Consciência Negra: tudo a ver com o Vasco e Léo

Zagueiro do Vasco da Gama conheceu a Resposta Histórica e logo se identificou com a luta do Clube contra o preconceito racial.

Léo visita documento original da Resposta Histórica
Léo observando documento original da Resposta Histórica (Foto: Matheus Lima/Vasco.com.br)

Em 1924, o Vasco marcou um de seus gols mais bonitos, ao lutar contra o racismo e o preconceito social. 100 anos depois, Léo, um dos símbolos atuais do clube na luta antirracista, conversou com o Lance! sobre a ligação da história cruz-maltina com a sua trajetória pessoal.

O que é a Resposta Histórica?

Em 2024, o Vasco homenageia o centenário da carta que é um marco na luta contra a discriminação racial e social no futebol brasileiro. A Resposta Histórica é uma carta redigida pelo presidente do clube José Augusto Prestes, em 1924, abrindo mão de participar da nova liga que surgia no Rio de Janeiro para não excluir jogadores do elenco, contrariando um pedido dos fundadores.

A ação é considerada um dos títulos mais importantes dos 124 anos do clube, que se recusou a excluir 12 jogadores do time para se filiar à Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), em 7 de abril daquele ano. A criação da nova entidade teve como motivação o próprio Vasco que, em 1923, conquistou o seu primeiro título estadual, no primeiro ano na principal divisão do futebol carioca. O Cruz-Maltino contava em seu elenco com jogadores negros, operários e analfabetos, diferentemente dos clubes fundadores da AMEA: América, Bangu, Botafogo, Flamengo e Fluminense.

Representatividade

Em 2023, Léo foi contratado pelo Vasco para ser titular da equipe. No aniversário do clube neste ano, o jogador conheceu mais da pioneira história cruz-maltina.

– Confesso que conheci mais sobre a Resposta Histórica quando cheguei ao Vasco e fui apresentado à sua história. Vi que bateu muito com a minha história de vida, pois já sofri racismo e sei como é a luta, o quanto isso pesou na minha vida e acredito que tenha pesado na vida de outras pessoas que passaram pelo mesmo – disse Léo.

– Considero muito importante um clube do tamanho e com a história do Vasco se posicionar dessa forma, pois mostra que o clube se importante com essa causa. Acredito que isso foi um diferencial não só para minha geração como para as que estão por vir. Desde que cheguei aqui, aprendi muito e cresci em diversas áreas da minha vida – completou o jogador.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Lédio Carmona comenta possibilidade de Vasco enfrentar o Flamengo em São Januário

O Vasco da Gama deseja mandar clássico contra o Flamengo em São Januário e o comentarista Lédio Carmona dá sua opinião.

Ingressos para o jogo entre Corinthians e Vasco pelo Brasileiro 2025

O Corinthians divulgou informações sobre a venda de ingressos para o jogo contra o Vasco, pela 2ª rodada do Brasileiro.

São Januário tem nova iluminação e show de luzes; compare as imagens

O Vasco da Gama estreou a nova iluminação de São Januário no confronto diante do Santos, pelo Brasileiro; veja antes e depois.

Vasco pede torcida visitante contra o Flamengo e decisão está com o BEPE

Vasco da Gama deseja mandar o jogo contra o Flamengo pelo Brasileiro 2025 em São Januário com torcida visitante e aguarda posição do BEPE.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Santos

No confronto entre Vasco da Gama x Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Gigante da Colina ficou com um lucro de mais de R$ 500 mil na partida; veja valores.

Marquinhos revela seu grande sonho pelo Vasco antes de encerrar carreira

Aos 40 anos, Marquinhos, ala-pivô do Vasco da Gama, anunciou que vai se aposentar após final da temporada do NBB.

Renato Maurício Prado é contra clássico em São Januário e detona Pedrinho

O jornalista é contra a decisão de Pedrinho de mandar jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo para São Januário.

Veja onde estão jogadores da última estreia do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama fez sua estreia na Sul-Americana de 2020 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, em São Januário.

Vasco ganha ‘reforços’ e vê contratados crescendo antes da Sul-Americana

O Vasco conta com retornos de jogadores e trio de reforços engatando no time antes da estreia na Sul-Americana.

Vasco disputará a Sul-Americana pela 8ª vez; relembre a última participação

O Vasco da Gama chegou nas oitavas de final da Sul-Americana, onde acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia.