Confira como anda o processo da SAF e o que pode acontecer com o futuro do Vasco

A SAF do Vasco da Gama deve demorar para ser concluída, mas Jorge Salgado está nos Estados Unidos em busca de propostas.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

O presidente do Vasco, Jorge Salgado, está nos Estados Unidos e pretende, de lá, voltar com propostas para a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube. Mas o processo pelo qual o Cruz-Maltino passa é mais complexo. E qual o rito que precisa ser cumprido até uma eventual venda para um investidor?

No último dezembro, estudos foram iniciados e em 31 de janeiro houve uma reunião entre a diretoria administrativa e os presidentes dos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos. O relatório apresentava opções para o futuro do clube. Ali foi tornada pública a proposta de divisão em duas etapas para a migração à SAF.

A primeira, que está em finalização, é a conclusão do estatuto para a SAF que propõe a criação de uma empresa pré-operacional com pequeno capital social e 100% de participação do clube. Em seguida, aí sim, a discussão sobre quais ativos vinculados ao futebol seriam aportados pelo clube na SAF para a capitalização.

A relação destes ativos e seus valores deverá receber parecer do Conselho de Beneméritos e passar por análise do Conselho Deliberativo. Em seguida, como prevê a lei, ser submetida à Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Razões para a SAF

Mas por que o mandato de Jorge Salgado pretende migrar parte do clube – a associação sem fins lucrativos – para Sociedade Anônima do Futebol (SAF)? A atual diretoria entende que, dado o tamanho da dívida e da necessidade de investimento no Cruz-Maltino, a captação de recursos para operações se torna mais viável no segundo formato. O novo modelo, que atraiu os olhos do mercado aos clubes brasileiros, foi aprovado no Congresso Nacional no meio do ano passado.

Paralelamente, Salgado está nos EUA para escutar propostas. É possível que retorne com propostas. Caso elas atendam aos anseios cruz-maltinos, deverão ser igualmente levadas aos poderes do clube. De todo modo, uma nova AGE se fará necessária. Sim, é provável que o sócio participe duas vezes neste processo. Quem avalizará ou não tais operações será o sócio.

Quando

Quanto tempo vai demorar esse processo? É imprevisível. Mas o primeiro (para a Vasco SAF) é de prazo mais curto, embora demande o rito citado acima. Caso, durante este período, chegue à diretoria uma proposta entendida como vantajosa, tal oferta deverá ter prazo. E aí o clube precisará ser tão ágil quanto possível para que o tempo não expire.

Sócio estatuário x sócio-torcedor

Em uma eventual venda da SAF para um investidor, o sócio estatutário deverá permanecer como um associado do clube. Este Vasco, na prática desvinculado da gestão do futebol, seguirá ligado às sedes e demais modalidades – poderá, inclusive, ter outras. Já os valores pagos pelo sócio-torcedor deverão estar diretamente vinculados à SAF. Tal qual as cobranças por resultados no futebol.

No caso da venda, o objeto de pressão externa tende a mudar por completo uma vez que o clube (representado por seus dirigentes) deixará de ter a palavra final. Apenas deverão compor o conselho de administração da SAF, com o número de assentos proporcionais ao percentual da participação societária. O conselho de administração da SAF é que será responsável pelas diretrizes e contratações dos profissionais que irão trabalhar na SAF.

Fonte: Lance!

Mais sobre:SAF
8 comentários
  • Responder

    20 anos de mais gestores a verdade é essa

  • Responder

    Lucro?somente para salgado e Carlos Leite,infelizmente estão afundando o Vasco e mais estão vendendo o Vasco para eles mesmo,cambada de Ladrães

  • Responder

    Tudo no Vasco é mais complicado do que nos outros clubes, os torcedores não tem valor algum não tem respeito, o Vasco e todos os seus torcedores precisa ser respeitado, as eleições foi do jeito que foi o time foi pra segunda divisão talvez não suba nunca mais, serve de piada e zoação pra todos e nada é feito de novo que possa trazer esperança, caramba é muito incompetência caramba!

