Diniz deve seguir no Vasco mesmo se sofrer nova derrota

Mesmo com pressão da torcida, Diniz segue com o respaldo no Vasco e não deve ser demitido em caso de nova derrota.

Diniz em Madureira x Vasco em São Januário
Diniz em Madureira x Vasco em São Januário (Foto: Alexandre Durão)

Os resultados oscilantes e a sequência das performances nada satisfatórias do Vasco desde a reta final da temporada passada causam um clima de indefinição. O contexto aumenta a pressão sobre o trabalho de Fernando Diniz, principalmente pela revolta da torcida. Apesar disso, o comandante corre poucos riscos de demissão, mesmo se sofrer uma derrota para a Chapecoense, em São Januário, nesta quinta-feira (5).

A avaliação é de que o treinador continua com o respaldo da diretoria. Nos bastidores do clube, entende-se como precoce a troca no comando, pois a equipe teve apenas seis compromissos em 2026.

Com isso, a gestão ainda espera que os jogadores do Cruz-Maltino retomem as suas melhores condições físicas. Inclusive, sendo o principal motivo para os desempenhos irregulares e erros neste começo de temporada. Outro cenário que contém relevância é que o Gigante da Colina se esforçou para contratar jogadores pela recomendação de Diniz.

Neste sentido, os três novos atletas que o Vasco anunciou até o momento, o zagueiro Alan Saldivia e os atacantes Brenner e Marino Hinestroza, encaixam-se nesta situação. No entanto, mesmo o novo camisa 20, que já trabalhou com o comandante no Fluminense e São Paulo, precisa compreender a metodologia de trabalho e estilo de jogo. Ou seja, os reforços ainda estão no início do processo de adaptação.

Atitudes controversas no Vasco

Paralelamente aos resultados, episódios extracampo também contribuíram para o desgaste do treinador. A exposição pública de uma cobrança de Diniz ao atacante Nuno Moreira, durante a parada técnica na derrota para o Mirassol, na estreia no Campeonato Brasileiro, provocou repercussão negativa. Posteriormente, ele recebeu questionamento sobre a atitude e se justificou.

“Eu tenho 16 anos de treinador e a minha vida foi jogar futebol para aprender a ser técnico. Eu costumo dizer isso. Me entrego completamente para ajudar os jogadores. Da minha parte, não tem falta de respeito. De maneira alguma. Tanto é que os jogadores que trabalham comigo, quase todos querem trabalhar de novo. E até aqueles que não trabalharam, quando eu ligo, têm vontade de trabalhar. A notícia verdadeira corre entre os jogadores. E eles melhoram, quase que na sua maioria. É uma vida de entrega”, argumentou o comandante, antes de completar:

“Depois eu vi o lance. Se eu pudesse, com a presença das câmeras, ter percebido aquilo… se eu tivesse a esperteza de perceber aquilo, talvez eu não tivesse feito. Esse foi o meu erro ali, mas não das coisas que eu falei, de como eu trato jogador. A maneira que eu tenho de ajudar os jogadores, a cobrança que eu faço, é um dos pilares para conseguir ajudá-los. E eles sabem disso. É uma coisa amorosa, muito diferente das pessoas que fazem a crítica, que não têm interesse nenhum de ajudar o jogador”.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Fernando Diniz
Comente

Veja também
Vasco identifica carências no elenco e segue ativo no mercado

A diretoria do Vasco da Gama avaliou que ainda precisa corrigir lacunas no elenco para a sequência da temporada.

Crias do Vasco dominam lista das melhores contratações da Premier League

Revelados nas categorias de base do Vasco da Gama, jogadores são indicados como as melhores contratações da Premier League; veja.

Cuiabano já tem data para chegar ao Rio de Janeiro

Cuiabano é esperado pelo Vasco no início da manhã desta quinta-feira no Rio para realizar de exames e assinar contrato.

Dirigente do Independiente Del Valle se manifesta sobre venda de Spinelli ao Vasco

O Vasco da Gama está muito próximo de anunciar a contratação de Claudio Spinelli e dirigente do Del Valle comenta sobre negociação.

Vasco não perde para a Chapecoense desde 2017; veja retrospecto

Adversários pelo Brasileiro, Vasco da Gama x Chapecoense têm confronto equilibrado, mas Clube carioca tem vantagem recente; veja.

Rojas se adapta rápido e vira peça importante no Vasco

Reforço do Vasco da Gama nesta temporada, Johan Rojas se destaca no meio de campo e vira alternativa para Fernando Diniz.

Vasco acerta saídas de 6 gringos e ainda tem uma vaga para estrangeiros; veja lista

Apesar de contratar quatro gringos nesta janela de transferências, o Vasco da Gama ainda vaga no atual plantel para nomes estrangeiros.

Diego Minete é o 1º atleta nascido em 2009 a atuar no profissional do Vasco

Atacante protagonista na base do Vasco da Gama, Diego Minete entrou em campo no empate com o Madureira, na segunda-feira (2), pelo Carioca.

Vasco amarga lanterna entre times do G12 em ranking do século do Brasileiro

Vasco da Gama ficou em posição incômoda em classificação por pontuação das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro neste século.