Confira 5 pontos importantes sobre a movimentação do Vasco na próxima janela

O Vasco da Gama se prepara para a próxima janela de transferências, que ocorre de 02/07 a 03/08, visando reforços para a sequência do ano.

Paulo Bracks, Maurício Barbieri e Johannes Spors no CT Moacyr Barbosa
Paulo Bracks, Maurício Barbieri e Johannes Spors no CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

O mau início do Vasco no Brasileirão escancarou a necessidade de mais reforços para a sequência da temporada. Com 16 contratações na primeira janela, o clube tem brechas no elenco e vai precisar atuar no mercado novamente em julho. Quantos jogadores podem chegar? O clube tem dinheiro para investir? Há negociações em andamento?

O departamento de análise de mercado não para de trabalhar mesmo com a janela fechada. Portanto, a avaliação sobre possíveis reforços é contínua. O Vasco tem 45 dias até a abertura da próxima janela, que irá de 3 de julho a 2 de agosto, e pretende atuar em várias frentes nesse período.

Quantos jogadores podem chegar?

Esta provavelmente é a pergunta mais fácil de responder no momento. Desde o fechamento da última janela, o Vasco deixou clara a necessidade de contratar pelo menos mais três reforços. Um primeiro volante, um meia ofensivo e um atacante de lado são imprescindíveis para a sequência da temporada.

E são justamente essas posições que o clube olha com mais atenção no mercado. Desde a janela passada, o departamento de futebol, comandado por Paulo Bracks, busca opções para esses setores e chegou a avançar em conversas por alguns nomes.

O volante colombiano Jorman Campuzano, que pertence ao Boca Juniors e está emprestado ao Giresunspor, da Turquia, foi um dos alvos do Vasco, que também monitora a situação de Cuéllar. O volante do Al Hilal, da Arábia Saudita, no entanto, desperta interesse de outros clubes.

Qual será o nível dos reforços?

O Vasco precisa de jogadores com bagagem e que cheguem para ser titulares. O ge ouviu que a ideia é trazer pelo menos dois atletas dentro desse perfil. Em abril, o clube aproveitou a janela esticada para fechar contratações por empréstimo, com baixo ou zero custo, como Mateus Carvalho, Rwan Cruz e Gabriel Carabajal.

Foram nomes contestados por muitos torcedores, mas o clube enxergou como oportunidades de encorpar o elenco sem precisar gastar muito. Desta vez, mesmo com orçamento apertado, o Vasco tem mais tempo para monitorar o mercado em busca de nomes de mais peso.

O Vasco terá dinheiro para investir?

Esse é o ponto crítico da segunda janela do Vasco. O clube reservou parte do orçamento da primeira janela com a intenção de usar no meio do ano, mas não é muito dinheiro. O segundo aporte da 777, de R$ 120 milhões, só cai nos cofres em setembro – um mês depois do fechamento da janela.

Então, como o Vasco pretende contratar em julho? A ideia é trazer reforços com baixo custo, mas não necessariamente sem peso. O clube observa atletas em fim de contrato, que, mesmo com salários mais altos, possam chegar de graça.

São casos e casos. A SAF não descarta totalmente a possibilidade de investir na compra de direitos econômicos, embora seja uma possibilidade mais remota. Em abril, Paulo Bracks foi a Paris para uma reunião com executivos de outros clubes da 777. O diretor esportivo do Vasco aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de contratar mais reforços na próxima janela.

Em caso de boa oportunidade de mercado ou de necessidade de um investimento mais alto, o grupo americano será consultado e poderá aprovar a transação.

Há negociações em andamento?

Sim. Como pontuado acima, o Vasco sonda o mercado constantemente. No momento, o clube tem conversas adiantadas e outras que já se arrastam há um tempo, mas com expectativa de conclusão até a abertura da janela. O processo de contratações do clube ficou mais lento com a SAF porque a diretoria precisa do aval da 777 Partners.

Os nomes passam também pelo crivo dos analistas da empresa americana após serem selecionados pelos profissionais do clube. Um processo que, segundo o Vasco, diminui os equívocos.

Algum jogador vai sair?

Nos últimos dias, o noticiário do Vasco foi tomado por dívidas e atrasos referentes à parcelas de compras de jogadores na primeira janela. Isso se deve a um problema de fluxo de caixa – basicamente, saiu mais dinheiro do que entrou nos últimos meses, e o clube precisou renegociar prazos.

O momento abre brechas para a saída de jogadores na janela do meio do ano. Além de ter atletas pouco usados no elenco e que podem aliviar a folha salarial, o Vasco precisa fazer dinheiro. Ainda não há oferta na mesa, mas, em caso de boas propostas, a SAF não descarta vendas.

Hoje, no time profissional, o principal ativo é Marlon Gomes. Espera-se que haja uma valorização do meio-campista durante o Mundial Sub-20 que começa no próximo sábado, na Argentina.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Primeiro lugar tem que demitir esse treinador muito ruim não tem esquema péssimo treinador si continuar com Eli vai ser rebaixado mais uma vez pra nós passar mais vergonha em falar que torcemos para o Vasco vergonhoso

Comente

Veja também
Paiva destaca poder de decisão de Coutinho e tranquiliza sobre lesão do meia

Técnico do Vasco da Gama enalteceu a atuação de Philippe Coutinho na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG.

Gol de Coutinho contra o Atlético-MG por outro ângulo; assista

Destaque do confronto diante do Atlético-MG, Philippe Coutinho anotou o único gol do Vasco da Gama na semifinal da Copa do Brasil.

Rafael Paiva defende Léo após erro e pede paciência à torcida do Vasco

O técnico Rafael Paiva saiu em defesa do zagueiro Léo após erro contra o Atlético-MG e pediu calma aos vascaínos.

Paiva elogia Maxime Dominguez e explica ausência do meia contra o Atlético-MG

Rafael Paiva não utiliza Maxime Dominguez no duelo entre Vasco da Gama x Atlético-MG, mas elogia meia e projeta titularidade do suíço.

Paiva garante Vasco vivo na Copa do Brasil e projeta pressão em São Januário

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou a derrota da equipe Cruzmaltina para o Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil.

Sair da versão mobile