Dedé revela estratégia que usou para anular Neymar em jogo memorável pelo Vasco
Zagueiro do Vasco da Gama entre 2009 e 2013, Dedé enfrentou Neymar em 2011, no auge do craque atuando no Brasil.
Dedé pode se orgulhar de um feito marcante envolvendo Neymar. Em 2011, o antigo xerife da zaga do Vasco “parou” o maior destaque do futebol brasileiro na época, algo que levou os torcedores ao delírio. Diante do desafio complicado, houve um período de estudo atrelado ao atacante, algo que teve um grande impacto ao longo do intenso confronto particular.
“Eu estudei o Neymar pra entender a melhor maneira de usar as minhas características contra ele. Eu era um marcador agressivo e confiava na minha velocidade, no meu reflexo e na minha capacidade de ler o jogo.”
“Então, quando o Neymar vinha pra me driblar eu parava na frente dele e isso o obrigava a parar também. Aí eu armava a minha base de modo a abrir pra ele uma saída pelo lado em que eu era mais forte. Ele dava o tapa na bola por ali e eu conseguia reagir rápido, pra chegar na frente. Foi assim o jogo todo.”, relatou Dedé, em carta publicada no The Players Tribune.
Dedicação para marcar Neymar
Apesar do reconhecimento, Neymar deixou claro o esforço coletivo para que Neymar deixasse o campo sem balançar as redes. Em campo, o craque do Santos teve um desempenho discreto na vitória do Vasco por 2 a 0.
“Se eu venci o duelo pessoal com o Neymar, o duelo atacante x zagueiro, eu não venci sozinho. Sem os outros dez do meu lado naquela noite chuvosa, dedicação nenhuma ia parar o talento monstruoso daquele moleque de cabelo moicano.”, afirmou.
Dedé valoriza atuação memorável
Além de levar a melhor nos embates com Neymar, Dedé ainda fez um dos gols da vitória do Vasco. Neste cenário, a partida possui um lugar especial no coração do ex-zagueiro, algo que também é compartilhado pelos cruz-maltinos.
“Ficou na memória das pessoas o tal ‘jogo em que o Dedé parou o Neymar’, um Vasco 2 x 0 Santos, em São Januário. Aquela partida talvez simbolize tudo o que eu penso do futebol e da minha vida nesse esporte. Até hoje tem torcedor do Vasco que me para na rua e fala daquela partida. Um ano realmente muito marcante.”, contou.
Fonte: Torcedores.com