Deputado federal cria abaixo-assinado para tentar volta do público em São Januário
Tarcísio Motta (PSOL) é torcedor declarado do Vasco da Gama e pretende ajudar o Gigante a voltar a jogar com público em SJ.
O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), torcedor declarado do Vasco da Gama, criou um abaixo-assinado virtual para que o Gigante da Colina possa voltar a mandar jogos em São Januário com a presença de seus torcedores.
Via Twitter, Tarcísio demonstrou indignação com a atual situação cruzmaltina, impedido de atuar na Colina Histórica com público após atos de vandalismo ocorridos na derrota por 1×0 para o Goiás, em 22 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, o STJD determinou quatro jogos de suspensão da torcida, já cumpridos, mas a Justiça Comum entrou em cena e suspendeu a presença de público em São Januário por tempo indeterminado alegando, de maneira resumida, que o entorno do estádio, onde está situada a comunidade Barreira do Vasco, é ”perigoso”.
– É preciso dizer: a manutenção da interdição de São Januário não tem qualquer relação com a questão da violência e configura hoje uma medida arbitrária, injustificável e que, ao fazer alegações relacionadas ao entorno do estádio, tem como pano de fundo o racismo e a criminalização da pobreza – criticou Tarcísio.
O parlamentar, eleito em 2022, afirmou que solicitará ingresso no processo que pede a reabertura de São Januário e que cobrará do Governo do RJ um plano de enfrentamento à violência nos estádios.
Paralelamente, falou sobre o abaixo-assinado, intitulado de ”Libera São Januário”. Nele, é necessário preencher nome, sobrenome, e-mail e telefone.
– Sei que minha voz não é única e convido todos e todas, vascaínos ou não, a participarem de um abaixo-assinado a ser encaminhado à Justiça e ao Ministério Público reconhecendo a importância histórica e cultural de São Januário para o Rio de Janeiro e demandando a reabertura do estádio – concluiu.
Vasco x Atlético-MG
O Vasco volta a campo neste domingo (20), contra o Atlético-MG. A partida, válida pela 20ª rodada do Brasileirão, acontece às 11h (de Brasília), no Maracanã. Será o primeiro jogo como mandante com presença de público após o fim da punição imposta pela Justiça Desportiva.