Confira as lições que o Vasco pode tirar do Náutico de 2021

O Vasco da Gama repetiu a invencibilidade do Náutico de 2021, mas é preciso tirar lições da história do time Pernambuco.

Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Novorizontino
Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Novorizontino (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco de 2022 repetiu o Náutico de 2021. Alcançou 14 jogos de invencibilidade, recorde na Série B do Campeonato Brasileiro, mas perdeu na partida seguinte. O Timbu era avassalador no início da edição passada da Segunda Divisão, mas, após o fim do período invicto, degringolou numa má fase e passou longe do acesso. O que aconteceu? O que o Cruz-Maltino pode aprender e não repetir?

Quem acompanha o time pernambucano conta que o elenco foi se desfigurando ao longo da competição. A diretoria do alvirrubro não se antecipou aos problemas físicos e às negociações que resultaram em perdas para o elenco então comandado por Hélio dos Anjos. Os problemas se avolumaram e as derrotas passaram a ser uma rotina.

– Desde o final do Campeonato Pernambucano (que o Náutico conquistou), a cobrança da comissão técnica do Hélio dos Anjos era de que a equipe precisava de reforços. A diretoria demorou, com a justificativa da parte financeira. Contratou alguns jogadores, mas apostas, ninguém para resolver. Nem bons reservas eram – lembra, ao LANCE!, Clauber Santana, do portal NE45 e do Timbucast. Ele completa:

– Além de não ter contratado no período certo, o Náutico começou a perder peças. Primeiro o Erick, que pertencia ao Braga (POR) e foi negociado com o Ceará; Wagner Leonardo voltou para o Santos; começou a perder jogadores por lesão, como Kieza e Bryan. Enfim, foi perdendo jogadores. Isso ainda era julho. Em agosto, contratou o Caio Dantas, mas foi pouco. Nesse mês ainda estava perto do G4. Quando foi setembro que o Náutico acordou e contratou outros, mas o time já estava muito no meio da tabela, já estava difícil de alcançar, e até encaixar novamente não ia ter muito tempo – entende Clauber.

O modelo de jogo e a história das equipes na competição são diferentes. Enquanto o Timbu era dominante – favorito quando encarou o Vasco em São Januário -, o Cruz-Maltino se construiu, ainda com Zé Ricardo, a partir da defesa. Um estilo pragmático, mas efetivo, que vem se consagrando pela consistência coletiva no ataque e na defesa.

– Acredito que esse deve ser o caminho para o Vasco. Não sentar em cima da vantagem, não achar que o elenco é suficiente, que está tudo certo e que os pontos iniciais são suficientes. Se precisar reforçar, tem que reforçar com peças que cheguem para jogar e contribuir efetivamente. Esse foi o grande erro do Náutico. Erro de planejamento da diretoria, que confiou num elenco que foi se despedaçando aos poucos – acredita Clauber.

A janela de transferências abre em duas semanas, aproximadamente. Com ou sem o dinheiro da 777 Partners, mais de um terço da Série B já deu margem para avaliação do departamento de futebol avaliar em que posições precisa ou não investir.

Náutico antes de perder a invencibilidade recorde:

14 jogos, 30 pontos (sete do quinto colocado). Oito vitórias e seis empates. 23 gols marcados e oito sofridos. Primeira posição.

Vasco antes de perder a invencibilidade recorde:

14 jogos, 30 pontos (nove do quinto colocado). Oito vitórias e seis empates. 16 gols marcados e cinco sofridos. Segunda posição.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Náutico
Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta o Camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.