Comparativo mostra evolução da defesa do Vasco e queda ofensiva na Série B
Comparando 2022 com 2021, depois de sete rodadas, o Vasco da Gama teve uma grande melhora no quesito defesa, mas decaiu no ataque.

O sistema defensivo tem sido o grande forte do Vasco da Gama nesse início de Série B, enquanto o ofensivo ainda precisa de ajustes. Para se ter uma noção, em 2022, o Gigante levou apenas três gols em sete rodadas, número esse muito inferior ao que havia levado em 2021.
Mais precisamente, foi apenas um terço dos nove gols sofridos ano passado, com a mesma quantidade de rodadas disputadas, de acordo com levantamento publicado pelo jornalista Rodrigo Silva, do canal TNT Sports. Jogadores como Yuri Lara e Thiago Rodrigues aparecem como destaques do setor.
Em relação ao ataque, no entanto, o desempenho piorou. Nessa altura, em 2021, a equipe vascaína já havia marcado nove vezes, enquanto em 2022 tem seis, média inferior a um por partida. Na verdade, o Gigante marcou, no máximo, um gol por jogo na competição, entre os empates em 1×1 com Vila Nova, CRB e Tombense, e os 1×0 sobre Ponte Preta, CSA e Bahia. No meio do caminho ainda teve um empate sem gols com a Chapecoense.
O caminho para melhorar o ataque quem precisa encontrar é Zé Ricardo. O técnico do Cruzmaltino ganhou algumas opções ofensivas, casos de Lucas Oliveira, Zé Santos, Carlos Palacios e Erick, mas nenhum deles conquistou a titularidade ainda. Talvez, a exceção possa ser o chileno, que está cavando a sua vaga com boas atuações.