Com Miranda e Figueiredo, Brasil decide o Pan-Americano contra o Chile neste sábado
Com Miranda e Figueiredo, do Vasco da Gama, o Brasil vai encarar o anfitrião Chile na finalíssima dos Jogos Pan-Americanos.
A seleção brasileira enfrenta o Chile neste sábado, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, na decisão da medalha de ouro do torneio masculino de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.
O Brasil tem 100% de aproveitamento na competição até aqui: venceu seus quatro jogos, sem sofrer gol: 1 a 0 nos Estados Unidos, 2 a 0 sobre a Colômbia e 3 a 0 em Honduras na primeira fase, pelo Grupo B, e depois 1 a 0 no México, na semifinal.
Anfitrião do torneio, o Chile também chegou à final com uma campanha perfeita: quatro vitórias e nenhum gol sofrido. A seleção chilena busca um ouro inédito no futebol masculino do Pan. Na única vez que chegou à final, perdeu justamente para o Brasil, no Pan de Indianápolis-1987.
Aquela foi também a última das quatro conquistas da seleção brasileira no torneio masculino do Pan. Os outros ouros do Brasil foram nos Jogos de São Paulo-1963, Cidade do México-1975 e San Juan-1979. O meia-atacante Marquinhos demonstra confiança no fim do jejum brasileiro.
– Sabemos das dificuldades do jogo, ainda mais contra o time da casa, e da qualidade dos jogadores do Chile. Mas temos totais condições de ganhar a partida e sairmos campeões do Pan. Espero que estejamos num bom dia para dar esse título ao Brasil – afirmou o jogador, através da sua assessoria.
O Brasil tem um retrospecto favorável em Viña del Mar. A cidade foi a base da campanha do bicampeonato mundial na Copa do Chile, em 1962, com vitórias sobre México (2 a 0) e Espanha (2 a 1), e empate com a Tchecoslováquia (0 a 0), na primeira fase, e triunfo por 3 a 1 sobre a Inglaterra nas quartas de final. Foi também no Sausalito que o Brasil venceu Colômbia, Honduras e México neste Pan.
Além da busca pelo ouro, o torneio também serve de preparação para o Pré-Olímpico, que será disputado na Venezuela, em janeiro e fevereiro de 2024. As seleções da América do Sul disputam duas vagas nas Olimpíadas de Paris.
Brasil x Chile
- Dia e horário: 4/11, às 20h (horário de Brasília)
- Local: Estádio Sausalito, Viña del Mar (Chile)
- Onde assistir: Canal Olímpico do Brasil e Cazé TV
Fonte: Globo Esporte