Com 6 títulos brasileiros em campo, Vasco e Grêmio duelam em momentos distintos

Enquanto o Vasco da Gama vem crescendo na Série B, o Grêmio vive momento conturbado e tem seu treinador, Roger Machado, pressionado.

Zé Ricardo e Roger Machado, respectivamente, comandando Vasco e Grêmio
Zé Ricardo e Roger Machado, respectivamente, comandando Vasco e Grêmio (Fotos: Rafael Ribeiro/Vasco e Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Duas das maiores camisas do futebol brasileiro se enfrentam pela primeira vez na Série B de 2022. De olho em dias melhores, Vasco e Grêmio jogam nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário, pela décima rodada. Clubes tradicionais, que somam inúmeros títulos nacionais e internacionais, brigam pelo G-4 e chegam em momentos distintos ao encontro.

Apenas quatro pontos separam Vasco e Grêmio na tabela, mas o ambiente nos dois clubes é completamente diferente neste momento. Após um início irregular na Série B, que levantou questionamentos sobre o trabalho do técnico Zé Ricardo, o time carioca engatou uma boa sequência e inicia a rodada na segunda colocação.

Invicto, o Vasco venceu quatro jogos e empatou cinco, somando 17 pontos, cinco a menos do que o líder Cruzeiro. Em São Januário, palco da partida de quinta, a equipe cruzmaltina ganhou seus últimos quatro duelos, e isso tem refletido nas arquibancadas. A torcida tem lotado o estádio, e os protestos deram lugar ao apoio. Contra o Grêmio, mais uma vez, todos os 22 mil ingressos disponibilizados foram vendidos antecipadamente.

O Grêmio vive momento semelhante ao que o Vasco passou há um mês. O técnico Roger Machado balançou após o empate com o Vila Nova e um novo tropeço pode lhe custar o emprego. Zé Ricardo sabe bem o que é isso. Foi para o jogo pressionado em várias rodadas, mas ganhou uma trégua com a ascensão do time.

O time gaúcho está na briga, é o quinto colocado, mas teve uma queda brusca nos últimos jogos. Vem de três empates e não vence há quatro rodadas – passou todo maio sem vencer na Série B. O ataque é uma das preocupações: fez apenas um gol no último mês e tem só sete gols em nove jogos na competição.

Os últimos dias foram de reuniões nos bastidores do Grêmio. Na terça, o presidente Romildo Bolzan esteve no CT Luiz Carvalho para conversar com a comissão técnica e departamento de futebol. No dia anterior, já havia se reunido com o vice de futebol Denis Abrahão por uma hora e meia. A quinta-feira tem ares de ultimato, portanto.

Zé reencontra primeiro adversário

O Grêmio é um adversário que traz boas lembranças para Zé Ricardo. Foi contra o clube gaúcho, em 2017, que o treinador estreou pelo Vasco, em sua primeira passagem. Ele assumiu em um ambiente conturbado, após uma derrota tensa para o Flamengo em São Januário, que terminou com a invasão do gramado.

Por conta do tumulto, o jogo contra o Grêmio foi sem público. O adversário, então atual campeão da Libertadores, era favorito, mas o Vasco venceu com gol de Matheus Vital. Nenê estava nessa partida.

Último encontro teve show de Diego Souza

Na última vez que se enfrentaram, em dezembro de 2020, o Grêmio levou a melhor. Pela 24ª rodada do Brasileirão daquele ano, o time gaúcho goleou por 4 a 0, em Porto Alegre.

Quem comandou a vitória foi Diego Souza, curiosamente alvo do Vasco no fim do último ano. O atacante, que estará mais uma vez em campo com a camisa tricolor nesta quinta, marcou os dois primeiros gols da partida. Lucas Silva, que segue no Sul, e Pinares completaram o placar. O time era comandado por Renato Gaúcho, por quem a torcida gritou após o empate com o Vila Nova, no domingo.

Após o fim do contrato de Diego Souza com o Grêmio em dezembro de 2021, o atacante entrou na mira da diretoria carioca, que chegou a se animar com a possibilidade até a reviravolta que terminou na renovação com os gaúchos. O jogador de 36 anos tem boa relação com os vascaínos pela excelente passagem em São Januário entre 2011 e 2012, quando conquistou a Copa do Brasil.

No Vasco, que passou por duas reformulações desde o último encontro com o Grêmio, apenas três jogadores do atual elenco estiveram em campo. Nenhum deles provavelmente jogará na quinta: Miranda está suspenso, Juninho lesionado e Léo Matos não vem sendo aproveitado pelo técnico Zé Ricardo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Grêmio
Comente

Veja também
Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco da Gama.

Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Pedrinho anuncia Felipe como técnico interno e revela perfil de novo treinador

Durante entrevista coletiva, Pedrinho confirma que Felipe comanda o Vasco da Gama na reta final do Brasileiro e revela novo perfil.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Felipe conversando com João Victor
Felipe não tem bom retrospecto como técnico

Comandante do Vasco da Gama para a reta final do Campeonato Brasileiro, Felipe Maestro não coleciona bons trabalhos na carreira.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Passagem de Rafael Paiva pelo Vasco é marcada por altos e baixos

Após quatro derrotas consecutivas, Rafael Paiva deixa o comando do Vasco da Gama com uma aproveitamento de 47%, entre altos e baixos.