‘Deus de calção e chuteira’: a foto histórica de Dinamite
Ronaldo Theobald é o autor da fotografia batizada como 'Deus de calção e chuteira', marcada na história de Roberto Dinamite.
Neste domingo, o Vasco perdeu o maior ídolo da história do clube: Roberto Dinamite. O ex-jogador lutava contra um tumor no intestino e faleceu aos 68 anos. Dinamite foi a atração em uma das fotografias mais incríveis do futebol brasileiro.
A fotografia foi batizada como “Deus de calção e chuteira” e foi feita pelo fotógrafo Ronaldo Theobald, do Jornal do Brasil. A imagem é de 1977, em um jogo contra a Portuguesa.
A partida realizada no Estádio da Ilha do Governador terminou 3 a 1, e Roberto Dinamite foi autor do primeiro gol aos 7 minutos.
– Em um lindo domingo de maio de 77, fui escalado pelo JB para cobrir o jogo entre Vasco e Portuguesa na Ilha do Governador. Quando a equipe do Vasco saiu do vestiário para o campo, os torcedores se comprimiam junto ao gradil e estendiam as mãos para tocar seus ídolos. Parecia uma cena bíblica, algo mágico. Fiquei imaginando como registrar aquilo. No intervalo da partida, me deitei, discretamente, no chão do túnel e, à medida que os jogadores retornavam para o segundo tempo, ia dando meus cliques. Meu alvo era Roberto Dinamite, o ídolo maior. Quando disparei a câmera, sabia que ali estava a mais bela foto da minha vida – disse o autor da foto em uma entrevista na época.
Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). Mas Roberto Dinamite veio ao mundo em 25 de novembro de 1971, no Maracanã. Foi neste dia que o atacante, então aos 17 anos, recebeu o apelido que marcou sua trajetória depois de fazer seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional. A manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi a certidão de batismo: “Garoto-dinamite explodiu”.
Fonte: Globo Esporte