Conheça Angelina, cria do Vasco, que é finalista nas Olimpíadas de Paris

Angelina começou no Vasco da Gama aos 12 anos e hoje vai em busca do ouro no futebol feminino da Seleção Brasileira.

Angelina é oriunda da base do Vasco
Angelina é oriunda da base do Vasco (Foto: Divulgação)

Finalista no futebol feminino das Olimpíadas de Paris, Angelina começou a carreira no Vasco. No sábado, a volante vai buscar a medalha de ouro com a seleção brasileira, na final diante dos Estados Unidos. O jogo será às 12h (de Brasília), no estádio Parc des Princes.

A ex-jogadora vascaína poderá fazer história com o Brasil, que no futebol feminino ainda não alcançou o lugar mais alto do pódio na história dos Jogos Olímpicos – o time ganhou a medalha de prata duas vezes, em 2004 e 2008.

Angelina nasceu nos Estados Unidos e veio para o Brasil quando tinha 4 anos. Ela tem dupla nacionalidade e, no país do futebol, se apaixonou pelo esporte, que começou a praticar logo que se mudou. Aos 12 anos, a atleta passou em um teste no Vasco.

– No dia que a Angelina chegou ao Vasco para fazer a avaliação, notamos que ela tinha um toque diferente na bola, um toque com elegância. Era um jeito de jogar e uma postura diferente. Mesmo muito nova, já conseguimos notar – recordou o ex-técnico da volante, Antony Menezes, em conversa com o ge no ano passado.

A volante foi convocada pela seleção brasileira pela primeira vez quando ainda tinha 14 anos. Aos 16, ela disputou uma competição sub-20 pelo Vasco como titular.

– Ela sempre foi muito focada e já percebíamos que ela ia longe porque era determinada a querer melhorar – disse o ex-treinador.

Esta é a segunda vez que Angelina disputa as Olimpíadas. Em Tóquio, ela foi reserva de Formiga, sua principal referência no futebol. Em 2023, a volante ex-Vasco foi convocada para a Copa do Mundo e, neste ano, vai disputar a final dos Jogos Olímpicos na França.

– Não tenho dúvidas que ela fará uma história tão grande como a da Formiga – concluiu Antony.

A atleta foi titular do Brasil na vitória sobre a Espanha por 4 a 2, pela semifinal das Olimpíadas. Angelina já havia sido titular contra o Japão (derrota por 2 a 1), pela primeira fase, e entrou diante da França (vitória por 1 a 0), nas quartas de final.

O sucesso, com as frequentes convocações para a Seleção, fizeram Angelina deixar o Vasco cedo. Em 2017, ela foi para o Santos. No Brasil, a jogadora ainda vestiu a camisa do Palmeiras antes de assinar com o OL Reign, dos Estados Unidos. Em 2024, ela fechou com o Orlando Pride, mesmo clube de Marta, que também foi revelada em São Januário.

O futebol feminino está em processo de recuperação no Vasco. Recentemente, o time foi campeão da Série A3 do Brasileirão e vai disputar a Segunda Divisão no ano que vem.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Vasco procura novo técnico; veja opções livres no mercado

Rafael Paiva não seguirá no comando do Vasco e a diretoria já está em busca de um novo técnico para a temporada de 2025.

Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Sair da versão mobile