Conheça os planos do Vasco na Data Fifa

O Vasco da Gama terá mais de uma semana livre até duelo decisivo contra o Botafogo; veja o planejamento para a Data Fifa.

Diniz em Vasco x Corinthians em São Januário
Diniz em Vasco x Corinthians em São Januário (Foto: Alexandre Durão)

Após a vitória por 3 a 2 sobre o Sport, o Vasco ganhou um respiro na briga contra a zona de rebaixamento. A equipe só volta a campo daqui a dez dias, no clássico decisivo contra o Botafogo pela Copa do Brasil, e terá pausa importante no calendário para resolver pendências no departamento médico e para a adaptação dos novos contratados ao elenco.

O elenco retorna nesta segunda-feira da viagem a Recife e volta às atividades na quarta-feira no CT Moacyr Barbosa. A equipe terá mais de uma semana completa com treinos até o confronto no Nilton Santos em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Na ida, Vasco e Botafogo empataram por 1 a 1, em São Januário.

O período será importante para esvaziar o departamento médico e recuperar jogadores titulares para o clássico. Ao todo, o DM vascaíno já contava com cinco atletas lesionados antes do duelo contra o Sport e teve a baixa de Jair, que sofreu uma entorse no joelho após carrinho de Matheusinho, e será reavaliado nos próximos dias.

Os jogadores do Vasco no DM neste momento:

  • Jair: entorse no joelho direito;
  • Tchê Tchê: edema na coxa esquerda;
  • Paulinho: quadro álgico lombar;
  • Paulo Henrique: edema na coxa direita;
  • Thiago Mendes: dores na panturrilha direita;
  • Adson: fratura na tíbia.

O único sem nenhuma chance de estar à disposição no clássico é Adson, que só retorna no ano que vem. Jair passará por uma reavaliação para saber a gravidade da lesão. A equipe de São Januário não informa prazo para recuperação de seus atletas.

O restante dos atletas tem quadros clínicos que não são considerados graves e, a tendência, é de que estejam recuperados a tempo de retornar ao próximo compromisso do Vasco. O clube planeja, principalmente, ter Tchê Tchê e Paulo Henrique à disposição, titulares absolutos do time de Fernando Diniz.

O último boletim médico divulgado indicou que o volante apresentou “melhora importante dos sintomas, possibilitando evolução da reabilitação”. O lateral-direito, por sua vez, realiza tratamento em tempo integral com o Departamento de Saúde e Performance (DESP), que trabalha para que recuperá-lo para o segundo jogo contra o Botafogo.

Adaptação de reforços

O período também será fundamental para que os novos contratados tenham tempo de adaptação ao estilo de jogo de Fernando Diniz e para ganhar ritmo.

Quatro jogadores reforçaram o elenco nas últimas semanas: Andrés Gómez, Matheus França, Robert Renan e Carlos Cuesta. O zagueiro colombiano desembarcou no Rio de Janeiro na noite deste domingo, passará por exames médicos e é o único que ainda não foi anunciado oficialmente.

Matheus França fez sua estreia na reta final do segundo tempo contra o Sport, na Ilha do Retiro, depois de mais de três meses sem atuar. Ele passará pelo processo de recondicionamento até chegar à forma física ideal. Robert Renan ficou no banco de reservas, mas também chegou ao Vasco depois de três meses sem jogar.

Andrés Gómez entrou na reta final dos jogos contra Corinthians e Botafogo, chegou a anotar uma assistência para o gol de Rayan em sua estreia contra o time paulista, mas ficou no banco de reservas contra o Sport. Na França, sua última partida pelo Rennes havia sido no dia 17 de maio.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Data Fifa
Comente

Veja também
Gilmar Ferreira lamenta lesão e ausência de Jair no time do Vasco

Jornalista Gilmar Ferreira faz análise sobre vitória do Vasco da Gama contra o Sport, cita lesão de Jair e lamenta saída do volante.

Nuno Moreira evolui sob o comando de Diniz e vira protagonista no Vasco

Um dos principais reforços do Vasco da Gama nesta temporada, Nuno Moreira cresce de rendimento com Fernando Diniz.

Vasco lidera estatística importante como visitante no Brasileiro 2025

Com a vitória fora de casa diante do Sport, o Vasco da Gama alcança marca importante e lidera estatística como visitante no Brasileiro.

Artilheiro do Vasco, Vegetti vive melhor temporada da sua carreira

Artilheiro do Brasil e do Vasco da Gama, Vegetti coleciona marcas importantes e já vive sua melhor temporada na carreira.

Coutinho chega a 150 gols na carreira em vitória do Vasco sobre Sport

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho marcou o segundo gol Cruzmaltino na vitória por 3×2 diante do Sport, pelo Brasileiro.

Vitória dramática eleva moral do Vasco para a Copa do Brasil

Vasco da Gama bateu o Sport fora de casa, deixou a zona de rebaixamento e ganhou moral para decisão contra o Botafogo, pela Copa do Brasil.

Diniz justifica demora para fazer substituições em Sport x Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz explicou o motivo de só mexer no time no final da partida contra o Sport, pelo Brasileiro.

Confira as chances de título, Libertadores e rebaixamento do Vasco

Com 22 pontos conquistados, o Vasco da Gama tem quase 80% de chances de permanecer na Série A do Brasileiro.

Vasco quase se complica contra o lanterna, mas garante vitória do alívio

Vasco da Gama venceu o Sport em jogo movimentado na Ilha do Retiro e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Foi pênalti? PC Oliveira analisa lance polêmico de Sport x Vasco

Comentarista de arbitragem do Sportv, PC de Oliveira avaliou a jogada em que Lucas Freitas cometeu pênalti em Matheus Alexandre.