Decepcionaram? Veja como foi a temporada dos clubes da 777 Partners

Além do Vasco da Gama, 777 Partners administra o Genoa, Hertha Berlin, Red Star, Standard de Liége e o Melbourne Victory.

Steven Alzarte em ação pelo Standard de Liège, da Bélgica
Steven Alzarte em ação pelo Standard de Liège, da Bélgica (Foto: Divulgação)

O Vasco faz mais um início ruim de Campeonato Brasileiro. Depois de sete rodadas, a equipe tem duas vitórias e cinco derrotas na competição. Em meio à crise dentro de campo, o clube vive um cenário de indefinição fora de campo, com o afastamento da 777 Partners do controle da SAF.

A Sociedade Anônima do Futebol do Vasco foi comprada em setembro de 2022 pela 777 Partners. Nos primeiros meses, conquistou o acesso para a Série A. No primeiro ano completo no comando do clube, o time foi eliminado cedo na Copa do Brasil e lutou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão — conseguiu se manter após vencer o Bragantino no último jogo.

Em 2024, o Vasco foi eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca para o Nova Iguaçu. Apesar do início ruim no Brasileirão, a equipe está nas oitavas de final da Copa do Brasil. No entanto, a 777 não está mais no controle da SAF, desde a liminar, no início de maio, que afastou a empresa norte-americana do comando do futebol do clube.

O afastamento do controle do Vasco é só um dos problemas que a 777 Partners passa em 2024. A empresa é acusada de fraude na Justiça dos EUA, teve os sócios-proprietários Josh Wander e Steven Pasko afastados das funções operacionais e não conseguiu finalizar a compra do Everton, da Inglaterra.

Além do Vasco, o fundo norte-americano tem participação majoritária em outros cinco clubes pelo mundo — no Sevilla, são minoritários. O ge fez um um levantamento dessas equipes, com a campanha de cada uma sob o comando da 777:

Genoa

Vendida à 777 no fim de 2021, a equipe italiana foi rebaixada no ano seguinte depois de terminar o campeonato nacional em 19º lugar. Em 2022/23 reagiu, conquistou o acesso e voltou à elite da Itália.

O Genoa terminou a temporada em 11º. Foram 49 pontos em 38 partidas, com 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Marcou 45 gols e sofreu 45.

Na Coppa Italia, o clube da 777 ficou nas oitavas de final. Depois de vencer Modena e Reggiana nas duas primeiras fases, o Genoa foi eliminado pela Lazio, que avançou às quartas.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 23/09/21
  • 117 jogos
  • 41 vitórias
  • 39 empates
  • 37 derrotas

Hertha Berlin

Em 2023, a 777 entrou no comando do Hertha Berlim, mas não evitou o rebaixamento em último lugar. A equipe havia sido comprada em março, com a situação já complicada na tabela.

Nesta temporada, o Hertha não conquistou o acesso à Bundesliga. O clube terminou na nona posição da tabela com 48 pontos, 20 atrás do segundo colocado Holstein Kiel.

Apesar da péssima campanha na segunda divisão alemã, o clube foi até as quartas de final da Copa Alemã — ao passar por Carl Zeiss Jena, Mainz. No entanto, caiu para o Kaiserslautern, que foi finalista da competição.

Fora de campo, com todas as denúncias contra a empresa norte-americana, o Hertha Berlin informou que a 777 cumpriu todas as obrigações contratuais e pagamentos acordados.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 11/03/2023
  • 49 jogos
  • 17 vitórias
  • 13 empates
  • 19 derrotas

Red Star

Comprado em maio de 2022, o Red Star bateu na trave durante a primeira temporada da 777 para conseguir o acesso à Ligue 2 (Segunda Divisão). No entanto, saiu da terceira divisão francesa nesta temporada ao conquistar o título da Championnat National e voltou ao segundo patamar da França.

Em 34 jogos, foram 19 vitórias, oito empates e sete derrotas, terminando seis pontos à frente do Martigues, segundo colocado. Na Copa da França, caiu na primeira partida para o Châteauroux.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 11/05/2022
  • 70 jogos
  • 36 vitórias
  • 18 empates
  • 16 derrotas

Standard de Liège

Adquirido pela 777 no primeiro semestre de 2022, o Standard de Liège vive uma crise dentro e fora de campo. A equipe belga, uma dos maiores campeãs do país, terminou em 10º lugar e ficou de fora dos hexagonal final pelo título.

Com a campanha, o time conseguiu uma vaga nos playoffs para uma vaga na Liga Conferência, mas terminou em último dos seis candidatos à classificação. Na Copa da Bélgica, o time caiu nas oitavas de final da competição, na segunda fase.

Fora de campo, o Standard Liège vive uma crise sem fim. A Justiça belga ordenou a apreensão cautelar dos bens da 777 Partners no país, após uma denúncia do antigo dono do clube. Segundo a imprensa, o grupo americano não pagou as parcelas dos acionistas.

A 777 está em rota de colisão com torcedores da equipe belga. No dia 10 de maio, um grupo impediu que o ônibus com os jogadores chegasse ao Estádio Sclessin, onde o Standard Liège enfrentaria Westerloo, pela primeira divisão do Campeonato da Bélgica. A partida foi adiada.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 11/03/2022
  • 88 jogos
  • 27 vitórias
  • 24 empates
  • 37 derrotas

Melbourne Victory

Depois de ficar em penúltimo na temporada 2022/23, a equipe australiana ficou em segundo lugar no campeonato em 2024. O título escapou na prorrogação da final para o Central Coast, que venceu por 3 a 1 a decisão. Essa foi a melhor campanha desde 2017/18, quando conquistou o título.

O Melbourne Victory caiu na primeira fase da Copa da Austrália ao empatar em 2 a 2 com o Newcastle Jets.

Campanha desde que foi comprado pela 777:

  • Anúncio do acordo: 04/10/22
  • 58 jogos
  • 19 vitórias
  • 19 empates
  • 20 derrotas

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:777 Partners
1 comentário
  • Responder

    Se a 777 pegou empréstimo dando vasco como garantia.srm o sócio não autorizar não fere a lei fa saf.golpe eles perdem nem o banco recuperar o dinheiro

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e de permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Paiva explica titularidade de Puma e elogia laterais do Vasco

Com boas atuações, Puma ganha a vaga de titular contra o Cruzeiro; Paiva elogia o uruguaio e os outros laterais do plantel.

Rafael Paiva dá entrevista após Grêmio x Vasco
Rafael Paiva critica CBF por mudança de datas na Copa do Brasil

Técnico do Vasco da Gama, Paiva engrossou o coro contra a decisão da CBF de alterar as datas dos jogos de volta das semis da Copa do Brasil.

Hugo Moura em jogo contra o Cruzeiro
Lesão e expulsão frustram planos do Vasco contra o Cruzeiro

Vasco da Gama voltou a fazer boa partida, mas foi atrapalhado pela saída de David e o cartão vermelho para Matheus Carvalho.

Léo Jardim defende finalização do Atlético-MG
Vasco não consegue aumento e terá direito a 2 mil ingressos contra o Atlético-MG

O Vasco da Gama só terá direito a 5% da carga de ingressos do jogo contra o Atlético-MG e o valor será de R$ 325.