Cleciano, do Vasco, termina em 2º na Copa Botão & Palheta de Futmesa

Atleta do Vasco da Gama, Cleciano terminou a competição em segundo, atrás somente de Adriano, que representa o Lafume.

Vascaíno ficou em segundo na competição de Futmesa
Vascaíno ficou em segundo na competição de Futmesa (Foto: Fefumerj)

No dia 13 de fevereiro de 2022, domingo, véspera do Dia do Botonista, a equipe do Olaria Futebol de Mesa, realizou o seu primeiro Aberto de 2022 fazendo uma homenagem a Hamilton Tavares, da loja Botão & Palheta (B&P), que era localizada na Tijuca.

Hamilton Tavares era considerado por amigos próximos, e frequentadores de sua loja, onde aconteciam, durante a semana, à noite, os torneios da B&P, um dos melhores botonistas de todos os tempos, um craque com a palheta, e dono da maior coleção de botões do mundo! Foi campeão estadual de Futebol de Mesa Federado, e fazia um nobre trabalho de divulgação do Botão aos domingos na feira da Praça Santos Dumont, na Gávea.

A Equipe de Futebol de Mesa do Olaria Atlético Clube, na qual há membros que conheceram o Hamilton, se solidarizou com a sua partida para o plano superior, junto à esposa e amigos, e promoveu a Copa Botão & Palheta – B&P – tendo encomendado às Mesas Olliver uma mesa especialmente para esse evento, uma réplica da mesa preferida de Hamilton, diferente e bonita, a mais bonita da Sala, sem dúvidas, e assim se fez mais uma singela, porém belíssima e justa homenagem ao Hamilton Tavares.

Falamos sobre o homenageado, e agora vamos ao torneio!

Vinte (20) botonistas participaram da Copa B&P. No Grupo 1 estavam: José Augusto (America), Adriano (Lafume), Gabriel (América), Cesar (Olaria), PC (Lafume), Raposão (Lafume), João Cesar (América), Teodoro (Lafume), Luis Henrique (Olaria) e Junior (Olaria), sendo esta a ordem de classificação ao final da primeira fase. O Grupo 2 teve os seguintes jogadores alinhados segundo a ordem final da fase de classificação: Cleciano (Vasco), Gyraffa (não federado), Almirante (Olaria), Latino (não federado), Harley (Lafume), Bigode (America), Damião (Zico 10), Simonini (Olaria), Edmilson (Olaria) e Edmundo (Fluminense).

Na disputa do 5º ao 9º lugares, pelas semifinais da Prata, José Augusto (vantagem) empatou com Almirante por 3×3. Gyraffa superou Cesar. Sim, Gyraffa voa, pelo menos nas Mesas de Botão! O cara joga muito! Aluno da Escola B&P, de Futebol de Botão!!!

Nas Quartas de Final, Latino, também da Escola B&P, passou por José Augusto e Adriano passou por Almirante. Gabriel avançou no confronto com Gyraffa e Cleciano superou Cesar.

Nas Finais da Prata, José Augusto venceu Gyraffa, e se sagrou Campeão da Prata (5º lugar), e Gyraffa ficou em 6º. Almirante (Na Ponte!) superou Cesar, estabelecendo sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

Na Final da Bronze, disputa entre membros da Lafume. PC venceu Harley e ficou com o nono lugar, conquistando a série Bronze.

E agora as Finais da Copa B&P!

Pelas semifinais, Adriano (vantagem) fez um jogão, típico de decisão da Ouro da Fefumerj, com muita emoção e gols, contra Latino, e o jogo terminou em 5×5, com Adriano se credenciando para a grande Final.

Na outra semifinal, Cleciano, em grande fase, travou outro grande jogo contra uma Promessa do Futebol de Mesa, o talentoso Gabriel, inspirado na Escola B&P, do Hamilton. O jogo terminou com vitória do atleta Vascaíno, por 4×3. Assim, Adriano e Cleciano se classificaram para a grande Final da Copa B&P, no Estádio Hamilton Tavares!

E aí, num gesto de nobreza dos Finalistas, seguindo com a homenagem ao Hamilton, tanto da disputa de 3º lugar quanto do título, de comum acordo, ficou resolvido junto à Organização que, se houvesse empate no tempo normal, o critério para decidir os jogos seria o Gol de Ouro, porque assim era nos campeonatos organizados por Hamilton na B&P e na Praça Santos Dumont. E o que aconteceu nos dois jogos?! Empates no tempo normal. Nada é por acaso, meus amigos! Nada nesse mundo! E seguiram para o Gol decisivo. Pelo talento dos quatro botonistas, os gols decisivos não tardaram!

Latino assinalou o terceiro e decisivo gol contra Gabriel, e assegurou o troféu de terceiro lugar.

Na Final, no Estádio Hamilton Tavares, Adriano e Cleciano seguiam com o duelo muito equilibrado, e o gol de ouro demorou mais para sair, mas aconteceu com Adriano marcando o terceiro e vencedor gol, para assim conquistar a primeira edição da Copa Botão & Palheta!

O pódio ficou assim

  • Campeão: Adriano – Lafume
  • Vice Campeão: Cleciano – Vasco da Gama
  • 3º lugar: Latino – não federado
  • 4º lugar: Gabriel Cataldo – America
  • 5º lugar: José Augusto – América (Campeão da Prata)
  • 6º lugar: Gyraffa – não federado
  • 7º lugar: Almirante – Olaria
  • 8º lugar: Cesar – Olaria
  • 9º lugar: PC – Lafume

Parabéns ao Adriano, campeão da Copa Botão & Palheta 2022, e parabéns, também, pelo nobre gesto de consideração para com um amigo do Hamilton, de 30 anos de amizade. Um ato que emocionou a todos e encerrou de forma ímpar o nosso evento. Tenho certeza de que, de onde estiver, e está bem, Hamilton ouviu os nossos aplausos para ele, e recebeu, com alegria, a nossa singela homenagem, por tudo o que ele foi e fez pelo Futebol de Botão! Parabéns aos nossos Botonistas Bariris e demais amigos que subiram ao pódio da 1ª Copa B&P! O nosso muito obrigado a todos que participaram. Todos estão de parabéns!!! Viva o Futebol de Botão, viva Hamilton Tavares e viva o Dia do Botonista!!!

Fonte: Fefumerj

Mais sobre:ClecianoFutmesa
Comente

Veja também
Diniz promete conversa com Loide após gesto polêmico do atacante

Fernando Diniz e Loide Augusto se viram no meio de uma confusão na partida entre Vasco da Gama e Operário, pela Copa do Brasil.

Vasco mostra força mental para avançar na Copa do Brasil

Vasco da Gama estava virtualmente eliminado da Copa do Brasil, mas demonstrou psicológico forte diante do Operário-PR.

Vasco vive noite épica na Copa do Brasil, mas liga alerta na temporada

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis depois de uma partida dramática e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Vasco sofre pane no 2º tempo e Léo Jardim impede tragédia

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis e conseguiu garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Bronca com Loide e alívio: veja as reações de Diniz em classificação do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz não parou à beira de campo a partida contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.

DESP do Vasco se moderniza e reduz número de lesões

Com Gustavo Caldeira, Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco da Gama reduz número de lesões após se modernizar.

Diniz analisa vitória do Vasco nos pênaltis contra o Operário-PR; veja a entrevista

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama abaixo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.