Discreta, psicóloga Maíra Ruas é utilizada pelo Vasco nesta reta final do Brasileiro

Trabalho da psicóloga Maíra Ruas tem sido fundamental no Vasco da Gama nesta fase difícil do Campeonato Brasileiro.

Maíra Ruas e Vanderlei Luxemburgo
Maíra Ruas e Vanderlei Luxemburgo (Foto: Reprodução/ Facebook)

A situação é dramática. O Vasco se encontra na zona do rebaixamento a três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Convivendo com a pressão de lutar contra a quarta queda do clube na história, os jogadores têm recebido um apoio psicológico nesta reta final.

Há alguns anos, a psicóloga Maíra Ruas trabalha no Cruz-Maltino, mas, recentemente, o técnico Vanderlei Luxemburgo a puxou para ainda mais perto. Na viagem para o Ceará, por exemplo, onde o Vasco acabou sendo derrotado ontem (10) pelo Fortaleza por 3 a 0, a profissional acompanhou a delegação e deu suporte ao elenco.

“Temos uma psicóloga que trabalha a parte emocional dos jogadores. Ela faz bem, trouxemos ela para o jogo. Está aqui na viagem. Há um preparo para o jogo”, disse Luxa, após a partida.

Capitão da equipe e um dos jogadores mais experientes do elenco, Leandro Castan já havia feito elogios ao trabalho de Maíra. “Admiro ela muito como profissional. É uma pessoa que me ajudou muito”, disse o defensor em entrevista à Vasco TV, no mês passado.

Luxemburgo admitiu que a equipe tem sofrido abalo emocional quando fica atrás do marcador nas partidas.

“Sabemos que algumas coisas faltam para nós e estamos tentando superar as dificuldades. Nós não conseguimos virar jogo. O segredo nosso é evitar tomarmos gol. Começamos bem, colocamos uma bola na trave. E os caras [Fortaleza] foram lá e fizeram o gol. Então, quer dizer, aí saímos atrás. Aí vem o desequilíbrio emocional, vem as coisas de estar na zona complicada… E tudo isso aflora no momento do jogo e o rendimento técnico e tático vai para o espaço”, disse Luxa, que acredita que o momento agora é o de digerir a dura derrota para o Fortaleza:

“Primeira coisa é aceitar e entender a derrota, porque nós não produzimos muito bem. Se nós tivermos essa capacidade de entender a derrota, de entender que fomos nós que não produzimos, que o adversário produziu muito mais do que nós, nós então começamos a nos preparar para o próximo jogo. Sofrer, doer, passar um remédio na ferida, cicatrizar a ferida e irmos para frente”.

Psicóloga é discreta

Querida pelos jogadores, Maíra Ruas é discreta do ponto de vista externo e é avessa às entrevistas. A tendência é a de que ela seja ainda mais utilizada nesta reta final de Campeonato Brasileiro.

Com 37 pontos e na 17ª colocação, o Vasco ainda tem mais três partidas: Internacional, domingo (14), em São Januário, Corinthians (fora) e Goiás (casa).

O Fortaleza pulou para 41 pontos, assim como o Sport, que venceu ontem o líder Internacional. O Bahia tem os mesmos 37 pontos do Vasco, mas está na frente pelos critérios de desempate.

Mais sobre:Maíra Ruas
6 comentários
  • Responder

    ESTES JOGADORES DO VASCO ESTÃO NA PROFISSÃO ERRADA. NÃO SABEM JOGAR FUTEBOL, NÃO VEJO UM JOGADOR, APENAS UM QUE SAIBA PRATICAR UM FUTEBOL DE ARTE E NÃO UM FUTEBOL BUROCRÁTICO. MAIS SE LIVRAM DA BOLA DO QUE JOGAM FUTEBOL. CORREM ATRÁS DOS ADVERSÁRIO O TEMPO TODO. OBRIGADO POR MAIS UM REBAIXAMENTO.

  • Responder

    O desânimo de parte da torcida é o reflexo do desânimo de uma parte dos atletas em campo e vice-versa. Vamos acreditar, car… hoje a luta contra o rebaixamento passa pela superação das limitações da equipe e na força da torcida. O chororô do Henrique na pisada do Paulão, do Fortaleza, é sintomático de que os caras estão broxados. Falta sangue no olho, falta brio. A deficiência técnica pode ser superada pela raça.

  • Responder

    Os mercenários não querem papo de psicóloga, querem o dinheiro que os dirigentes estão devendo. Docinho paga esses mercenários e manda embora,para os 3 jogos que faltam bota a galera do Sub 20,vai servir de preparação para eles
    Mais um rebaixamento no currículo, mais um ano de chacota

  • Responder

    Nem Pai de Santo salva esse time sem Brio e sem garra, tirem o Fernando Miguel, Leandro Castan e Pikachu que já basta pro time melhorar, basta ver a ineficiência desses 3 jogadores no jogo de ontem

  • Responder

    O Vasco da Gama infelizmente já está rebaixado, esta é a realidade pela posição na tabela neste momento, o que resta é fazer a proeza de jogar os jogos restantes pela honra e em memória daqueles que tanto o fizeram ser um Clube Gigante neste país a camisa do Vasco está cinza e a Cruz de Malta anemica tamanha fraqueza deste elenco e diretoria atual.

  • Responder

    O Vasco da Gama infelizmente já está rebaixado, esta é a realidade pela posição na tabela neste momento, o que resta é fazer a proeza de jogar os jogos restantes pela honra e em memória daqueles que tanto o fizeram ser um Clube Gigante neste país a camisa do Vasco está cinza e a Cruz de Malta anemica tamanha fraqueza deste elenco e diretoria atual.

Comente

Veja também
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.

Conheça os 5 melhores estrangeiros da história do Vasco

Durante a sua história, o Vasco da Gama teve vários estrangeiros no seu plantel e cinco se destacaram, entre eles Darío Conca.

Revelada a lista completa de dívidas do Vasco que estão no contrato com a 777 Partners

Após o contrato do Vasco da Gama com a 777 Partners ter alguns trechos revelados, detalhes mostram lista de dívidas que a empresa assumiu.

Galdames fica em 6º lugar em torneio de poker

Sem espaço no Vasco da Gama, Galdames participa de torneio de poker durante folga do elenco e fica na 6ª colocação.

Sair da versão mobile