Conheça o Londrina, clube do interior do Paraná que disputa o acesso com o Vasco

Londrina se consolidou como o principal concorrente do Vasco da Gama na luta por uma das vagas à Série A do Brasileiro.

Raniel comemorando gol contra o Londrina pela Série B 2022
Raniel comemorando gol contra o Londrina pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Londrina e Vasco se enfrentaram na última rodada da Série B de 2021. Sem chance de subir, o cruz-maltino pouco levou aquela partida a sério, tanto que foi facilmente batido por 3 a 0, no Estádio do Café. Um ano depois, aquele jogo ganha contornos irônicos. Se vencesse, o Vasco rebaixaria o Londrina para a Série C do Brasileiro. Hoje, o clube paranaense é o principal candidato a impedir o acesso do clube à Série A. Explicar essa ascensão, no entanto, passa por vários fatores.

Após os resultados da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Londrina está a um ponto de distância do Vasco (45 a 44 neste momento). Enquanto o cruz-maltino está em quarto lugar, os paranaenses estão em quinto. Daqui a três rodadas, eles se enfrentam em São Januário, em partida que se desenha com cara de “final” na luta pelo acesso à elite do Brasileiro.

A ascensão do Londrina passa pela excelente campanha feita no returno e pelo trabalho feito pelo técnico Adilson Batista. Os paranaenses são donos da terceira melhor campanha do segundo turno da Série B, com 18 pontos conquistados — são cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Apenas Ituano e Cruzeiro, com 20 pontos cada, tiveram números superiores.

Taticamente, Adilson tem como maior mérito conseguir aperfeiçoar o sistema defensivo do Londrina. Neste returno, tem a segunda defesa menos vazada com apenas sete gols sofridos — atrás apenas do Cruzeiro. O Vasco, para ter noção da comparação, é a terceira pior, com 13 tentos.

— Até quando não joga bem, o Londrina consegue ganhar. Isso ainda com o Adilson Batista não conseguindo repetir a escalação em nenhuma rodada. Na janela, só saiu o volante Jhonny Lucas. A diretoria conseguiu segurar os destaques e o time está bem entrosado. A defesa é firme com Saimon e Gustavo Vilar. Alan Ruschel também trouxe experiência. A defesa virou um pilar da equipe. Além, claro, da velocidade de Caprini e Douglas Coutinho — afirma Guilherme Lima, setorista do Londrina.

O setorista também destaca que um momento foi decisivo na temporada. Antes da virada do turno, Adilson teve proposta para sair. Porém, mesmo com salários atrasados, decidiu ficar. De quebra, reuniu o elenco e falou que ele seria o exemplo a ser seguido nesta situação e pediu para nenhum outro jogador deixar o clube. Assim, ganhou o elenco.

De lá para cá, o Londrina conseguiu queimar a “gordura” feita pelo Vasco na Série B. No fim do primeiro turno, o cruz-maltino era o vice-líder enquanto o Tubarão estava em sétimo lugar, com nove pontos de diferença entre eles. Segundo a ferramenta ‘Bola de Cristal’ do GLOBO, os paranaenses têm 26,8% de chances de acesso, contra 65,5% dos cariocas. Adilson Batista evita falar em acesso, mas admite que o objetivo é construído jogo a jogo.

— Esses dias estávamos com sete pontos para o Vasco. Daqui a três jogos temos esse confronto, vamos diminuindo. Tenho conversado para se fecharmos. O ideal é na 38ª rodada, ao término dela, estarmos entro os quatro. Eu sei que é difícil, mas não impossível — destacou.

O elenco do Londrina passa longe de ser estrelado. O mais conhecido é o lateral-esquerdo Alan Ruschel, autor do gol decisivo na vitória por 1 a 0 sobre o CRB. Outras caras marcantes são o atacante Douglas Coutinho, ex-Athletico, o zagueiro Saimon, ex-Grêmio, e o meia Gegê, ex-Botafogo.

Fonte: O Globo

Mais sobre:LondrinaParaná
1 comentário
  • Responder

    Vamos subir Tubarão!!!

Comente

Veja também
Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Sair da versão mobile