Discreta, psicóloga Maíra Ruas é utilizada pelo Vasco nesta reta final do Brasileiro

Trabalho da psicóloga Maíra Ruas tem sido fundamental no Vasco da Gama nesta fase difícil do Campeonato Brasileiro.

Maíra Ruas e Vanderlei Luxemburgo
Maíra Ruas e Vanderlei Luxemburgo (Foto: Reprodução/ Facebook)

A situação é dramática. O Vasco se encontra na zona do rebaixamento a três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Convivendo com a pressão de lutar contra a quarta queda do clube na história, os jogadores têm recebido um apoio psicológico nesta reta final.

Há alguns anos, a psicóloga Maíra Ruas trabalha no Cruz-Maltino, mas, recentemente, o técnico Vanderlei Luxemburgo a puxou para ainda mais perto. Na viagem para o Ceará, por exemplo, onde o Vasco acabou sendo derrotado ontem (10) pelo Fortaleza por 3 a 0, a profissional acompanhou a delegação e deu suporte ao elenco.

“Temos uma psicóloga que trabalha a parte emocional dos jogadores. Ela faz bem, trouxemos ela para o jogo. Está aqui na viagem. Há um preparo para o jogo”, disse Luxa, após a partida.

Capitão da equipe e um dos jogadores mais experientes do elenco, Leandro Castan já havia feito elogios ao trabalho de Maíra. “Admiro ela muito como profissional. É uma pessoa que me ajudou muito”, disse o defensor em entrevista à Vasco TV, no mês passado.

Luxemburgo admitiu que a equipe tem sofrido abalo emocional quando fica atrás do marcador nas partidas.

“Sabemos que algumas coisas faltam para nós e estamos tentando superar as dificuldades. Nós não conseguimos virar jogo. O segredo nosso é evitar tomarmos gol. Começamos bem, colocamos uma bola na trave. E os caras [Fortaleza] foram lá e fizeram o gol. Então, quer dizer, aí saímos atrás. Aí vem o desequilíbrio emocional, vem as coisas de estar na zona complicada… E tudo isso aflora no momento do jogo e o rendimento técnico e tático vai para o espaço”, disse Luxa, que acredita que o momento agora é o de digerir a dura derrota para o Fortaleza:

“Primeira coisa é aceitar e entender a derrota, porque nós não produzimos muito bem. Se nós tivermos essa capacidade de entender a derrota, de entender que fomos nós que não produzimos, que o adversário produziu muito mais do que nós, nós então começamos a nos preparar para o próximo jogo. Sofrer, doer, passar um remédio na ferida, cicatrizar a ferida e irmos para frente”.

Psicóloga é discreta

Querida pelos jogadores, Maíra Ruas é discreta do ponto de vista externo e é avessa às entrevistas. A tendência é a de que ela seja ainda mais utilizada nesta reta final de Campeonato Brasileiro.

Com 37 pontos e na 17ª colocação, o Vasco ainda tem mais três partidas: Internacional, domingo (14), em São Januário, Corinthians (fora) e Goiás (casa).

O Fortaleza pulou para 41 pontos, assim como o Sport, que venceu ontem o líder Internacional. O Bahia tem os mesmos 37 pontos do Vasco, mas está na frente pelos critérios de desempate.

Mais sobre:Maíra Ruas
6 comentários
  • Responder

    ESTES JOGADORES DO VASCO ESTÃO NA PROFISSÃO ERRADA. NÃO SABEM JOGAR FUTEBOL, NÃO VEJO UM JOGADOR, APENAS UM QUE SAIBA PRATICAR UM FUTEBOL DE ARTE E NÃO UM FUTEBOL BUROCRÁTICO. MAIS SE LIVRAM DA BOLA DO QUE JOGAM FUTEBOL. CORREM ATRÁS DOS ADVERSÁRIO O TEMPO TODO. OBRIGADO POR MAIS UM REBAIXAMENTO.

  • Responder

    O desânimo de parte da torcida é o reflexo do desânimo de uma parte dos atletas em campo e vice-versa. Vamos acreditar, car… hoje a luta contra o rebaixamento passa pela superação das limitações da equipe e na força da torcida. O chororô do Henrique na pisada do Paulão, do Fortaleza, é sintomático de que os caras estão broxados. Falta sangue no olho, falta brio. A deficiência técnica pode ser superada pela raça.

  • Responder

    Os mercenários não querem papo de psicóloga, querem o dinheiro que os dirigentes estão devendo. Docinho paga esses mercenários e manda embora,para os 3 jogos que faltam bota a galera do Sub 20,vai servir de preparação para eles
    Mais um rebaixamento no currículo, mais um ano de chacota

  • Responder

    Nem Pai de Santo salva esse time sem Brio e sem garra, tirem o Fernando Miguel, Leandro Castan e Pikachu que já basta pro time melhorar, basta ver a ineficiência desses 3 jogadores no jogo de ontem

  • Responder

    O Vasco da Gama infelizmente já está rebaixado, esta é a realidade pela posição na tabela neste momento, o que resta é fazer a proeza de jogar os jogos restantes pela honra e em memória daqueles que tanto o fizeram ser um Clube Gigante neste país a camisa do Vasco está cinza e a Cruz de Malta anemica tamanha fraqueza deste elenco e diretoria atual.

  • Responder

    O Vasco da Gama infelizmente já está rebaixado, esta é a realidade pela posição na tabela neste momento, o que resta é fazer a proeza de jogar os jogos restantes pela honra e em memória daqueles que tanto o fizeram ser um Clube Gigante neste país a camisa do Vasco está cinza e a Cruz de Malta anemica tamanha fraqueza deste elenco e diretoria atual.

Comente

Veja também
Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.

Conca nos tempos de Vasco
Conheça os 5 melhores estrangeiros da história do Vasco

Durante a sua história, o Vasco da Gama teve vários estrangeiros no seu plantel e cinco se destacaram, entre eles Darío Conca.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Confira a lista completa de dívidas do Vasco em contrato com 777 Partners

Após o contrato do Vasco da Gama com a 777 Partners ter alguns trechos revelados, detalhes mostram lista de dívidas que a empresa assumiu.

Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Galdames fica em 6º lugar em torneio de poker

Sem espaço no Vasco da Gama, Galdames participa de torneio de poker durante folga do elenco e fica na 6ª colocação.

Pedro Moreira, advogado do Vasco, em julgamento do STJD
STJD recusa pedido do Vasco e mantém data na Copa do Brasil

O STJD rejeitou os pedidos de Vasco da Gama e Corinthians e manteve as datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil.