Com 36% de aproveitamento no returno, Vasco flerta com novo vexame na Série B

Vasco da Gama tem tido rendimento abaixo da crítica na segunda metade da Série B e vai se complicando na busca pelo acesso.

Elenco do Vasco em treino desta quarta-feira
Elenco do Vasco em treino desta quarta-feira (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A derrota para o Cruzeiro por 3 a 0 na última quarta-feira (21) foi o 12º jogo do Vasco no segundo turno desta Série B. Por ora, a quarta posição na tabela garante o principal objetivo do clube na temporada: o acesso. No entanto, o rendimento no returno caiu drasticamente e tem posto em cheque o futuro do Cruzmaltino na competição.

Dentre os doze jogos do segundo turno, foram apenas quatro vitórias – todas em São Januário -, um empate e sete derrotas. Se analisarmos apenas este recorte citado, o Vasco ocuparia a 13ª posição na tabela com apenas 36,11% de aproveitamento. Equipes como Vila Nova, que virou o turno na lanterna da competição, e Guarani, que briga contra o Z4 até hoje, possuem um rendimento melhor. Vale ressaltar também que todas as sete derrotas citadas aconteceram longe do Rio de Janeiro e o time sequer somou pontos nessa circunstância no returno.

Outro fator que comprova o declínio do Vasco nos últimos jogos é o aspecto em que se encontra no campeonato atualmente. Se da última vez que enfrentou o Cruzeiro, venceu, encurtou a distância para o próprio e pôde sonhar com a liderança, hoje, após a derrota acachapante, deve voltar suas atenções apenas para quem está abaixo dele antes de almejar posições superiores.

Desenha-se, portanto, uma reta final apertada e disputada para o Gigante da Colina conseguir confirmar sua vaga no G4. Seu principal perseguidor, por ora, é o Londrina, quinto colocado. A distância do Cruzmaltino para tal posição, que já chegou a ser de dez pontos, hoje é de três, podendo chegar à próxima rodada com nenhum ponto separando-os, caso o Londrina vença a Ponte Preta nesta sexta (23).

O próximo jogo, inclusive, pode ser vital para o encerramento de campeonato do Vasco. O adversário é o próprio Londrina, em São Januário. Pelo lado positivo, os vascaínos podem se orgulhar da boa campanha em casa até aqui. É o quarto melhor mandante do campeonato e ainda não perdeu em seus domínios. Em contrapartida, o adversário vive um momento melhor, já que possui a quinta melhor campanha do returno, com 19 pontos em onze jogos e um aproveitamento de 57,58%.

Fonte: Esportes News Mundo

Mais sobre:Série B
2 comentários
  • Responder

    Enquanto só depender de si, dá para acreditar. Vencendo das partidas que faltam, as em casa e uma fora e mais um empate fora, estará na série A na próxima temporada.

    • E tu acha isso pouco meu camarada ? Com esse bando medíocre e sem sangue ! Tá de sacanagem … Eu queria saber também quem foi o FDP que inventou de trazer essa MérdA desse técnico !!!!!!!!!

Comente

Veja também
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.