Defesa volta a falhar e Vasco desmorona após goleada contra o Santos

Vasco da Gama sofre gol relâmpago do Juventude e desperdiça chance de embalar no Brasileiro, após goleada sobre o Santos no fim de semana.

Vasco x Juventude pela 14ª rodada do Brasileiro
Vasco x Juventude pela 14ª rodada do Brasileiro (Foto: Fernando Alves/ECJ)

O Vasco teve um domingo memorável na goleada por 6 a 0 contra o Santos. O time e a torcida tiveram três dias com a confiança em alta, até a bola começar a rolar no Alfredo Jaconi nesta quarta-feira. O otimismo durou 23 segundos, até Lucas Piton colocar a mão na bola e fazer um pênalti infantil no primeiro lance contra o Juventude.

Se o contexto do jogo era difícil por natureza — uma vez que o Vasco não vence no Jaconi desde setembro de 2000 —, a tarefa ficou ainda pior ao sair novamente atrás no placar com um minuto de jogo. Com um time pesado com e sem a bola, pela volta de Vegetti aos titulares e pela escalação de Thiago Mendes no meio de campo, a equipe de Fernando Diniz não teve forças para reagir.

Para piorar, o segundo gol do Juventude expôs a fragilidade do Vasco no sistema defensivo. A equipe tem a defesa mais vazada entre todos os times da Série A na temporada, com 54 gols sofridos.

Depois das vendas de João Victor e Luiz Gustavo, as opções da zaga do time se resumem a Hugo Moura (improvisado) e Lucas Freitas. Muito pouco para quem tem a pretensão de, no mínimo, seguir na Série A.

Opção por Vegetti

Se boa parte da goleada contra o Santos teve a ver com a saída de Vegetti do time titular, a atuação pobre desta quarta com a bola também tem relação com a volta do argentino. Ao enfrentar um time que fechou bem as linhas de passe, a equipe vascaína tinha menos um jogador para tabelar e criar opções por dentro – o centroavante se limitou a ficar na área para explorar os cruzamentos.

Como já acontecia antes da chegada de Diniz, os jogadores do Vasco condicionavam a maior parte das jogadas às laterais para cruzar a bola na área. Muitas vezes, Rayan e Nuno também se juntavam ao atacante — isso piorava ainda mais a construção das jogadas vascaínas de pé em pé, com tabelas no ataque. O time abandonou o que foi o maior destaque na vitória contra o Santos.

O Vasco fez mais cruzamentos no primeiro tempo do jogo contra o Juventude do que fez em toda a partida contra o Santos no fim de semana.
Mas a culpa não foi só de Vegetti. Jogadores como Nuno Moreira e Rayan estiveram abaixo tecnicamente. A saída de bola do Vasco não foi a mesma sem Paulo Henrique e Jair, que participam bem da construção das jogadas contra o Santos.

O gol de Taliari, o segundo do Ju, depois da falha de Lucas Freitas, mostrou um Vasco desconcentrado e com pouca força sem a bola. Em várias oportunidades, as jogadas do Juventude foram criadas após lançamentos do goleiro Jandrei. Um problema crônico de espaços de um time que joga no limite o tempo inteiro. Com um desencaixe, a defesa ficou exposta a tomar um gol com três toques do adversário.

Mudanças do segundo tempo

As alterações de Diniz na segunda etapa deixaram o Vasco totalmente desfigurado. O técnico optou por tirar Vegetti, Thiago Mendes e Lucas Freitas — entraram GB, David e Victor Luís. A equipe ficou sem zagueiros de ofício em campo e virou um verdadeiro Frankenstein. Hugo Moura e Victor Luís eram os mais recuados, com Tchê Tchê fazendo uma linha de três. Coutinho e Nuno se tornaram os organizadores do time com a bola, enquanto David, GB e Rayan ficaram no ataque.

O Vasco ficou mais próximo de sofrer o terceiro gol do que de diminuir a derrota no Alfredo Jaconi. Depois de uma goleada tão marcante contra o Santos, o mínimo que a torcida esperava era um jogo competitivo em Caxias do Sul. Mas a equipe vascaína só ficou um minuto em condições iguais no placar contra o Juventude.

Urgência por reforços

A uma semana da partida de ida da Copa do Brasil contra o Botafogo, o Vasco pode contar apenas com um zagueiro no elenco. João Victor já foi anunciado pelo CSKA, e Luiz Gustavo tem uma venda encaminhada para o Bahia. Com Mauricio Lemos e Oliveira fora dos planos, o time terá que se virar com o que Hugo Moura e Lucas Freitas até os reforços chegarem.

Vale destacar que na janela de inverno de 2024, antes da eliminatória contra o Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil, a direção também buscava um zagueiro no mercado. No entanto, o clube não conseguiu nenhuma contratação, e o time foi eliminado a uma fase da final.

O mais urgente neste momento é pensar no Corinthians, em um jogo direto na parte inferior da tabela do Brasileirão. Se vencer os paulistas no domingo, o time de São Januário passa o adversário e se afasta um pouco dos quatro últimos. Qualquer resultado que não seja a vitória pode empurrar o Vasco para a zona de rebaixamento ao fim da 21ª rodada.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Santos
Comente

Veja também
Diniz critica postura do Vasco em derrota e afirma: ‘Que sirva de lição’

Fernando Diniz afirmou que sua equipe não encarou o jogo contra o Juventude como uma final e que a derrota sirva de lição.

Vasco é o 6° clube com maior patrocínio máster do Brasil; veja ranking

O Vasco da Gama ocupa a sexta colocação no ranking dos maiores patrocínios máster no Brasil, sendo o valor de R$ 57,5 milhões.

Com ou sem Vegetti? Diniz se manifesta após derrota com atacante em campo

Após retorno de Vegetti e atuação ruim do Vasco da Gama, Fernando Diniz é questionado sobre titularidade do argentino.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Vasco faz nova proposta por Matheus França; saiba detalhes da negociação

Vasco da Gama tenta fechar a contrataçao do meia Matheus França, que pertence ao Crystal Palace, da Inglaterra.

Diniz analisa derrota do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

Fernando Diniz afirmou que sua equipe teve nível de concentração baixo diante do Juventude e diz que derrota sirva de lição.

Vasco freia empolgação com goleada e volta a flertar com Z4

Depois de atropelar o Santos no fim de semana, Vasco da Gama tem atuação ruim e é facilmente batido pelo Juventude.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Juventude

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quarta-feira, contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro.

Tchê Tchê critica árbitro após derrota e pede foco no próximo jogo

Após derrota do Vasco da Gama contra o Juventude, Tchê Tchê critica atitude do árbitro e projeta próximo duelo, contra o Corinthians.

Melhores momentos de Juventude 2 x 0 Vasco pelo Brasileiro 2025

Assista aos principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Juventude em jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.