De volta ao Vasco, Marquinhos vira 6º homem do time em bom início no NBB

Ala do Vasco da Gama no NBB, Marquinhos tem sido um dos destaques da equipe ao entrar nas partidas e mudando a cara dos jogos.

Marquinhos em estreia pelo time de basquete do Vasco
Marquinhos em estreia pelo time de basquete do Vasco

O Vasco voltou ao NBB após quatro temporadas e trouxe um reforço de peso: o ala Marquinhos, ídolo do Flamengo e titular do São Paulo na última temporada. Acostumado a ser protagonista, o atleta de 39 anos vem saindo do banco nas partidas do Cruz-maltino. A experiência tem funcionado.

O Vasco de Marquinhos recebe o Franca hoje (04), às 20h (de Brasília), no Ginásio de São Januário. O canal do UOL Esporte no YouTube transmitirá a partida, ao vivo e com imagens.

De volta às origens

Antes de se tornar ídolo no Flamengo, Marquinhos jogou pelo Vasco. O ala teve breve passagem pelo Cruz-maltino em 2003, quando tinha 19 anos. O jogador passou uma temporada no clube carioca, emprestado pelo Pesaro, da Itália.

Foi no Rubro-Negro que Marquinhos se tornou um dos maiores jogadores da história do NBB. Com a camisa do Flamengo, o ala conquistou seis títulos brasileiros, venceu três prêmios de MVP — recorde da liga — e é o segundo maior cestinha do campeonato em todos os tempos.

O veterano passou as últimas duas temporadas no São Paulo, passando perto de mais um título, mas sem levantar a taça. Com contrato encerrado, Marquinhos encaminhou acerto com o Atlético Biguá, do Uruguai, mas não concretizou o acordo e optou por seguir no NBB.

Marquinhos está abraçando um novo papel. Esperava-se que um dos destaques do atual vice-campeão brasileiro seria titular no elenco recém-formado do Vasco. No entanto, o ala vem saindo do banco, como sexto homem. O atleta parece se adaptar bem à nova função e é um dos destaques do bom início de temporada do Vasco.

Brigando na parte de cima

O Vasco tem campanha fora da curva entre os times que voltam ao NBB nesta temporada. Enquanto Mogi Basquete e o rival Botafogo ocupam a lanterna e a penúltima posição, respectivamente, o Cruz-maltino venceu mais jogos que perdeu e tem aproveitamento de playoffs.

A tabela relativamente tranquila também ajuda o Vasco. As sete vitórias conquistadas até agora foram contra equipes de campanha negativa nesta temporada.

Paulichi é uma das surpresas da temporada. Após passagens sem grande destaque por Pato Basquete e União Corinthians, o ala-pivô vem dobrando sua média de pontos por jogo — de 7 para 14 —, com a melhor eficiência da carreira.

Não é só Marquinhos que adiciona experiência ao elenco vascaíno. Cauê, de 35 anos, é mais uma contratação de sucesso. O armador lidera a liga em assistências, com média de 7,6 por jogo. Gustavo Basílio, ala de 32 anos, é mais um veterano com espaço na rotação do técnico Leonardo Figueiró.

Fonte: Uol

Mais sobre:MarquinhosNBB
Comente

Veja também
Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Vasco goleia o Atlético-GO por 6 x 1 pelo Brasileiro Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama goleou o Atlético-GO nesta quinta-feira, por 6×1, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco recebe proposta para jogar contra o Flamengo no Maranhão; veja valor

O Vasco recebeu proposta de um grupo de empresários para manar o jogo contra o Flamengo para o Castelão, em São Luís.

Vasco rejeita proposta do Internacional por Puma

O lateral-direito Puma entra na mira do Internacional, mas o Vasco da Gama rejeitou a proposta do clube gaúcho.

Bepe veta clássico entre Vasco e Flamengo em São Januário

O Bepe negou o pedido do Vasco para jogar o clássico contra o Flamengo no dia 19, pelo Brasileiro, em São Januário.

Maxime Dominguez se despede do Vasco

Com pouco espaço no Vasco da Gama na atual temporada, Maxime segue por empréstimo para o Toronto FC e se despede do Clube.

Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana

O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

Gols em jogadas aéreas passam a preocupar Carille

O Vasco da Gama sofre três gols de bolas aéreas contra o Melgar, pela Sul-Americana, e Fabio Carille liga sinal de alerta.

Vasco acerta empréstimo de Maxime Dominguez ao Toronto FC

Sem espaço no Vasco da Gama com Fabio Carille, Maxime Dominguez é emprestado ao Toronto FC, dos Estados Unidos.

Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.