Conheça Eduardo Melo, autor do gol que salvou o Vasco na Copa São Paulo

Eduardo Melo marcou de falta e salvou Vasco de uma eliminação precoce na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O São Raimundo vencia o Vasco por 1 a 0 quando – aos 44 minutos do segundo tempo – o meia Eduardo Melo marcou de falta e salvou a equipe carioca de uma derrota e, consequentemente, de uma eliminação precoce na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Isso a maioria dos cruzmaltinos já ficou sabendo. O que muitos não sabem é quem é o herói vascaíno. 

O jovem contou um pouco de sua curta trajetória no futebol. Revelado pela Portuguesa-SP, o meio-campo permaneceu por quatro temporadas consecutivas na equipe da capital paulista antes de chegar no Vasco, em julho de 2015, e alcançar o momento considerado por ele como ápice da carreira. Antes disso? ”Nada demais, jogava apenas campeonatos de bairro em Manaus”, como ele mesmo descreve.

– Minha carreira é uma loucura. Quanto eu estava com 14 para 15 anos, minha mãe chegou no quarto com um papel e disse: “amanhã você está indo para São Paulo, eu te inscrevi na peneira da Portuguesa e você vai fazer um teste lá”. Eu era moleque e claro que tinha o sonho de ser jogador. Mas nunca esperaria esse tipo de atitude da minha mãe. Geralmente quem sempre acompanhou tudo foi meu pai – disse o amazonense, de 19 anos, via mensagem de voz.

Acharam estranho o apoio que os pais deram ao filho mais velho da família? Ainda tem mais. Quando passou no teste, ainda com 14 anos, a ficha caiu: ele teria que se mudar a São Paulo. O fato seria o suficiente para a maioria dos parentes um pouco mais preocupados desistirem da ideia. Não foi o que aconteceu com seus pais, Eduardo Antônio Alves da Silva e Mônica Melo Alves

– Quero fazer uma ressalva aos meus pais, que são a base de tudo. Eles largaram tudo em Manaus. Largaram a casa, a família, os empregos. Fizeram uma loucura mesmo. Apostaram apenas em mim. Não conheciam nada ou ninguém em São Paulo, e mesmo assim me acompanharam nesse risco. Graças a Deus está dando certo – completou Eduardo, que morava no bairro da Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Inclusive, ao falar sobre sua infância, não é uma surpresa que ele tenha se tornado um jogador de futebol. De acordo com o garoto, todas suas recordações envolvem ele e um campo de futebol.

– Nunca joguei em equipe de Manaus. Sempre time de bairro, futebol amador… Mas minha rotina era sempre futebol. Morava em frente a um campo, então era futebol de dia, tarde e noite – completou.

Com três Copinhas no currículo (duas pela Lusa, em 2014 e 2015, e uma pelo Vasco, em 2016), essa foi a primeira vez que o armador balançou as redes na competição. Logo de falta, um golaço. Apesar da juventude, as pretensões para o futuro não são nada modestas. Ele tem o sonho de ser campeão do mundo pela Seleção Brasileira.

– Meus planos para o futuro é me profissionalizar no Vasco da Gama. Time que tem uma história muito grande, respeitado em qualquer lugar. Se Deus quiser chegar na Liga dos Campeões, ser campeão europeu e mundial um dia – finalizou. 

Eduardo Melo contra o São Raimundo

Situação do Vasco na Copinha

Com duas rodadas realizadas até aqui, O Vasco da Gama é o segundo colocado do Grupo 27, com apenas dois pontos. O líder é o Guaicurus, com quatro. No entanto, o time precisa apenas de suas forças para garantir a classificação. Para isso, tem que vencer o Nacional-SP, nesta quinta, às 16h (horário de Brasília), no estádio Comendador Souza.

Rotina de treinamentos

Ao lado dos companheiros, Eduardo realizou na manhã desta quarta-feira um treinamento regenerativo na academia do Hotel Excelsior. A atividade durou aproximadamente duas horas e contou com a participação de todos os jogadores, incluindo o zagueiro Daniel Gonçalves e o volante João Victor, desfalques no jogo anterior. 

Globo Esporte

Comente

Veja também
Felipe Melo exalta postura da torcida do Vasco

Felipe Melo fez questão de parabenizar a torcida do Vasco por sempre apoiar o time, mesmo não vivendo boa fase.

Al-Shabab sinaliza ao Vasco que comprará Leandrinho; saiba valores

Leandrinho vem se destacando no Al-Shabab, que já sinalizou ao Vasco que exercerá a compra dos direitos econômicos do lateral.

Vasco lança nova camisa II para 2025; veja fotos

O Vasco da Gama apresentou nesta sexta-feira sua nova camisa II para a temporada e também novo conjunto para goleiros.

Coutinho e Nuno sofrem com desgaste e Vasco tenta minimizar impacto

Dupla que tem melhorado o rendimento do Vasco da Gama, Philippe Coutinho e Nuno Moreira vem sentindo a maratona de jogos.

Muriqui se aposenta e vira investidor da SAF do Rio Branco-ES

Ex-jogador do Vasco da Gama, o atacante Muriqui pendurou as chuteiras em 2024 e se tornou empresário de futebol.

Ex-Vasco, Robson Bambu sonha com vaga na Seleção Brasileira

Zagueiro com passagem pelo discreta pelo Vasco da Gama, Robson Bambu atualmente joga pelo Braga, de Portugal.

João Victor e Lucas Freitas ganham entrosamento e se destacam no Vasco

Dupla de defensores do Vasco da Gama, João Victor e Lucas Freitas estão a dois jogos sem ser vazados com a camisa Cruzmaltina.

Injustiçado? Comentaristas avaliam críticas ao trabalho de Carille no Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille tem sido bastante contestado pelos torcedores do Gigante da Colina.

Romário revela motivo pelo qual trocou o Fluminense pelo Vasco em 2005

Craque revelado no Vasco da Gama, Romário foi campeão Carioca, Brasileiro e da Mercosul com a camisa Cruzmaltina.

Cássio Barros destaca campanha do Vasco na Copa do Brasil Sub-17

Meninos do Vasco da Gama venceram o Flamengo por 4×2 pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil da categoria.