Delegados determinam passo a passo do atendimento a Wendel

O técnico Cássio e coordenador Luiz Carlos Júnior prestam depoimento em Itaguaí sobre a morte de Wendel.

A investigação da morte do menino Wendel, de 14 anos de idade, no dia 9, ainda deve demorar a ser concluída. Nesta quinta-feira, depois de ouvirem os depoimentos de Cássio, técnico do time sub-15 do Vasco, e Luiz Carlos Júnior, coordenador das categorias de base do clube, que demoraram mais de duas horas, os delegados Júlio Cesar Vasconcellos e André Bueno conseguiram determinar o passo a passo do atendimento ao adolescente e abriram caminho para saber se houve negligência.

A investigação está nas mãos da 50ª DP, em Itaguaí, onde fica o centro de treinamento do empresário Pedrinho Vicençote, usado pelo Vasco. Nesta sexta-feira, pelo menos mais três pessoas serão ouvidas: o massagista Mauro Bomfim, o auxiliar Sérgio Freire e o preparador de goleiro Rômulo, todos da categoria sub-15. Ainda são esperados o gerente de futebol Humbeto Rocha e o preparador físico Gutemberg de Menezes.

– O menino caiu de frente e foi virado pelo Luiz Carlos, que pediu ao Cássio para buscar o carro. No meio do caminho, eles encontraram uma ambulância, que abriu caminho até a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima – explicou o delegado titular Júlio Cesar Vasconcellos.

Algumas entidades serão oficiadas para a prestação de esclarecimentos. CBF, Ferj, Suderj e a Secretaria de Esportes de Itaguaí deveram informar os procedimentos adotados em um centro de treinamento de futebol e se há normas estabelecidas para isso. Já foi feito o pedido para o envio do original do atestado médico apresentado por Wendel para iniciar os testes no Vasco, além do seu histórico médico.

– Ainda precisamos do laudo técnico para tecer maiores detalhes sobre o caso. O local já foi periciado e receberemos esses resultados em 30 ou 40 dias. Sabemos que não havia equipamentos suficientes para socorrer o menino no centro de treinamento nem no ônibus. Nossa busca é para saber se, com eles, seria possível salvá-lo – explicou o delegado assistente André Bueno.

Pedrinho Vicençote ainda será chamado a prestar esclarecimentos, assim como outros dirigentes do Vasco. Cássio e Luiz Carlos Júnior foram acompanhados pelos advogados Francisco Ortigão e Sérgio Lampre. Além deles, apenas Antônio Teixeira, também coordenador da base, foi ouvido pelos delegados.

– Todas as pessoas chamadas irão depor. O que podemos dizer é que o Vasco prestou todo o socorro e tem o maior interesse em esclarecer o caso para informar a todos da sociedade – afirmou Ortigão.

Os depoimentos deixaram os delegados satisfeitos. Eles não perceberam qualquer dúvida nas explicações de Cássio e Luiz Carlos Júnior, que deixaram o local sem dar entrevistas. Além das informações colhidas nesta quinta-feira, eles estão tentando descobrir se o menino era acompanhado por um pediatra com frequência, além de intimar o médico responsável pelo atestado fornecido a Wendel.

Entenda o caso

O adolescente Wendel Junio Venâncio da Silva, de 14 anos, se sentiu mal durante o treino do dia 9 de fevereiro e não resistiu. Romulo Capello Teixeira, assessor especial da vice-presidência médica do Vasco, informou em depoimento que o menino foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaguaí, mas já chegou morto ao local.

Uma senhora identificada como Dionícia, caseira do terreno onde fica o CT, conversou com companheiros de treino do rapaz e disse que, por volta das 9h30m, meia hora depois do início da atividade, o jogador começou a passar mal, desmaiou em campo e teve uma convulsão. Ainda segundo ela, o menino foi imediatamente levado à UPA pelo técnico da equipe, em seu carro particular.

W.J.V.S. fazia o seu segundo teste na categoria infantil, comandada pelo ex-lateral-esquerdo Cássio, na manhã de quinta-feira. Ele chegou ao clube por indicação de outro ex-jogador do clube, Marco Aurélio Ayupe, técnico da escolinha cruz-maltina em São João Nepomuceno, interior de Minas Gerais, cidade do rapaz.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco e Força Jovem firmam parceria para grande festa na Copa do Brasil

Clube e torcida prometem realizar uma grande recepção para o time que enfrenta o Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, no dia 17.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Denilson testemunha carinho de Thierry Henry pelo Vasco

Denilson lembra com detalhes quando o francês Thierry Henry reproduzia os cânticos da torcida do Vasco da Gama nas arquibancadas.

Mesmo lesionado, David será comprado pelo Vasco de forma definitiva

Atacante do Vasco da Gama, David rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo contra o Cruzeiro, no final de setembro.

Lucas Piton vive melhor ano da carreira no Vasco; veja números

Com 24 anos recém-completados, o lateral-esquerdo Lucas Piton tem se destacado com gols e assistências no Vasco da Gama.

Sair da versão mobile