Copa do Brasil: julgamento de ações de Vasco e Corinthians será nesta sexta-feira
O STJD marcou o julgamento das ações de Vasco e Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil, para esta sexta-feira.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar na sexta-feira a Medida Inominada do Vasco e do Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil. A inversão da tabela com o Campeonato Brasileiro foi pedida pelo Atlético-MG, adversário dos vascaínos, e o Flamengo, rival corintiano, e atendida pela CBF antes das partidas de ida da competição.
Pela CBF, vai participar do julgamento o diretor de competições, Júlio Avellar. A pauta é a seguinte:
- Processo nº 275/2024 – Medida Inominada – Requerente: Vasco da Gama – Requerido: Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF. Terceiro interessado: CA Mineiro. Em conexão com.
- Processo nº 276/2024 – Medida Inominada – Requerente: SC Corinthians Paulista – Requerido: Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF. Terceiro interessado: CR Flamengo.
O auditor relator dos casos é o mesmo, Maxwell Borges de Moura Vieira.
Os clubes se baseiam em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao tribunal desportivo. Alegam os departamentos jurídicos o seguinte:
As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, “compete à DCO… elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas”;
Perder atleta por Data Fifa não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: “A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições”;
As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. Vasco e Corinthians alegam que o pedido veio dos visitantes.
Jogos de ida
2 de outubro
- Atlético-MG 2 x 1 Vasco
- Flamengo 1 x 0 Corinthians
Jogos de volta
19 de outubro
- 16h – Corinthians x Flamengo
20 de outubro
- 18h30 – Vasco x Atlético-MG
Fonte: Globo Esporte
A CBF não era para ter aceitado o pedido dos dois clubes o regulamento é claro, só quem pode pedir alteração de data é o mandante outro agravante é que não pode mudar data planejada no início do ano por clubes ter jogadores servindo seleções, o STJD já deveria ter se pronunciado sobre e manter as datas anteriores planejada no início do ano e ponto final!!!!
Alguém tem que colocar essa podre cbf no seu devido lugar.
faz o que bem quer e acha que é inventou do futebol
os clubes não precisam de cbf mais a cbf precisam dos clubes.
Atlético e flamengo agiram de má fé, eles conhecem o regulamento.
Essa altura um dos mulambos já foi lá e …o… u a m…o….u. Do stjd e tem mulambos lá dentro.
Se não mudar pra data anterior que é a original, é pq um dos mulambos já foi lá negociar.