Departamento de Justiça dos EUA abre investigação contra a 777 Partners e A-CAP

Departamento de Justiça dos EUA abre investigação contra A-CAP e 777 Partners; processo pode atrapalhar venda da SAF do Vasco da Gama.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners (Foto: Thiago Ribeiro/ AGIF)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal contra a 777 Partners. De acordo com o site norueguês “Josimar Football”, tanto a 777 quanto a A-CAP, seguradora que passou a controlar os ativos da antiga controladora da SAF do Vasco, foram intimadas a prestar depoimentos em uma investigação sobre lavagem de dinheiro.

A investigação, que começou meses atrás, pode impactar nos clubes de futebol da 777. A A-CAP colocou todos os times à venda, e existe o receio de que o novo problema judicial afaste possíveis investidores.

– Os investigadores estão examinando se o dinheiro dos segurados das seguradoras da A-CAP foi investido corretamente – diz a reportagem da “Josimar”.

Atualmente, existe um processo judicial que interfere diretamente nas vendas dos clubes: a ação movida pela Leadenhall, que entrou com uma liminar contra a alienação dos ativos que antes pertenciam à 777 Partners. Ou seja, qualquer proposta para compra de um dos sete times da empresa precisa ser aprovada pelo fundo inglês.

Existe, por exemplo, um acordo do dono da Roma, Dan Friedkin, para aquisição do Everton. Como a 777 injetou 200 milhões de libras no clube inglês numa tentativa de compra frustrada, esta transação precisa passar pelo tribunal norte-americano, já que Friedkin precisa pagar o empréstimo-ponte feito pela 777 ao Everton. Segundo a “Josimar”, a ação movida pela Leadenhall impediu a venda da participação minoritária da 777 no Sevilla.

Enquanto a 777 enfrenta problemas na Justiça, os clubes que pertencem à empresa têm tido dificuldades de se manter e contam com dinheiro injetado pela A-CAP para sobreviver às dívidas, o que não é o caso do Vasco.

Como o clube carioca retomou o controle da SAF via Justiça, não há obrigação de investimento da empresa norte-americana. As partes brigam pelo controle do futebol enquanto buscam um novo investidor. No momento, não há negociações avançadas, cenário parecido com o dos outros clubes.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carlos Germano e Léo Jardim durante homenagem do Vasco
Carlos Germano pede a permanência de Léo Jardim no Vasco e quer goleiro na Seleção

Ex-goleiro e ídolo do Vasco da Gama, Carlos Germano destaca importância de Léo Jardim no Clube, pede permanência e vaga na seleção.

Victor Luís em jogo contra o Juventude
Victor Luis pode permanecer no Vasco para 2025

O Vasco da Gama já pensa no planejamento de 2025 e deve renovar com o lateral Victor Luis por mais uma temporada.

Orellano, meia do Vasco
Anderson Conceição revela por que Orellano não se adaptou ao Vasco

Meia argentino do Vasco da Gama, Luca Orellano está emprestado ao futebol dos EUA evem brilhando com a camisa do Cincinnati.

Garotos da base do Vasco da Gama
Vasco tem semana de classificações na base; confira os resultados

Revelações das categorias de base do Vasco da Gama tiveram resultados expressivos em torneios importantes nos últimos dias.

Paulo Henrique e Mateus Carvalho em jogo do Vasco
Vasco prioriza 3 posições para reforçar o elenco; veja quais são

Vasco da Gama já mapeia o mercado em busca de jogadores para reforçar três setores que são essenciais para o funcionamento da equipe.