Corinthians, Vasco e Flu: do inferno ao céu em 2011

Corinthians, Vasco e Fluminense terminaram 2011 em alta, mas o ínicio do ano não anunciava uma boa campanha.

Até a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, três times lutavam pelo título. Corinthians, Vasco e Fluminense terminaram 2011 em alta, mas o ínicio do ano não anunciava uma boa campanha. Os três melhores times do Brasil enfrentaram crises, demissões de técnicos e eliminações traumáticas que, se não mudaram o planejamento, aumentaram ainda mais a pressão sobre jogadores e comissões técnicas envolvidas.

APÓS TRAUMA, O PENTACAMPEONATO NACIONAL

O caso do pentacampeão Corinthians é emblemático. Classificado para a fase preliminar da Libertadores, o Timão enfrentou o Tolima (COL) para garantir um lugar na fase de grupos da competição continental. Após um empate em 0 a 0 no Pacaembu, o Alvinegro viajou para o jogo de volta precisando de uma vitória ou empate com gols, mas a derrota por 2 a 0 deu fim ao sonho do primeiro título da Libertas e ainda motivou inúmeras brincadeiras por parte dos rivais. O Corinthians obteve o recorde negativo de ser o clube brasileiro eliminado mais cedo do torneio.

A saída precoce aumentou a pressão sobre o técnico Tite. A campanha no Campeonato Paulista diminuiu a revolta dos torcedores e a cobrança da diretoria. Derrotado pelo Santos de Neymar, restou ao Corinhians vencer o Brasileirão para salvar a temporada. Nas primeiras dez rodadas, nove vitórias e um empate. Melhor início de campeonato da História nos pontos corridos. Apesar de alguns tropeços, o Timão liderou o Brasileirão por 29 rodadas, tendo como destaque o conjunto liderado por Ralf, Paulinho e Liedson.

NO VASCO, DRAMA E SUPERAÇÃO

Já o vice-campeão Vasco enfrentou o fantasma do rebaixamento no início do Campeonato Carioca. Com o pior início de Estadual da sua História, o Cruz-Maltino, na época comandado por PC Gusmão, acumulou quatro derrotas conscecutivas, levando a diretoria a demiti-lo.

A chegada de Ricardo Gomes deu início ao ressurgimento do Gigante da Colina. A chegada de nomes como Diego Souza e Alecsandro, combinada a saída de outras peças que não estavam rendendo, levou o Vasco a apresentar um futebol de velocidade e força na Copa do Brasil. O título deu fim ao jejum de oito anos sem uma conquista na elite nacional.

O AVC sofrido por Gomes não desanimou o elenco vascaíno. O técnico interino Cristovão Borges levou o time da Colina Histórica a lutar pela tríplice coroa em 2011 – Brasileirão e Copa Sul-Americana. Após o clássico contra o Flamengo e mesmo com o vice-campeonato nacional, a torcida que carrega a cruz de malta no peito comemorou a campanha do clube na temporada.

O Fluminense iniciou a temporada em estado de graça. Campeão brasileiro em 2010, o time chegava forte para a disputa da Copa Libertadores, a mesma que escapou em 2008 contra a LDU. A base que triunfou no ano passado foi mantida e reforços como Diego Cavalieri, Edinho, Souza, Rafael Moura e Araújo chegaram para encorpar o elenco.

Enquanto a campanha no Estadual transcorria sem problemas, na Libertadores o Flu penava. Dois empates em casa – contra Argentinos Juniors (ARG) e Nacional (URU) e uma derrota para o América (MEX) deram a lanterna do Grupo 3 para os cariocas. Como se isso não bastasse, o técnico Muricy Ramalho pediu demissão em março e abandonou o barco tricolor. Curiosamente, quase um mês depois ele assumiu o Santos e foi campeão do mesmo torneio.

FLU: GUERREIROS DE ABELÃO

Mesmo sem um técnico ‘oficial’, o Fluminense fez valer o apelido de ‘Guerreiros’ e conseguiu uma improvável classificação ao derrotar o Argentinos Juniors, fora de casa, por 4 a 2. Nas oitavas, vitória sobre o Libertad (PAR) em casa por 3 a 1 e no jogo da volta, uma derrota traumática por 3 a 0.

A eliminação instaurou um período caótico nas Laranjeiras. A diretoria do Flu esperava terminar o contrato de Abel Braga com o Al-Jazira (EAU) para anunciá-lo oficialmente como novo comandante do time – o que foi feito no início de junho. Junto de Abelão, chegava ao clube a esperança de um futuro melhor. Ele demorou a vir, exatamente um turno do Brasileiro. Mas quando chegou, a aposta dos cartolas se mostrou acertada. Abel acertou e uniu o time, Fred desandou a fazer gols, Deco brilhou e teve boa sequência de jogos… Resultado: Fluminense campeão do returno e vaga na Libertadores-2012 garantida.

lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vai voltar? Suspensão de ação do Vasco contra 777 Partners está perto de expirar

Vasco da Gama segue na busca de um novo investidor enquanto tenta prorrogar acordo com a A-CAP, seguradora que controla a 777 Partners.

Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Sair da versão mobile