Conheça a história de Rayan, cria do Vasco que virou esperança do time no Brasileiro
Jovem criado no Vasco da Gama, Rayan marcou seu primeiro gol como profissional do Cruzmaltino no fim de semana, contra o Internacional.
A derrota para o Internacional foi a quinta consecutiva do Vasco, que não vence há nove rodadas. No entanto, o jogo do último domingo teve um alento, o gol de Rayan, que simbolizou a esperança para os vascaínos. O atacante de 16 anos mostrou personalidade (e muita qualidade) e não tremeu diante do Beira-Rio, um dos estádios mais imponentes do Brasil.
A atuação de destaque logo no primeiro jogo como titular chamou a atenção de muita gente, mas não surpreendeu os companheiros e a comissão técnica do Vasco. Rayan já vinha brilhando nos treinos, sempre marcando muitos gols. Isso deu a confiança para Maurício Barbieri lançar o garoto de início e a escolha se mostrou acertada.
Nascido na Barreira, desde pequeno torcedor Vasco
Apesar da pouca idade, Rayan não sentiu o peso do jogo porque conhece a grandeza do Vasco e a responsabilidade de vestir essa camisa desde pequeno. O atacante é cria da Barreira, comunidade que fica colada em São Januário e é filho de Valkmar, ex-zagueiro que fez parte do elenco do clube de 1995 até 2000, anos mágicos e de muitos títulos para os vascaínos.
Com 5 anos Rayan deu seus primeiros chutes na quadra da Barreira, na escolinha do seu Tio Carlão. O menino não demorou muito para literalmente atravessar a rua e passar a treinar em São Januário, após o talento chamar a atenção do Vasco. No clube, começou no futsal, mas prestes a completar 9 anos, passou também a jogar no campo.
Com 11 anos, Rayan já havia marcado 280 gols, somando os jogos da quadra e do campo. Esses números expressivos, mesmo contra meninos mais velhos, deram a ele o status de joia do clube e isso se confirmou nas divisões superiores. Sempre precoce, o jogador passou a integrar a categoria sub-17 em 2021, com apenas 15 anos.
No ano passado, disputou a Copinha e marcou logo em sua estreia, goleada sobre o Lagarto-SE, por 5 a 1. Rayan mesclou entre as categorias Sub-17 e Sub-20, marcando 31 gols em 43 jogos. O atacante foi protagonista ao marcar quatro gols na decisão da Copa Rio sobre o Fluminense, e um gol sobre o Flamengo, na conquista do Carioca, ambos pela categoria Sub-17.
Duelo com Endrick e protagonista na Seleção Brasileira
O Vasco quase conquistou a Tríplice Coroa, mas acabou derrotado para o Palmeiras na decisão da Copa do Brasil. No placar agregado, 6 a 5 para o clube paulista, que teve Endrick como destaque com quatro gols, dois em cada confronto. No entanto, Rayan marcou um gol e conduziu o Cruz-Maltino na vitória em São Januário, por 4 a 2. Em São Paulo, o time carioca havia perdido por 4 a 1.
Neste ano, foi campeão com a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-17, dividindo a artilharia da competição com Kauã Elias, do Fluminense, e o argentino Claudio Echeverri, com cinco gols.
Contrato renovado e multa milionária
Rayan assinou o primeiro contrato profissional com o Vasco em dezembro do ano passado. O vínculo tem validade até dezembro de 2025 e a multa rescisória para clubes do exterior é de 80 milhões de euros (cerca de R$ 420 milhões na cotação atual).
A renovação se arrastou durante alguns meses, tendo em vista que o Vasco estava em processo de constituição e venda da SAF para a 777 Partners. Neste período, a proposta financeira oferecida pelo clube não agradou o estafe de Rayan.
A carreira do atacante é agenciada pela empresa Gold Player Sports, que acompanha o jogador desde o início da trajetória no Cruz-Maltino. Os agentes brigaram por uma maior valorização, uma vez que Rayan é visto como o segundo atleta mais promissor de sua geração, atrás apenas de Endrick, já vendido ao Real Madrid pelo Palmeiras. O Vasco cedeu e conseguiu a renovação e hoje colhe os frutos com a joia da base.
Fonte: Lance!