Distância para o Z4 cai pela metade e Vasco liga sinal de alerta

Com quatro derrotas consecutivas, Vasco da Gama vê distância para o Z-4 diminuir e liga sinal de alerta para atingir pontuação de corte.

Vasco x Juventude em São Januário
Vasco x Juventude em São Januário (Foto: Thiego Mattos)

Com os resultados da 34ª rodada, o Vasco caiu para a 13ª posição na tabela e viu a distância para o Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento, diminuir para seis pontos. Um cenário que contrasta bastante com o que a equipe comandada por Fernando Diniz vivia há apenas 20 dias, quando vislumbrava uma briga pela Libertadores e tinha 12 pontos a mais em relação ao Z-4.

O risco de queda é quase zero. De acordo com levantamento do Gato Mestre, o Vasco tem apenas 0,66% de chance de cair. No entanto, a nítida queda de desempenho e as quatro derrotas em sequência acendem um alerta no clube para espantar de vez qualquer risco e atingir o quanto antes o “número mágico” de 45 pontos, considerado o corte de pontuação para ter a garantia de manutenção na Série A.

O nível de preocupação aumenta, sobretudo, pela queda brusca de rendimento, principalmente nas últimas três derrotas para Botafogo, Juventude e Grêmio, A equipe foi dominada nos duelos e a parte ofensiva não funcionou. Somando os três jogos, foram apenas seis finalizações na direção do gol, com um gol marcado.

A próxima rodada será mais uma parada dura fora de casa. O time encara o Bahia, atual sétimo colocado, na Arena Fonte Nova. O Vasco não vence o adversário como visitante há 13 anos e busca uma virada de chave no estado anímico e na confiança para recuperar os bons resultados. Com as quatro derrotas seguidas, o Vasco vive sua pior sequência na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Em caso de uma eventual derrota em Salvador, o cenário mais pessimista poderia colocar o Vasco a apenas três pontos do Z-4 ao fim da 35ª rodada. Isso aconteceria caso o Vitória vencesse o Sport, na Ilha do Retiro, e o Santos derrotasse o Internacional em confronto direto, no Beira-Rio.

Após retornar de Porto Alegre, a equipe inicia sua preparação para o duelo nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa. O elenco terá duas atividades antes de viajar para Salvador para o compromisso contra o Bahia, marcado para este domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco está na 7ª colocação do returno do Brasileiro

Com 23 pontos, o Vasco da Gama aparece na 7ª colocação na tabela do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Título da Copa do Brasil pode encerrar tabus para o Vasco

Semifinalista na Copa do Brasil, Vasco da Gama pode encerrar dois tabus se conquistar o título da competição; saiba quais.

Victor Luís não enfrenta o Bahia; saiba motivo

Lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Victor Luís será mais um desfalque do Vasco da Gama para a partida contra o Bahia, pelo Brasileiro.

Atlético-MG pediu R$ 62 milhões para dificultar ida de lateral para o Vasco

Vasco da Gama mostrou interesse em contratar o lateral Guilherme Arana, mas valor imposto pelo Atlético-MG assustou o Cruzmaltino.

Cássio Barros vibra com ano do Vasco Sub-17 e projeta evolução para 2026

Técnico do Vasco da Gama Sub-17, Cássio Barros destacou o bom aproveitamento com os atletas da base na temporada.

Crise no Vasco: elenco é cobrado e Diniz segue respaldado

Diagnóstico interno no Vasco da Gama e de que a responsabilidade pelo mau momento deve ser dividida entre treinador e jogadores.

Ausência de Coutinho obriga Diniz a repensar estratégia do Vasco

Philippe Coutinho recebeu o terceiro amarelo contra o Grêmio e não encara o Bahia, neste fim de semana, pelo Brasileiro.

Vasco tenta quebrar tabu de quase 4 décadas diante do Bahia

Vasco da Gama e Bahia se enfrentam neste domingo (23), na Fonte Nova, em duelo válido pela 35ª rodada do Brasileiro.

Vasco tem o pior aproveitamento do Brasileiro nas últimas 4 rodadas

Com sequência de derrotas nos jogos recentes, Vasco da Gama despencou na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Vasco revive drama de 2024 com tropeços na reta final do Brasileiro

Vasco da Gama vislumbrava uma vaga na Libertadores, mas após quatro derrotas seguidas o Clube passou a flertar com a zona de rebaixamento.