Discordo da pesquisa: o Vasco tem uma maiores torcidas do Brasil

Discordo do Ibope; mas se o Vasco não é a maior, é a mais feliz torcida do Brasil.

Moro no Nordeste do Brasil, especificamente na Bahia, e negar que o Flamengo tem a maior torcida do País é impossível, assim como negar que quem nada entende de futebol se diz torcer pelo Flamengo. Não vou aqui entrar no mérito do Corinthians como a segunda maior nação de torcedores, mas no nordeste pouco se vê manifestações a favor deste clube, e tenho informações que estas afirmativas também condizem com a realidade do Norte do País. O absurdo que lí hoje é quê a torcida vascaína está fora do ranking da pesquisa do Ibope, porque, se o Vasco não estiver entre as cinco maiores, é cabível dizer até que ele não existe.

No dia 09 junho deste ano, um dia após a conquista da Copa do Brasil, estava com minha inseparável camisa do time e entrei numa loja deparando-me com um vendedor desses que andam por todo o País, e detalhe, um torcedor rubro-negro; ele relatou sua admiração com o número de torcedores do Vasco, que vira na cidade vestidos com camisa do time. Segundo ele, em quase todas as regiões que passara constata-se isso. Corintianos ele diz ver só no sudeste, e para concluir sua observação, ele afirmou: “se o IBOPE levar em conta o Norte e o Nordeste, o Vasco se torna a segunda maior torcida do Brasil”.

Com uma grandiosa história, ídolos consagrados por todo o País, títulos importantíssimos, campanhas infalíveis e tamanha aceitação em todas as classes sociais, dói ver informações como estas da pesquisa, e se torna impossível não discordar e ficar calado diante destes resultados. O Vasco não é um time que representa um estado ou uma região, e sim uma nação, digo isso em torno de aceitação popular e das manifestações vindas do “Oiapoque ao Chuí do Brasil”. Todas as minhas informações também não se baseiam apenas na minha paixão pelo Vasco, uma vez quê  dados já mostraram quê o dito por mim, faz sentido. Em 2010, a Universidade de São Paulo divulgou uma pesquisa que colocara o Vasco como a terceira maior torcida do País. De acordo com esta pesquisa, o Flamengo lidera com 23,1 milhões de torcedores, seguido pelo Corinthians com 19 milhões. O time de São Januário viria logo atrás, com 16,5 milhões. Neste mesmo ano, a CNT/Sensus entrevistou 22 mil pessoas em 136 municípios, nas cinco regiões do País, e o resultado colocou o Vasco em terceiro lugar entre as maiores. A mesma confirmava a superioridade do Flamengo e a segunda colocação para o Corinthians. Ficam os registros, e com eles a insatisfação de uma nação.

Sem tirar a respeito ao Ibope, mas, baseado nas informações sobre o Gigante da Colina não dá pra aceitar estes dados, o que nos leva a crer  numa má elaboração na busca pelos mesmos, inclusive uma suposta exclusão de regiões fora do eixo Rio-São Paulo. Muitos vascaínos têm se manifestado contra a divulgação deste tipo de conteúdo em nosso veículo, mas como disse antes, não há como não discordar e deixar de mostrar nossa insatisfação. Nos resta dizer que, se não estamos entre as maiores, somos a mais feliz. Dentro de campo o Vasco tem mostrado que é um time a ser respeitado, e quando a bola rola não é fácil diminuir sua grandiosidade.

Por Anderson Montalvãovasconoticias.com.br

Comente

Veja também
Rafael Paiva em entrevista coletiva
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Payet e Coutinho
Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva afirmou que o jogo do Vasco da Gama não encaixou e lamentou o resultado contra o Juventude.