Conheça versões, história e curiosidades do mascote do Vasco

Atualmente, o mascote do Vasco da Gama é o Almirante, simbolizando o navegador que deu nome à equipe de São Januário.

Mascote do Vasco da Gama, o Almirante
Mascote do Vasco da Gama, o Almirante (Reprodução Twitter Vasco)

Falar sobre o mascote do Vasco é contar mais um rico capítulo da história do clube. Atualmente, o representante do time nos jogos em São Januário é o Almirante, simbolizando o navegador que deu nome à equipe, Vasco da Gama. Mas você sabia que o clube carioca já teve outro personagem? O Lance! conta a história para você.

Veja a história do mascote do Vasco

O Almirante foi criado na década de 1940 pelo chargista argentino Lorenzo Molas no Jornal dos Sports. Na ocasião, o personagem tinha como características o longo bigode, a barba, o sobrepeso e por não ter cabelo.

É interessante falar que Molas não só criou os mascotes do Vasco, mas também desenhou outros personagens como o Popeye com a camisa do Flamengo, o Cartola, para o Fluminense e o Pato Donald com o uniforme do Botafogo, que acabaram se tornando mascotes destes clubes na época em que foram desenhados, também na década de 1940 no Jornal dos Sports.

Voltando ao Vasco, o Almirante foi amplamente bem recebido pela torcida do clube, que era representado por Lorenzo sempre ao lado de uma caravela portuguesa, como um verdadeiro “lobo do mar”. Assim, anos mais tarde, o clube carioca adotou a figura do Almirante como o seu mascote oficial.

Alguns mascotes esquecidos

O Vasco ainda teve a oportunidade de ter outros dois mascotes ao longo de sua história. O primeiro foi batizado de “Dom Corvo I e Único”, idealizado pelo jornalista Álvaro do Nascimento Rodrigues e desenhado pelo cartunista Otelo Caçador, sendo publicado no Jornal dos Sports no ano de 1947, em uma tentativa de embalar um novo personagem para a equipe, mas perdeu força no final da década de 1950.

O segundo mascote, que ainda está presente no estatuto do clube é “Barbosinha”, que foi escolhido como um outro representante para o Vasco em votação dos sócios em 2020. O mascote é uma homenagem ao ex-goleiro e ídolo do clube, Barbosa. A ideia foi de também entregar um personagem ao público infantil.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Almirante
Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Zubeldía tem problemas a resolver no São Paulo para jogo contra o Vasco

O treinador do São Paulo terá tempo para tentar resolver problemas no time para o jogo contra o Vasco da Gama pelo Brasileiro.

Casagrande critica Diniz e Pedrinho

O comentarista falou sobre o estilo de jogo de Fernando Diniz e comentou a condução do futebol pelo presidente do Vasco da Gama.

Data Fifa e Mundial de Clube serão úteis a Diniz no Vasco

Treinador terá semanas livres para aprimorar o desempenho do Vasco da Gama, visando reagir no Campeonato Brasileiro.

Oscilação de volantes faz Diniz não cravar titulares da posição no Vasco

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz falou sobre as características dos jogadores que ele tem à disposição na posição.

Diniz admite que não conhece totalmente o elenco do Vasco

Fernando Diniz explicou o porquê de as substituições terem ocorrido somente no final da partida contra o Bragantino.

Veja os alertas e cobranças feitas por Diniz após derrota contra o Bragantino

Treinador falou sobre a quantidade de pontos do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro e analisou a atuação do time.

Força de São Januário não impede derrota e Vasco entra em alerta no Brasileiro

Em casa e apoiado pela torcida, o Vasco da Gama perdeu para o Bragantino pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco sofre gols evitáveis e tem aproveitamento preocupante no Brasileiro

Vasco tem aproveitamento de time rebaixado no Brasileiro e está muito perto de entrar na zona de rebaixamento.

Diniz avalia derrota do Vasco e liga alerta

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz não ficou satisfeito com a derrota do Cruzmaltino para o Bragantino, pelo Brasileiro.