Dia da Resposta Histórica é aprovado no Rio de Janeiro; Vasco comemora
Em votação na Alerj, foi aprovado o Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol, em alusão à carta do Vasco da Gama.
Na última quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeiro discussão, o Projeto de Lei 64/23, que instituiu o 7 de abril como o Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol, em alusão à famosa carta do Vasco da Gama de 1923.
A medida é de autoria original de três deputados, Verônica Lima (PT), Felipinho Ravis (Solidariedade) e Andrezinho Ceciliano (PT), mas durante a votação, Martha Rocha (PDT) e Dani Monteiro (PSOL), receberam a coautoria. Nas redes sociais, o Gigante agradeceu pela aprovação.
– Nossos agradecimentos à ALERJ pela aprovação do Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol. O Vasco da Gama se orgulha de ter essa causa como um de seus principais valores. Respeito, Igualdade, inclusão. Ontem, hoje e sempre! – postou o Cruzmaltino
Caso de racismo
O gancho para que o projeto fosse votado esta semana foi o novo caso de racismo com Vinícius Júnior, atacante brasileiro do Real Madrid, da Espanha, durante partida contra o Valência, no último fim de semana. O caso ganhou muita repercussão pelo mundo e deve forçar mudanças no Campeonato Espanhol.