Coutinho vive melhor momento no Vasco sob comando de Diniz

Coutinho soma 11 gols e 5 assistências em 45 jogos na temporada do Vasco da Gama, ostentando título de maestro do time.

Coutinho e Fernando Diniz
Coutinho e Fernando Diniz (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Os dribles curtos e rápidos de Philippe Coutinho, oriundos de sua criação no futsal, renderam ao meia brasileiro o apelido de “Pequeno Mágico” quando defendia o Liverpool. Anos depois do sucesso em Anfield, o camisa 10 segue com o toque especial quando tem a bola. Em sua melhor fase com a camisa do Vasco, é uma das armas do cruz-maltino em visita ao Bragantino, hoje, pela 30ª rodada do Brasileirão, no Cícero de Souza Marques, no interior paulista.

Coutinho soma 11 gols e 5 assistências em 45 jogos na temporada. Destas, seis oportunidades em que balançou as redes e três em que deu passes para gols foram após a chegada do técnico Fernando Diniz — suspenso para a partida de hoje, após receber o terceiro cartão amarelo.

Mais do que as peças ofensivas, a evolução tática e estrutural do Vasco nos últimos meses permitiu que o camisa 10 passasse a contribuir de forma bem mais efetiva para a equipe. Seu rendimento individual, como consequência, cresceu.

O “Pequeno Mágico” integra o top 10 de jogadores com mais passes decisivos neste Brasileirão, segundo o Sofascore. É o nono, com 44. Também é o quinto jogador que mais troca passes no campo adversário (627) e o 12º em grandes chances criadas (7). O bom momento também é acompanhado pela evolução física. Depois de alguns meses em que sofreu com lesões musculares, os trabalhos cautelosos do Departamento de Saúde e Performance do clube ajudaram Coutinho a se tornar o sétimo jogador de linha do Vasco com mais minutos na temporada (3.346).

Os números, porém, falam pouco sobre a importância do camisa 10 para o time. Em campo, fica nítido o controle de ritmo que o jogador exerce pela posse de bola qualificada e pela capacidade de evitar os primeiros botes da pressão adversária. Muitas das vezes, é dele a decisão de analisar o ritmo da transição ofensiva e entender se é hora de soltar rápido a bola ou priorizar o posicionamento coletivo para a construção de uma nova jogada. Mais do que gols ou assistências, ainda no seu arsenal, as “pequenas mágicas” que Coutinho segue fazendo, agora com a camisa do Vasco, podem estar num simples drible de corpo.

O cruz-maltino, que vem de uma sequência de três vitórias consecutivas e mira uma vaga na Libertadores, tem dois problemas para a partida. A suspensão de Diniz é uma delas: um dos auxiliares, Ricardo Colbachini ou Evandro Fornari, o substtuirá. A outra questão é a ausência de Rayan, poupado de treinamentos por dores musculares após o clássico com o Fluminense. Grande nome do ataque cruz-maltino, o jogador de 19 anos pode ser substituído por Vegetti, GB ou David.

Por outro lado, o time terá a volta de Hugo Moura, que cumpriu suspensão pelo cartão vermelho recebido diante do Fortaleza. Ele disputa vaga com Tchê Tchê.

O Bragantino é um adversário que traz más recordações ao Vasco. No primeiro turno, o Massa Bruta fez 2 a 0 em São Januário, com gol no primeiro minuto de jogo. O resultado colocou a equipe de Bragança Paulista na liderança, naquela ocasião.

Cinco meses depois, as coisas mudaram. O Vasco cresceu e o Braga virou uma das equipes mais irregulares do Brasileirão. O time de Fernando Seabra ganhou apenas dois dos últimos 10 jogos (mais cinco derrotas e três empates). Sem o estádio Nabi Abi Chedid, fechado para reconstrução desde abril, o time é apenas o 15º melhor mandante do campeonato. A distância para o Vasco é de três pontos.

Seabra terá a volta do atacante Lucas Barbosa após suspensão. O zagueiro Pedro Henrique é dúvida, com dores na coxa direita, e o atacante Isidro Pitta, em trabalho de transição, deve seguir fora.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
Público e renda de Bragantino 0 x 3 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira quantos torcedores foram no Cícero de Souza Marques, onde o Vasco da Gama enfrentou o Bragantino neste domingo pelo Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Vasco vence o Bragantino por 3 x 0 e diminui distância do G6

Com gols de Vegetti e GB, o Vasco da Gama venceu o Bragantino pelo placar de 3×0, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Bragantino contra o Vasco

Confira a escalação do Bragantino para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Bragantino

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Bragantino neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Rayan desfalca o Vasco pela 2ª vez desde a chegada de Diniz

Artilheiro da Era Diniz, Rayan se recuperar de um edema na coxa direita e desfalca o Vasco contra o Bragantino.

Diniz explica retorno ao Vasco e abre o jogo sobre Copa do Brasil

Fernando Diniz explicou os motivos para o retorno ao Vasco da Gama e analisou as chances de título na Copa do Brasil.

Vasco busca contra o Bragantino feito que só aconteceu uma vez desde 2012

O Vasco da Gama busca vencer o quatro jogo consecutivo no Brasileiro, algo raro na história recente do Clube.

Vasco goleia o Búzios e se classifica às semifinais do Carioca Feminino

As meninas do Vasco da Gama se garantiram a vaga nas semifinais do Campeonato Carioca, e enfrentarão o Flamengo.

Vasco enfrenta o Bragantino neste domingo às 18:30, pelo Brasileiro

Bragantino e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, em Bragança Paulista, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.