Diretor do Vasco se elege presidente do CEDCA-RJ: justo agora!!!

A posse José Pinto Monteiro aconteceu na manhã de anteontem, horas antes da ação, que ainda relata os problemas nos alojamentos e no refeitório das categorias de base em São Januário.

Justamente no dia em que a Justiça decretou a interdição do CT de Itaguaí, o vice-presidente de Responsabilidade Social e Esportes Olímpicos do Vasco, José Pinto Monteiro, foi nomeado presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (CEDCA-RJ). A posse aconteceu na manhã de anteontem, em Búzios, horas antes da ação, que ainda relata os problemas nos alojamentos e no refeitório das categorias de base em São Januário, devido as condições precárias, ser divulgada pelo Tribunal de Justiça.

No discurso, Monteiro afirmou que “a trajetória do clube é voltada para o desenvolvimento humano”. Na prática, o resultado é outro. De acordo com as imagens, o que se vê são meninos convivendo e morando em locais piores que instituições de jovens desabrigados ou, até mesmo, de menores infratores.

— Esse é o primeiro clube sócio esportivo que chega ao ponto de presidir um órgão dessa importância para a proteção das crianças e jovens. Estamos dando continuidade naquilo que aprendemos a gostar do clube, na tradição de buscar o melhor para os jovens — disse Pinto Monteiro, na posse.

Nos registros feitos dentro do alojamento e da cozinha do clube há lixos espalhados pelo chão e perto de alimentos; a comida é mal conservada; o ônibus tem bancos rasgados e assoalho descolado; as camas estão quebradas; os colchões e sofás rasgados. As fotos vão de encontro com o pensamento dito por José Pinto Monteiro.

Desde ontem, foi determinado que o clube terá até a próxima segunda-feira para adequar suas instalações. Caso essas melhorias não sejam feitas, o Vasco será multado em R$ 30 mil diariamente.

Após o Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense estão sob investigação. Agora, o América será fiscalizado. A 5 Vara da Infância e Juventude abriu inquérito administrativo contra o Mequinha e, em breve, irá receber a visita de profissionais para verificar se há problemas nas divisões de base.

Dirigente afirma que base irá se adequar

O Vasco tratou como precipitada a ação movida pelo MP, mas garantiu que já está trabalhando para adequar as instalações das divisões de base em São Januário. O vice-presidente geral, Antonio Peralta, disse que o clube está reorganizando a estrutura e fazendo as reformas necessárias para dar a melhor assistência aos jogadores:

— Vamos fazer uma base direita, correta. Não que a gente não tenha uma hoje. Temos apenas que arrumar a estrutura para formar uma base que funcione.

O dirigente desmentiu a versão de que a estrutura de Itaguaí, interditado pela Justiça, fosse um centro de treinamento. Segundo Peralta, o clube ainda irá inaugurar as futuras instalações do local daqui há 30 dias.

— Aquilo não é CT, é apenas uma área autorizada para o Vasco fazer treinamentos. Nós arrendamos e estamos fazendo reformas para o futuro um CT — falou o dirigente.

Enquanto o impasse segue, os garotos vivem a incerteza de onde vão jogar.

extra online

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.