Conheça os 5 técnicos com mais títulos na história do Vasco

Confira uma lista com os treinadores que ao longo dos anos conquistaram diversos campeonatos comandando o Vasco da Gama.

Antônio Lopes com a camisa verde de linho
Antônio Lopes com a camisa verde de linho

O Vasco da Gama é um dos clubes mais tradicionais do Brasil, com uma história marcada por títulos importantes. Diversos técnicos foram responsáveis por conduzir o Vasco a vitórias históricas, e esta lista apresenta aqueles que mais títulos acumularam no comando do time cruzmaltino.

1º Antônio Lopes

Antônio Lopes é o técnico mais vitorioso da história do Vasco, com seis títulos. Ele foi o comandante do time em conquistas marcantes, como o Campeonato Brasileiro de 1997 e a Copa Libertadores de 1998. Além desses, conquistou o Campeonato Carioca de 1982, a Taça Guanabara de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999 e a Copa Mercosul de 2000. Seu papel no Vasco é inquestionável, sendo um dos técnicos mais respeitados pela torcida.

1º Ondino Viera – 6 títulos

Ondino Viera também acumulou seis títulos pelo Vasco, sendo fundamental na história do clube. Ele conquistou competições como o Campeonato Carioca e os torneios Relâmpago e Municipal nas décadas de 1940. Ondino é lembrado como um dos responsáveis por estabelecer a tradição vencedora do Vasco nas primeiras décadas do futebol brasileiro.

3º Joel Santana – 5 títulos

Joel Santana, conhecido por seu carisma e habilidade de comando, conquistou cinco títulos no Vasco. Ele foi campeão da Copa Mercosul e do Campeonato Brasileiro em 2000, além de ganhar o Campeonato Carioca em 1992 e 1993 e a Copa Rio em 1992. Joel é um dos técnicos queridos pela torcida vascaína, especialmente pelos títulos internacionais que ajudaram a destacar o Vasco no cenário sul-americano.

3º Flávio Costa – 5 títulos

Flávio Costa, um dos técnicos pioneiros do Vasco, também conquistou cinco títulos com o clube. Ele liderou o time nas conquistas do Campeonato Carioca (1947, 1949 e 1950), do Campeonato Municipal em 1947 e do histórico Sul-Americano de Campeões de 1948. Sua contribuição foi essencial para o Vasco na década de 1940 e no início da de 1950.

5º Sebastião Lazaroni – 4 títulos

Sebastião Lazaroni conquistou quatro títulos no Vasco, incluindo o Campeonato Carioca de 1987 e 1988, além das Taças Guanabara e Rio de 1987 e 1988, respectivamente. Ele é lembrado por seu estilo de comando e pelas vitórias que ajudaram a reforçar a tradição do Vasco no futebol carioca.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Próximo adversário do Vasco, Fortaleza é o melhor mandante do Brasileiro

Vasco da Gama visita o Fortaleza, neste sábado (9), de olho em uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem.

Vasco inicia preparação para encarar o Fortaleza; veja trechos do treino desta quarta-feira

Vasco da Gama e Fortaleza se enfrentam neste sábado (9), às 19h, no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Philippe Coutinho desfalca o Vasco contra o Fortaleza; veja data de retorno do meia

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho tem sofrido com problemas físicos desde que retornou ao Gigante da Colina.

Paiva segue valorizado no Vasco, mas permanência em 2025 ainda é incerta

Com Rafael Paiva no comando, Vasco da Gama saiu da zona de rebaixamento e hoje disputa uma vaga na Pré-Libertadores.

Vasco x A-CAP escolhem presidente da Arbitragem na FGV

Vasco da Gama e A-CAP escolheram a advogada paulista Paula Andrea Forgioni como presidente da Arbitragem na FGV.

Sair da versão mobile