Como assistir partidas do Vasco durante uma viagem ao exterior?
Cruzando ou não o oceano, felizmente é possível constatar que hoje em dia há opções para assistir jogos do Vasco da Gama.
Cruzar mares e obter grandes conquistas e alegrias é algo que está inscrito profundamente no imaginário do Vasco e seus aficionados. Mas quando chega nossa vez de aproveitar uma oportunidade de lazer ou trabalho viajando para o exterior, vem aquela questão: como consigo assistir os jogos do Vascão em viagem fora do Brasil?
Em 2023, o cruzmaltino tem presença confirmada no Campeonato Carioca (já vigente desde 14 de janeiro), no Brasileirão (entre 16 de abril e 3 de dezembro) e na Copa do Brasil – buscando, entre 22 de fevereiro e 23 de setembro, um triunfo alcançado pela última vez em 2011.
Cruzando ou não o oceano, felizmente é possível constatar que hoje em dia há opções para assistir jogos de maneira que não conseguíamos há poucos anos. A internet é o que permite torcer a distância e analisaremos as alternativas à disposição a seguir.
Onde ver jogos do Campeonato Carioca
O campeonato vigente merece a atenção inicial, pois já tem direitos de transmissão bem definidos. Caso seja possível sintonizar a TV no exterior, é improvável encontrar sinal da Band ou BandSports, que são os canais para acompanhar o Cariocão nesse ano.
Porém, Botafogo e Vasco não assinaram contrato de transmissão com a Band. Nesse canal, somente serão transmitidos jogos em que o Almirante for visitante. Para esses casos, o site da Band ou o streaming Bandplay podem úteis. Nos jogos em que o Vasco for mandante, os direitos de transmissão ficaram na mão da Cazé TV, via YouTube e Twitch.
Dito tudo isso, os torcedores poderão se deparar com um bloqueio desagradável, a depender de seu destino: uma restrição por geolocalização para a transmissão das partidas. O que é mais esse problema e como superá-lo?
Restrições em transmissões de jogos pelo mundo
Assim como os direitos de transmissão determinam onde assistir a jogos no Brasil, eles também influenciam em nossa experiência como telespectadores em viagem.
Se já é difícil encontrar canais de TV brasileiros no exterior, também pode ser inviável acessar transmissões pela internet em outros países. Na rede, a restrição acontece por geolocalização: os provedores de serviços digitais locais identificam uma tentativa de acesso a um conteúdo sem licenciamento em determinado país e bloqueiam esse “caminho”, identificando a localização geográfica de quem tenta acessar.
Portanto, por causa de uma questão jurídica, fãs de esportes saem lesados, impedidos de torcer quando bem entenderem, dependendo de onde estão. Nesse contexto, muita gente recorre a links de streamings piratas, hospedados em países com legislações ou regulações mais flexíveis.
Infelizmente, essa é uma alternativa menos segura, pois os mantenedores de muitos desses sites não são confiáveis e não prezam pela proteção da navegação de seus visitantes. Frequentemente, lotam as páginas de publicidades invasivas, e até adwares maliciosos.
Assim, uma VPN se diferencia como uma solução muito mais segura para o problema da geolocalização restrita.
As possibilidades da VPN
VPN é uma sigla inglesa para rede virtual privada (Virtual Private Network) e é um serviço que pode ser usado para resolver o problema descrito acima porque protege a privacidade de seus usuários. Cada pessoa no mundo navegando na internet pode ser localizada por seu IP. É uma espécie de “documento de identidade” individual, usado por provedores de internet. Entre os dados desse “documento”, está a localização de seu portador.
Uma VPN tem a capacidade de atribuir um IP diferente a quem a utiliza. Na prática, permite “camuflar” a localização quando se navega na internet.
Geralmente, usuários de VPN também podem escolher a localização de um servidor privado para acessar a internet, o que também pode tornar a velocidade de internet mais rápida ou devagar, dependendo da proximidade.
Dessa forma, será possível assistir os jogos do Vasco pela Cazé TV ou pelo streaming de sua preferência mesmo fora do Brasil. Na hora de escolher um serviço de VPN, há uma grande oferta de preços e pacotes, mas não é recomendável escolher opções gratuitas. Afinal, o barato costuma sair caro em serviços de privacidade e cibersegurança, como esse.
Além disso, buscar por uma VPN que habilite acesso em rede Mesh pode ser mais cômodo para assistir aos jogos. Mas o que é rede Mesh?
Assistindo jogos em grupo com Rede Mesh
Certos serviços de VPN oferecem um diferencial de se conectar usando túneis privados e criptografados não apenas para a conexão com o servidor remoto, mas também diretamente com outros dispositivos mais próximos.
Na prática, uma rede Mesh permite rotear o tráfego online com VPN para outra máquina. Isso é especialmente útil quando espectadores têm o acesso a um IP que não é bloqueado por geolocalização, mas desejam assistir a partidas em outro dispositivo.
Assim, será possível rotear o tráfego com a segurança, privacidade e permissão por geolocalização de um celular para um computador ou uma TV smart, por exemplo.
Esse diferencial costuma ser fácil de configurar no serviço de VPN e pode fazer toda a diferença, em termos de comodidade. Afinal, permite que uma transmissão numa telinha de telefone seja “explodida” numa exibição num telão para assistir e vibrar com visitantes, sem perder a comodidade.