Corinthians só eliminou um brasileiro em Libertadores; Vasco já tirou

Nesta noite, Corinthians e Vasco entram em campo para a definição de mais um destes duelos, valendo vaga nas semifinais da Libertadores.

Com o aumento no número de times e também o crescimento do interesse dos clubes nacionais na competição, confrontos entre brasileiros na fase final da Libertadores se tornaram comuns a partir da década de 90. Nesta noite, Corinthians e Vasco entram em campo para a definição de mais um destes duelos, valendo vaga nas semifinais. Desta vez, os paulistas tentarão se desapegar do retrospecto contra rivais do mesmo país, enquanto os cariocas tentarão relembrar justamente a sua melhor participação no torneio sul-americano.

Em sua décima Libertadores, o Corinthians só conseguiu eliminar um brasileiro em fases finais da competição. Por outro lado, o time alvinegro acabou caindo para rivais nacionais em outras quatro ocasiões. A vitória veio no ano 2000, contra o Atlético-MG. Na ocasião, os paulistas seguraram um empate por 1 a 1 em Belo Horizonte e venceram por 2 a 1 em São Paulo para avançar às semifinais.

O problema é que logo na fase seguinte outro brasileiro estragou o sonho do título corintiano. Diante do Palmeiras, uma vitória por 4 a 3 e uma derrota por 3 a 2. Nos pênaltis, o Corinthians acabou eliminado, com a famosa defesa de Marcos na cobrança de Marcelinho Carioca.

O Palmeiras já havia sido o algoz alvinegro nas quartas de final de 1999, de novo nos pênaltis. Nas duas ocasiões, o técnico alviverde era Luiz Felipe Scolari. O curioso é que Felipão foi justamente o responsável pela primeira eliminação do Corinthians para um brasileiro. Em 1996, ele comandava o Grêmio e tirou o time alvinegro nas quartas de final.

A queda mais recente do Corinthians aconteceu há dois anos: diante do Flamengo, os paulistas perderam por 1 a 0 no Rio de Janeiro e até venceram na volta. O problema é que o placar por 2 a 1 acabou classificando os cariocas por conta do gol marcado fora de casa.

Do outro lado, o Vasco tem boas lembranças de duelo contra brasileiros. Na campanha do título, em 1998, o time cruzmaltino eliminou duas equipes do país durante a campanha. Nas oitavas de final, tirou o Cruzeiro (2×1 no Rio e 0x0 em Minas), que estava credenciado como atual campeão da competição sul-americana. Depois, ainda eliminou o Grêmio nas quartas (1×1 no Sul e 1×0 no Rio).

O Vasco, porém, também tem uma eliminação para brasileiro no currículo. Antes de tirar o Corinthians, o Palmeiras também eliminou os vascaínos no ano de 1999. Nas oitavas de final, o time alviverde apenas empatou em 1 a 1 jogando em casa, mas conseguiu uma boa vitória por 4 a 2 no Rio de Janeiro e avançou na competição.

O curioso é que dois jogadores destas equipes ainda estão no elenco vascaíno. Os meio-campistas Juninho Pernambucano e Felipe estiveram na conquista da América de 1998 e na eliminação para o Palmeiras um ano depois. Ambos deixaram o clube, andaram por outras equipes, mas voltaram a São Januário.

espn

Comente

Veja também
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.

Sair da versão mobile