  • Responder

    VÁ ENTENDER TORCEDORES, COMO PODEMOS SER CONTRA A SAF, SE O CLUBE ESTÁ ENFIADO NUMA DÍVIDA SEM PROPORÇÕES E NÃO HÁ A MINÍMA CHANCE DE QUITÁ.LA, AO CONTRÁRIO SÓ VAI CRESCER. SE DEIXARAM NOSSO TIME CHEGAR NESTA SITUAÇÃO RIDÍCULA, INFELIZMENTE NÃO TEM OUTRA SAÍDA. FALAR É FÁCIL, MUTA GENTE É CONTRA A SAF, MAS NÃO APARECE NINGUÉM PARA ASSUMIR O CLUBE, FORMAR UM GRANDE TIME E TRAZER DE VOLTA O NOSSO VASCO DE GRANDES VITÓRIAS E HISTÓRIAS. GRANDES CLUBES DO MUNDO ESTÃO ADERINDO A SAF E HOJE VIVEM NOVOS TEMPOS FORA DAS CRISES. ESSA É A REALIDADE SAF PARA ONTEM, SAF PARA HOJE E QUEM FOR CONTRA APONTEM A SOLUÇÃO. MAS NÃO ESQUEÇAM A SOLUÇÃO É DINHEIRO E MUITO. PELOS ANOS DE CRISE E SE AFUNDANDO AINDA MAIS, VAMOS ESPERAR O QUE, ATÉ UM DIA O VASCO NÃO TER MAIS NADA E SER MAIS UMA PORTUGUESA DE DESPORTOS DA VIDA. ACORDE TORCIDA ESSA É A SAÍDA E QUEM FOR CONTRA, APAREÇA COM MAIS DE 800 MILHÕES E SALVE O VASCO. QUEREMOS O VASCÃO DE VOLTA, NOS TEMPOS QUE NÃO HAVIA MEDO DE NINGUÉM, NEM DE FLAMENGO, BOTAFOGO, FLUMINENSE E NENHUM TIME DO BRASIL.QUEREMOS O TREM BALA DA COLINA DE VOLTA ISSO SIM.É isso aí, Marden Góes. ETERNAMENTE VASCO.

  • Responder

    NÃO A SAF.
    O VASCO É MAIOR DO QUE QUALQUER SAF.
    O TORCEDOR VASCAÍNO JÁ DEU A SUA PROVA DE FORÇA. ESSA SAF É A MAIOR FURADA PARA OS CLUBES.
    RECEBEM UMA MIGALHA, COMO CALA BOCA. E DEPOIS O INVESTIDOR USA O PRÓPRIO DINHEIRO DO VASCO.

  • Responder

    Bando de canalhas

  • Responder

    Essa gestão fake não tem credibilidade pra nada dentro do Vasco.
    Até agora só fez besteira, derrubou o Vasco pra série B e não conseguiu subir.
    mentiu, deu golpe baixo na eleição.
    Essa gestão fracassada é uma berração.

  • Responder

    Ninguém enxerga a furada que é essa SAF????
    NINGUÉM DÁ DINHEIRO A VISTA!!!!
    Dão 100 milhões e o resto é parcelado em anos!!! E pior, o restante é pago com os valores do próprio clube, patrocinios, dinheiro de sócios, etc…..
    QUAL VANTAGEM VOCÊS VEEM NISSO??????
    O VASCO FAZ 80 MILHOES/ ANO NA SERIE B. NA SERIA A, FAZ UNS 200 MILHÕES/ANO.

    O PROBLEMA DO VASCO SÃO ANOS DE GESTORES MAL INTENCIONADOS!!!!

    O SALGADO QUER VENDER PARA PEGAR O DINHEIRO QUE EMPRESTOU AO CLUBE, COM JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA, POIS SABE QUE NUNCA MAIS GANHA ELEIÇÃO NO VASCO!!!

    ACORDEMMM!!!!!!!

Comente

Veja também
Paulinho enaltece ponto conquistado e revela seu objetivo no Vasco

O lateral-direito Paulinho comentou a sensação de marcar pelo profissional do Vasco da Gama, diante do Nova Iguaçu.

Bernardo é dispensado de clube 1 mês após contratação

A decisão foi tomada em comum acordo com a diretoria do Democrata de Governador Valadares, onde estava o ex-Vasco da Gama.

Cria do Vasco marca golaço contra o Botafogo; veja

Cria do Vasco da Gama, Hugo Borges anota golaço para o Maricá em duelo contra o Botafogo e garante a vitória na Taça Guanabara.

Ramon Lima rasga elogios e projeta futuro de Paulinho no Vasco

O treinador Ramon Lima destacou a atuação do jovem Paulinho diante do Nova Iguaçu e elogiou bastante o lateral-dereito do Vasco.

Que pintura! GB quase marcou golaço contra o Nova Iguaçu; assista

Titular do Vasco da Gama no empate contra o Nova Iguaçu, GB joga em função diferente e tem uma boa participação.

Sair da versão mobile