Designer recria escudo do Vasco através de inteligência artificial; veja foto

Após mascote, o designer paraense Obadias Souza recriou o escudo do Vasco da Gama por meio de inteligência artificial.

Escudo do Vasco
Escudo do Vasco

O principal símbolo de um clube de futebol certamente é o seu escudo. É o que caracteriza cara, cor e coração de qualquer equipe do planeta. E há diferentes modelos em todo o esporte. Uns lembram brasões de armas, já alguns são mais arredondados, outros mais quadrados, há os exóticos, enfim. A verdade é que há um mundo de distintivos; cada um carregando uma história singular.

Mas como ficariam os escudos repaginados? Fora do famoso “padrão”? Depois dos mascotes refeitos por meio de inteligência artificial, agora foi a vez de os escudos dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 serem reformulados. E a ideia partiu novamente do designer paraense Obadias Souza, que tem feito diversos trabalhos nessa mesma área. Nesta nova oportunidade, a proposta foi ainda mais arrojada e com detalhes bastante futuristas.

Os escudos de América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco foram recriados por Obadias Souza com a ajuda inicial do software ChatGPT e, posteriormente, do gerador de texto para imagem Midjourney, que é operado no programa Discord, e, por fim, as imagens foram editadas utilizando o Photoshop.

Escudo do Vasco através de IA (Foto: Divulgação/Obadias Souza)

“Usei o ChatGPT para dar as ideias dos escudos. O software ajudou na criação dos comandos. E a sugestão que eu utilizei foi a de escudos futuristas. Antes do ChatGPT eu fiz várias tentativas e não gostei de nenhum”, — Obadias Souza.

Audacioso, o designer Obadias Souza afirma que tem o entendimento de que os escudos fazem parte da identificação dos clubes de futebol e que qualquer tipo de alteração não é uma tarefa fácil de ser aceita. No entanto, de acordo com ele, embora exista a tradição, é preciso que os torcedores estejam abertos para novas mudanças.

“Eu entendo que a identidade de um time é o escudo. É uma tradição, e mudar isso pode desagradar seus torcedores. Mas temos que estar abertos sempre para as mudanças”, — Obadias Souza.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Como no inicio da matéria ,o escudo é o maior símbolo de um clube ,concordo pois conta o que ele representa ,o antigo Escudo do Itaperuna Esporte Clube ,trás como simbolo uma Águia Real ,espécie extinta em nossa região e,que o último exemplar foi capturado em 1943 e, si encontrava no museu de caça e pesca na Quinta da Boa Vista até alguns anos atrás ,este escudo foi elaborado pelo autor desta postagem .Depois os bicheiros que tomaram o clube ,pagaram ou deixaram de pagar a Artplan o que gerou uma dívida enorme , um escudo estilizado . A Cruz de Malta ,como é tradicional na camisa do Vasco é o mais bonito do Brasil e, não deveria ser substituido que faça camisas com outro escudo para venda ,mas deixe o tradicional para ser usado em jogos ,não destrua uma tradição centenaria .

Comente

Veja também
Vegetti cita Copa do Brasil e mira título com a camisa do Vasco

Artilheiro da Copa do Brasil, Vegetti fala sobre o desempenho do Vasco da Gama na competição e a obrigação de levantar alguma taça no Clube.

Rossi completa 3 meses sem jogar pelo Vasco

Sem espaço com Rafael Paiva e após recusar propostas na última janela, Rossi completa 3 meses sem entrar em campo pelo Vasco da Gama.

Vasco não estaria preocupado com falência da 777 Partners; veja motivo

A 777 Partners declarou falência, a A-CAP busca compradores para os clubes, mas o Vasco da Gama não demonstra preocupação.

Vegetti elege zagueiro mais difícil de enfrentar no Brasil

Destaque do Vasco da Gama na atual temporada, com 19 gols anotados, Vegetti elege qual o zagueiro mais difícil de enfrentar no Brasil.

Em alta no Vasco, Puma recupera prestígio na seleção do Uruguai

Com boas atuações nas últimas partidas, Puma recupera seu espaço no Vasco da Gama e é convocado mais uma vez para a seleção do Uruguai.

Sair da versão mobile