Deputado federal cria abaixo-assinado para tentar volta do público em São Januário

Tarcísio Motta (PSOL) é torcedor declarado do Vasco da Gama e pretende ajudar o Gigante a voltar a jogar com público em SJ.

Torcida do Vasco durante jogo contra o Bahia
Torcida do Vasco durante jogo contra o Bahia (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), torcedor declarado do Vasco da Gama, criou um abaixo-assinado virtual para que o Gigante da Colina possa voltar a mandar jogos em São Januário com a presença de seus torcedores.

Via Twitter, Tarcísio demonstrou indignação com a atual situação cruzmaltina, impedido de atuar na Colina Histórica com público após atos de vandalismo ocorridos na derrota por 1×0 para o Goiás, em 22 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o STJD determinou quatro jogos de suspensão da torcida, já cumpridos, mas a Justiça Comum entrou em cena e suspendeu a presença de público em São Januário por tempo indeterminado alegando, de maneira resumida, que o entorno do estádio, onde está situada a comunidade Barreira do Vasco, é ”perigoso”.

– É preciso dizer: a manutenção da interdição de São Januário não tem qualquer relação com a questão da violência e configura hoje uma medida arbitrária, injustificável e que, ao fazer alegações relacionadas ao entorno do estádio, tem como pano de fundo o racismo e a criminalização da pobreza – criticou Tarcísio.

O parlamentar, eleito em 2022, afirmou que solicitará ingresso no processo que pede a reabertura de São Januário e que cobrará do Governo do RJ um plano de enfrentamento à violência nos estádios.

Paralelamente, falou sobre o abaixo-assinado, intitulado de ”Libera São Januário”. Nele, é necessário preencher nome, sobrenome, e-mail e telefone.

– Sei que minha voz não é única e convido todos e todas, vascaínos ou não, a participarem de um abaixo-assinado a ser encaminhado à Justiça e ao Ministério Público reconhecendo a importância histórica e cultural de São Januário para o Rio de Janeiro e demandando a reabertura do estádio – concluiu.

Vasco x Atlético-MG

O Vasco volta a campo neste domingo (20), contra o Atlético-MG. A partida, válida pela 20ª rodada do Brasileirão, acontece às 11h (de Brasília), no Maracanã. Será o primeiro jogo como mandante com presença de público após o fim da punição imposta pela Justiça Desportiva.

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Atacante Marrony, ex-Vasco
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.