Defesa do Vasco se consolida e aparece entre as menos vazadas das Séries A e B

Setor defensivo do Vasco da Gama tem se destacado neste início de Série B e ficado entre os mais eficientes do futebol brasileiro.

Quintero e Anderson Conceição durante jogo contra o Tombense pela Série B 2022
Quintero e Anderson Conceição durante jogo contra o Tombense pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco que joga feio ao menos começou a vencer. Três vitórias nos últimos quatro jogos na Série B colocaram a equipe de Zé Ricardo bem na briga por uma vaga no G4. Resultados fruto de uma defesa que se consolida como uma das mais eficientes do futebol brasileiro na temporada. Ter sobrevivido ao bom ataque do Bahia no jogo de domingo serviu como prova de fogo.

Os números colocam o sistema defensivo do Vasco entre os principais do futebol brasileiro, quando comparados também aos números de equipes da Série A. Guardadas as devidas proporções de nível e adversários, ainda assim o setor faz por merecer os elogios.

O time sofreu dois gols em um jogo em apenas três oportunidades nesta temporada: contra Nova Iguaçu, Fluminense e Flamengo, no Carioca. Aparece entre as dez melhores defesas entre os 40 times das séries A e B tanto em número absoluto de gols sofridos quanto na média por partida.

O jogo contra o Bahia mostrou como o Vasco aprendeu a atuar em 2022: sem a bola, com as linhas recuadas e tentando transições rápidas para o ataque. São muitas saídas a base dos lançamentos longos, como, às vezes, o famoso “balão” na direção do centroavante. O time constrói pouco, mas também fica pouco exposto ao contra-ataque rival. Domingo, teve 42% de posse e apenas quatro chutes do Bahia foram na direção do gol de Thiago Rodrigues.

Esporte-Futebol-Vasco-Info-Defesa (Foto: Arte)

O goleiro é uma das razões para o time ser pouco vazado. Ele completará 34 anos em outubro e concilia o bom momento técnico com a experiência acumulada desde 2009, quando estreou como profissional, no Rio Branco-PR. Outro jogador em boa fase é Yuri Lara, primeiro volante à moda antiga, muito efetivo nos desarmes, mas com poucos recursos com a bola. Sem contar com as estatísticas da partida entre Ituano e Grêmio, realizada ontem à noite, era o quarto maior ladrão de bolas da competição.

Soma-se a isso a montagem do time, que privilegia a contenção. Zé Ricardo atua com dois laterais que vão melhor na fase defensiva Gabriel Dias e Edimar. Exige de todos dedicação grande na marcação. Gabriel Pec, contra o Bahia, foi quem mais teve desarmes, quatro.

Quinta-feira, contra o Guarani, em Manaus, o Vasco pode ter desfalques de jogadores mais diretamente ligados a essa boa fase defensiva. Yuri Lara recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. O lateral-direito Gabriel Dias, com dores no joelho direito, é dúvida. Nenê está fora, suspenso.

O meia Palacios deve ser o substituto do camisa 10. O chileno atuou por 22 minutos na vitória sobre o Bahia, justamente no lugar de Nenê. Zé Ricardo sinaliza que vê os dois jogadores disputando posição — ambos preferem atuar na criação em faixa mais centralizada.

Vindo do Internacional, ele tem passado por processo gradual de entrada na equipe, uma vez que a comissão técnica identificou que o Palacios se apresentou abaixo do ideal em termos físicos.

O Vasco viaja nesta terça-feira para Manaus e treina na cidade quarta-feira, antes da partida contra a equipe de Campinas. O Guarani tem começo ruim na segunda divisão, com sete pontos, apenas na 17ª colocação.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Série ASérie B
Comente

Veja também
Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Rafael Silva critica decisão de Carille contra Corinthians e elogia Vegetti

Rafael Silva assistiu ao jogo na Neo Química Arena e diz que Carille não deveria ter poupado jogadores para o duelo.

Loide teve atuação discreta na 1ª chance como titular no Vasco; veja números

Loide Augusto sofreu com a falta de entrosamento com o time e teve pouca participação em jogo contra o Corinthians.

Fábio Carille fica com cargo pressionado no Vasco

O técnico Fábio Carille pode ser demito do Vasco da Gama em caso de mais resultados negativos nesta semana.

Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.

Sair da versão mobile