Confira erros que custaram a permanência do Vasco na Série B

Confira erros cometidos pelo Vasco da Gama, que custaram sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Confiança
Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Confiança (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O texto abaixo parece uma atualização de um que você já teve a oportunidade de ler neste mesmo LANCE!. Na verdade, a única diferença é que o tempo passou. Passados dois meses, o Vasco praticamente não mudou. A temporada vai chegando ao fim com o clube no fundo do poço. As chances reais de acesso inexistem. Nos resta, portanto, elencar – ou recordar – quais foram os erros do time que levaram à iminente permanência na Série B do Campeonato Brasileiro.

Fernando Diniz assumiu um time já em maus lençóis. Na Segunda Divisão, o aproveitamento do time com Marcelo Cabo foi de 50%; com Lisca foi de 43,3%. Até aqui, o atual comandante tem 45,45%. Por isso o Cruz-Maltino jamais passou uma rodada inteira no G4. Estar entre o sexto e o nono lugar foi frequente porque os acertos e erros foram os mesmos ao longo da competição.

Mesmo na atual gestão técnica, alguns problemas se repetiram, como a fragilidade de uma defesa quase sempre vazada e os abalos psicológicos e de concentração. Assim como o desempenho como visitante. Diniz aproximou jogadores, deu esperança, mas o ânimo se foi com roteiros repetidos rodada após rodada. Semana após semana.

  • Modelo de jogo: já se sabia que a valorização da posse de bola não havia dado certo com os dois treinadores anteriores. Neste mesmo L! você pôde ler que a opção por Fernando Diniz, por isso, foi minimamente ousada. Deu certo no início apenas.
  • Defesa frágil: antes da chegada do atual treinador eram 27 gols sofridos em 23 jogos. Média de mais de um por jogo. A retaguarda vascaína segue entre as piores da Série B: 42 gols sofridos em 34 partidas até aqui.
  • Intensidade/competitividade: a dificuldade que o Vasco aparentava para competir fisicamente se repetiu em diferentes partidas.
  • Concentração: entrou treinador, saiu treinador e o Vasco falhou em momentos decisivos. Com diferentes jogadores.
  • Psicológico: os gols marcados pelo Botafogo e a expulsão de Léo Matos com um quarto de partida em São Januário, no último domingo, resumem a dificuldade mental da equipe vascaína.
  • Visitante inofensivo: para ter chance de subir, melhorar como visitante, no terço final do campeonato, era fundamental. Mas passou longe.
  • Elenco desequilibrado: a estratégia do Vasco foi de formar o elenco no início da temporada e fazer poucos ajustes ao longo da Série B. Mesmo o desempenho ruim do time não mudou o planejamento. Nene foi o único a chegar para ser titular com a competição em andamento.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Série B
7 comentários
  • Responder

    Inadmissível qualquer time subir e o Vasco não, a incompetência começa na administração, passando por um bando de jogadores inúteis e extremamente ruins de bola, jogadores da base fraquíssimos, o tal de Bruno Gomes muleque ridículo e irresponsável.

  • Responder

    Na minha opinião existe responsabilidade dividida para todo lado: diretoria e assessoria extremamente questionável, inclusive na parte ética; jogadores “resto” de qualquer outro time; planejamento zero, execução péssima, ajustes inexistentes…Aí, mesmo com ajuda divina não tem jeito…E não podemos alegar que em diversas rodadas todo mundo ajudou; com exceção do nosso próprio time. Só quero ver quem desses jogadores estará em 2022. Qual a preocupação????Muitos vão acabar “caindo para cima” e, ponto. Já esses dirigentes carniceiros… Acho que todos vão ficar… E, segue o andor. Triste!

  • Responder

    Jogadores pilantras.
    Tirando Nenê, Diniz e o Lucão que não tiveram culpa, o resto tem que desaparecer do Vasco. Não servem nem pra jogar pelada de final de semana no time de crakudos x maconheiros do bairro.

  • Responder

    Erro foi botar esse bando de doido pra jogar junto com essa diretoria de merda e ainda tem (seguidores)pq torcedores ñ São que dão força pra essa palhaçada que se tornou o time vsf pra la

  • Responder

    O menos culpado desse fracasso total e o Fernando Diniz

    • Pra mim tem culpa sim pq o estilo de jogo dele ñ serve , se service rle ficava na serie A

    • Para mim , só cano e nenê podem renovar contrato com o Vasco ,o restante pode mandar embora

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile