.

— Representar o clube de uma forma diferente, com certeza teve peso na minha decisão. Assumir a equipe Sub-17 significa contribuir na formação das futuras atletas do clube, não apenas tecnicamente, mas também no aspecto humano. Busco transmitir valores que aprendi ao longo da minha carreira, como disciplina, comprometimento, respeito e paixão pelo jogo, além de compartilhar vivências que podem ajudar essas meninas a lidarem com os desafios do futebol. — conclui Rosane.

Além de Kelly Silva, o Vasco da Gama incorpora mais uma ex-jogadora para compor as comissões técnicas da modalidade, visando desenvolvimento e experiência para as categorias do Futebol Feminino.

Comente

Veja também
De ‘frouxo’ a xodó: relembre a trajetória de Rayan no Vasco

Revelação do Vasco da Gama, Rayan viveu altos e baixos, mas deixa o Gigante da Colina como um dos grandes destaques dos últimos anos.

Torcida do Vasco elege dupla como vilã em derrota para o Flamengo

Vasco da Gama foi totalmente dominado pelo Flamengo e conheceu sua primeira derrota no Campeonato Carioca.

Diniz dá pistas de como irá escalar Hinestroza no ataque do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz já avalia algumas possibilidades de utilizar o atacante coombiano Hinestroza.

De saída do Vasco, Rayan pediu para não jogar contra o Flamengo

Destaque do Vasco da Gama desde o ano passado, o atacante Rayan acertou sua transferência para jogar no Bournemouth-ING. 

Expulsão de Cauan Barros em Flamengo x Vasco divide opiniões

Volante do Vasco da Gama, Cauan Barros foi expulso aos quatro minutos do segundo tempo da partida contra o Flamengo, pelo Carioca.

Vasco define prioridades para usar o dinheiro da venda de Rayan

Vasco da Gama vai receber cerca de R$ 149,8 milhões com a transação de R$ 218 milhões de Rayan ao Bournemouth-ING.

Vasco sofre com superioridade do Flamengo e segue sem vencer o rival

Vasco da Gama é amplamente dominado pelo Flamengo no Maracanã e perde o primeiro clássico disputado na temporada.

Diniz lamenta saída de Rayan e admite dificuldade de reposição

Após clássico contra o Flamengo, Fernando Diniz lamenta saída de Rayan do Vasco da Gama, cita alternativas e dificuldade na reposição.

Confira a agenda de jogos do Vasco em janeiro

Vasco da Gama já inicia a nova temporada em janeiro com partidas pelo Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro.

Diniz detona arbitragem por expulsão de Barros em derrota do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz se queixou bastante dos critérios adotados pelo juiz no clássico contra o Flamengo, pelo Carioca.