Coleção do Vasco para mulheres arrecadará receita para o futebol feminino do Clube

A coleção do Vasco para mulheres terá 10% do valor arrecadado para o futebol feminino do Clube, mas enfrenta problemas de adesão.

Roupas femininas do Vasco da Gama
Roupas femininas do Vasco da Gama

Com o propósito de fomentar questões de gênero no esporte, o Vasco lançou em julho uma coleção de artigos esportivos pensada exclusivamente para o público feminino. A pesquisa mais recente do Datafolha aponta que o clube tem a quinta maior torcida feminina do Brasil.

A coleção, que ainda enfrenta problemas de adesão, também tem o intuito de apoiar o time feminino do Vasco, com 10% do valor arrecadado direcionado às Meninas da Colina.

O Vasco vive situação delicada e vai disputar a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro Feminino no próximo ano depois de ser rebaixado no último sábado. A ação, portanto, visa gerar receita para a categoria, que sofre com a falta de investimento nos últimos anos.

O clube conseguiu resolver alguns problemas devido a parceria com a empresária Carol Paiffer, que levou duas empresas que fazem parte de sua rede de investimentos ao time feminino. A “Deixa Ela Treinar”, por exemplo, é quem toca a iniciativa da nova coleção com o Vasco.

– Necessitamos de igualdade de gênero no esporte. Já é hora de termos uniformes e produtos pensados para nós mulheres, que contenham nossa identidade, há tempos não cabe mais nos adequarmos dentro do que foi pensado para o público masculino. Além disso, essa linha é uma das formas de afirmarmos que enquanto mulheres, podemos sim torcer, frequentar estádios e ter conhecimento sobre o futebol, sem que sejamos desrespeitadas por isso – disse Fernanda Dias Coelho, CEO da marca esportiva.

Um dos grandes problemas enfrentados pela categoria até o ano passado tinha relação com o fornecimento de uniformes, com cada atleta tendo apenas um uniforme de treino, que deveria ser usado em todos os trabalhos da semana. A nova parceira ficou responsável por ceder as vestimentas para os treinos, jogos e lazer. A empresa é 100% liderada por mulheres.

A parte mais difícil para a marca está sendo emplacar a ideia com a alegação de lojistas de que acessórios femininos vendem pouco. A ideia do Vasco é engajar os torcedores vascaínos, que aderiram muito bem, por exemplo, à camisa lançada no mês do Orgulho LGBTQIA+. Os produtos podem ser adquiridos não só pelo público feminino, mas também por homens, que têm bonés e meias como opções na nova coleção.

O futebol feminino do Vasco tende a receber mais investimento a partir do segundo semestre deste ano. Isso porque a categoria também ficará sob responsabilidade da 777 Partners, grupo americano em vias de adquirir 70% da SAF vascaína. Com a expectativa de o negócio ser aprovado no início de agosto, todo o futebol do clube será assumido pelo investidor.

Pesquisa do Ibope indica que as mulheres representam 44% da base de torcedores no futebol brasileiro, mesmo assim ainda precisam enfrentar um ambiente hostil. O assédio ao público feminino é uma triste realidade nos estádios do Brasil, e o combate ao preconceito e à violência contra as mulheres nos estádios é dever dos clubes, que precisam criar ações também fora de campo para acolher as torcedoras.

No Rio de Janeiro é lei a campanha permanente de combate ao assédio e à violência sexual nas arenas fluminenses, divulgadas no telão e nos alto falantes nos intervalos dos jogos. A legislação também prevê a divulgação de políticas públicas voltadas para o atendimento das vítimas, treinamento de funcionários sobre o tema e a disponibilização das câmeras dos estádios para reconhecimento e identificação de infratores, contribuindo para a efetivação da denúncia junto aos órgãos de segurança.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Futebol Feminino
Comente

Veja também
Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Sair da versão mobile