Nova dupla de zaga deixa boa impressão e reacende esperança no Vasco
Carlos Cuesta e Robert Renan formam dupla de zaga no empate do Vasco da Gama contra o Ceará e têm grandes atuações.

O empate em 2 a 2 com o Ceará, neste domingo, teve gosto amargo para o Vasco, mas também trouxe um ponto positivo em meio à frustração. Pela primeira vez, Robert Renan e Carlos Cuesta atuaram juntos e deixaram boa impressão, mostrando sinais de que podem se firmar como a dupla de zaga titular para o restante da temporada.
A partida começou com Robert Renan posicionado pelo lado direito da defesa, ao lado de Lucas Freitas. No entanto, a dinâmica mudou no segundo tempo, quando Fernando Diniz promoveu a entrada de Cuesta. O colombiano assumiu o lado direito, enquanto Robert foi deslocado para a esquerda, seu lado de origem.
– Uma das coisas era ter um jogador com o pé direito lá porque a gente tinha muito avanço por aquele lado e o Robert, às vezes, tinha que cortar para dentro para achar outro tipo de passe. Teríamos o Robert, que estava bem no jogo, com o pé esquerdo, e o Cuesta do outro lado, com o pé direito. Embora fosse a troca de um zagueiro pelo outro, a gente iria acabar explorando aquele corredor lateral com o Cuesta, que foi o que acabou acontecendo – afirmou Diniz na coletiva de imprensa após o jogo.
Cuesta contou com dobradinha colombiana para balançar as redes logo em sua estreia com a camisa do Vasco. O zagueiro aproveitou cruzamento rasteiro de Andrés Gómez e marcou o segundo gol vascaíno no jogo.
A vitória, que parecia garantida com um jogador a mais, escorreu pelas mãos nos acréscimos com gol de Pedro Henrique. No lance, Carlos Cuesta viu de perto a indefinição de Paulo Henrique, que terminou desarmado por Fernandinho, depois de lançamento longo na entrada da área do Vasco. No rebote, o Ceará chegou ao empate em 2 a 2, aos 49 minutos.
“Foi emocionante, estrear e marcar um gol. Mas perdemos dois pontos que não poderíamos perder. É uma pena a falta de comunicação”, disse Cuesta na saída de campo.
O camisa 46 atuou por cerca de 33 minutos ao lado de Robert Renan, que também foi elogiado por Diniz na coletiva. Esse é o segundo jogo de Robert pelo Vasco. O defensor havia entrado no segundo tempo do clássico contra o Botafogo, na última quinta-feira.
A tendência é de que a dupla já tenha uma nova oportunidade, dessa vez iniciando como titular na próxima rodada diante do Flamengo. Lucas Freitas levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para a partida no Maracanã.
A dupla chegou na última janela de transferência em movimento de reformulação no sistema defensivo para corrigir os problemas no setor. O Vasco é o time da Série A com mais gols sofridos em 2025, vazado 63 vezes no ano.
Em um time pressionado pela luta contra o Z-4 e carente de segurança defensiva, Cuesta e Robert Renan surgem como uma aposta de solidez e regularidade para um sistema que ainda busca confiança.
Fonte: Globo Esporte