Derrota levanta dúvidas no Vasco às vésperas das semis da Copa do Brasil

Depois de golear o Internacional, Vasco da Gama perde para o Mirassol e confirma momento de oscilação antes da Copa do Brasil.

Roberto Renan e Cuesta em Vasco x Mirassol
Roberto Renan e Cuesta em Vasco x Mirassol (Foto: André Durão)

O Vasco perdeu por 2 a 0 para o Mirassol e seguiu estacionado nos 45 pontos, número historicamente suficiente para evitar o rebaixamento, mas que ainda não assegura matematicamente a permanência. A definição pode acontecer nesta quarta-feira (3), quando uma série de confrontos diretos pode zerar o risco vascaíno antes mesmo da última rodada contra o Atlético-MG, no domingo (7), na Arena MRV.

Atualmente, duas vagas no Z-4 ainda estão em aberto. Internacional (41 pontos) e Fortaleza (40) ocupam a zona, enquanto Santos (41), Vitória (42), Ceará (43), Atlético-MG e Red Bull Bragantino (45) são os primeiros fora. Para o Vasco, o cenário é claro: se dois dos quatro – Fortaleza, Internacional, Santos ou Vitória – perderem, o Gigante da Colina se livra da queda. Entre eles, apenas o Vitória pode alcançar os 45 pontos vascaínos, mas ficaria atrás no número de vitórias. Há ainda a possibilidade de permanência com empates ou derrotas de dois dos três: Fortaleza, Inter ou Santos.

Um terceiro e último cenário que eliminaria qualquer chance de rebaixamento do Vasco nesta rodada seria a derrota do Vitória somada à derrota ou ao empate de Santos, Internacional ou Fortaleza. Com essa combinação de resultados, o time de Diniz e companhia estaria livre do descenso.

A noite desta quarta-feira será de forte vigilância cruzmaltina. Isso porque confrontos que envolvem diretamente a luta contra o rebaixamento podem definir o futuro do time. Os duelos decisivos são:

  • Fortaleza x Corinthians (19h, Castelão)
  • RB Bragantino x Vitória (19h, Estádio Cícero de Souza Marques)
  • Juventude x Santos (19h30, Alfredo Jaconi)
  • São Paulo x Internacional (20h, Vila Belmiro)
  • Flamengo x Ceará (21h30, Maracanã)
  • Atlético-MG x Palmeiras (Arena MRV)

A derrota para o Mirassol trouxe questionamentos para o ambiente vascaíno, sobretudo pela proximidade da semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Fernando Diniz admitiu que ainda não sabe se poupará titulares diante do Atlético-MG no domingo, decisão que pode depender diretamente dos resultados desta quarta.

– Vou esperar um pouco ainda para ver qual vai ser a melhor estratégia para o domingo. Ainda não pensei sobre o jogo contra o Atlético-MG – afirmou o treinador, deixando claro que a análise do cenário será determinante.

Caso a combinação de resultados aconteça, o Vasco chegaria ao duelo de domingo já garantido na Série A e poderia direcionar totalmente o foco para a disputa da Copa do Brasil. Caso contrário, a equipe entra em campo precisando somar pontos para eliminar qualquer risco e respirar aliviada após mais uma temporada turbulenta.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Copa do Brasil
Comente

Veja também
Vasco tem mais derrotas no Brasileiro de 2025 do que anos em que foi rebaixado 

Apesar de ter 45 pontos, Vasco da Gama ainda não se livrou matematicamente do riso de queda para a Série B.

Vasco se despede de SJ no Brasileiro com apenas 7 vitórias; veja aproveitamento

Vasco da Gama encerrou sua participação no Brasileiro jogando na Colina Histórica com uma campanha aquém do esperado.

Thiago Galhardo compara Santa Cruz ao Vasco e provoca Alexandre Campello

O atacante Thiago Galhardo afirmou que no Vasco ‘sempre tem um bobo da corte querendo ser rei’ e ironiza Campello.

Diniz afirma que Mirassol fez uma de suas piores partidas na vitória sobre o Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a derrota do Vasco da Gama para o Mirassol, pela penúltima rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta os rebaixados do Campeonato Brasileiro

Ex-jogador e atual comentarista, Vampeta não titubeou e cravou os times que irão cair da Séria A para a Série B em 2025.

Piton deixa São Januário de muletas e torcida fica apreensiva; entenda a lesão

Lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Lucas Piton sofreu uma lesão no joelho esquerdo, nesta terça (2), na derrota para o Mirassol.

Vasco vai poupar contra o Atlético-MG? Veja quem mais jogou em 2026

Ainda correndo risco de rebaixamento, Vasco da Gama pode preservar atletas na última rodada visando a Copa do Brasil.

Veja os resultados desta quarta-feira que livram o Vasco do rebaixamento

Vasco da Gama vai precisar ligar o secador para poder chegar a última rodada do Brasileiro sem risco de queda.

Vasco maltrata torcida até o fim do Brasileiro em despedida de São Januário

Derrota para o Mirassol deixa o Vasco da Gama ainda com risco de rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Jorge Salgado é hostilizado em São Januário; assista

Torcedores do Vasco da Gama protestaram diante da presença do ex-presidente nas Sociais de São Januário nesta terça.