Coutinho e Everton Ribeiro se enfrentam pela 1ª vez no Brasileiro

Philippe Coutinho e Everton Ribeiro fizeram dupla na Seleção Brasileira e hoje se enfrentam pela 1ª vez em Vasco x Bahia.

Coutinho e Everton Ribeiro em treino da Seleção
Coutinho e Everton Ribeiro em treino da Seleção (Foto: Leo Correa/Mowa Sports)

Dois craques do futebol brasileiro e ex-companheiros de seleção brasileira se reencontram em Vasco x Bahia, nesta segunda-feira, em São Januário. Philippe Coutinho, de 32 anos, e Everton Ribeiro, de 35, se enfrentam pela primeira vez às 21h (de Brasília), em confronto que mexe com a luta por vaga na Libertadores.

A primeira aparição de Coutinho pela Seleção aconteceu no dia 7 de outubro de 2010, na vitória brasileira em amistoso contra o Irã, por 1 a 0, em Abu Dhabi. O armador foi titular do time comandado à época por Mano Menezes.

Coutinho foi dos principais jogadores da era Tite – terceiro artilheiro atrás de Neymar e Gabriel Jesus -, e viveu o auge na Seleção ao ser titular na Copa de 2018. Havia também a expectativa de o meia estar no Catar, em 2022, quando ressurgia no Aston Villa, mas ele atravessava fase de queda de performance e ainda se machucou às vésperas da convocação final.

Ao todo, o meia vestiu a amarelinha em 68 ocasiões, sendo 53 como titular, com 21 gols e nove assistências. A chegada ao Vasco, em julho deste ano, tem também como objetivo voltar a estar na rota da Seleção.

Já Everton Ribeiro levou mais tempo para ter oportunidade na Seleção e estreou no dia 5 de setembro de 2014. Aquele triunfo brasileiro por 1 a 0 sobre a Colômbia, em amistoso disputado em Miami, marcou também a primeira vez que ele jogou ao lado de Coutinho.

Everton ainda encarou um longo período longe da Seleção. Após jogar com Dunga, em 2015, ele só voltou a ser chamado em março de 2020, já com Tite no comando, em período que passou a ter maior regularidade nas convocações e foi para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Ao todo, ele tem 22 partidas com a amarelinha, sendo cinco como titular, com três gols marcados e uma assistência.

Meias, os dois disputaram espaço durante a caminhada na Seleção. Em novembro de 2020, em jogo contra a Venezuela, pelas Eliminatórias, por exemplo, o corte de Philippe Coutinho abriu espaço para Everton ser titular pela primeira vez pelo Brasil, aos 31 anos.

Mas também conseguiram atuar juntos. Entre 2014 e 2022, foram oito partidas, com sete vitórias e um empate do Brasil.

Veja as partidas do Brasil com a dupla

  • Brasil 1 x 0 Colômbia – amistoso disputado em 5 de setembro de 2014;
  • Brasil 1 x 0 Equador – amistoso disputado em 9 de setembro de 2014;
  • Japão 0 x 4 Brasil – amistoso disputado no dia 14 de outubro de 2014;
  • Brasil 2 x 0 México – amistoso disputado no dia 7 de junho de 2015;
  • Brasil 1 (3) x (4) 1 Paraguai – quartas de final da Copa América, no dia 27 de junho de 2015;
  • Brasil 5 x 0 Bolívia – primeira rodada das eliminatórias para a Copa de 2022;
  • Brasil 2 x 4 Peru – segunda rodada das eliminatórias para a Copa de 2022;
  • Brasil 4 x 0 Paraguai – 16ª rodada das eliminatórias para a Copa de 2022.

Primeira vez

Agora, os dois jogadores se enfrentam em um duelo importante para Vasco e Bahia na luta por vaga na Libertadores em 2025. Mandante na partida, o clube carioca de Coutinho tem 40 pontos, está na décima colocação e tenta reduzir a distância em relação ao Tricolor de Everton Ribeiro, sétimo colocado com 46 pontos.

Como Coutinho só foi contratado pelo Vasco em julho, o meia não participou do jogo do primeiro turno, no qual o Bahia venceu o Cruz-Maltino por 2 a 1, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, com gols de Thaciano e Estupiñán (Paulo Henrique diminuiu). Everton Ribeiro foi titular da partida.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Adson é eleito a melhor contratação do Vasco em 2024

Apesar da grave lesão em agosto, Adson vence enquete de melhor contratação do Vasco da Gama na temporada de 2024.

Saiba como foi o 2024 das crias do Vasco pelo mundo

Em 2024 e nos anos anteriores, o Vasco da Gama negociou algumas das suas revelações; veja suas atuações em 2024.

Vegetti tem números impressionantes e vive melhor ano na carreira pelo Vasco

Em 2024, Vegetti foi o artilheiro do Vasco da Gama, com bons números na temporada, e vive o melhor momento da sua carreira.

Vasco teve 3 técnicos estrangeiros nos últimos 5 anos

Vasco da Gama tem apostado nos treinadores vindos de outros países ao longo dos últimos anos, sobretudo os portugueses.

Vasco irá transmitir seus jogos como mandante no Carioca no Youtube

Vasco da Gama será a única equipe no Campeonato Carioca de 2025 a transmitir seus jogos pelo próprio canal no YouTube.

Sair da versão mobile