Clássico entre Vasco e Botafogo pode chegar a 50 mil torcedores no Maracanã

O Vasco da Gama enfrenta o Botafogo nesta quinta-feira no Maracanã lotado, e a expectativa é de chegar a 50 mil torcedores.

Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã
Torcida do Vasco em jogo contra o Sport no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

O título pode não ter o mesmo prestígio de antes, mas as camisas dos quatro grandes do Rio seguram a relevância do Campeonato Carioca para a torcida. Neste ano, mais ainda: a atual edição, depois de oito rodadas disputadas, tem um crescimento de média de público de 251% em relação a 2022. Nesta quarta-feira, às 20h30, Vasco e Botafogo jogam num Maracanã que deve receber mais de 40 mil torcedores. É o reencontro da torcida com a competição.

O jogo fará com que o campeonato supere o público de todo o Estadual do ano passado, batendo meio milhão de pagantes. A atual média é a maior desde 2008. Isso com apenas dois dos seis clássicos programados para a primeira fase realizados até agora — o de hoje será o terceiro. Esses números referentes ao público devem subir quando começarem as semifinais, tradicionalmente com mais apelo.

Um dos motivos para o aumento atual é esperança gerada pela criação das SAFs do cruz-maltino e do alvinegro. O momento de maior empolgação dos torcedores do Botafogo pode ter ficado no ano passado, mas os vascaínos seguem no pico da expectativa desde a venda do futebol para a 777 Partners, concluída em setembro passado.

São eles uns dos maiores responsáveis pelo aumento de público no Carioca, atrás apenas dos rubro-negros. Suas partidas têm cerca de 20 mil torcedores em média, incluindo jogos em que foram visitantes. No ano passado, esse número foi de pouco mais de 12 mil.

Ajuda também o fato de o cruz-maltino ter aumentado a investida na direção do Maracanã. O jogo contra o Botafogo estava inicialmente marcado para São Januário, mas o Vasco solicitou a transferência do clássico para um estádio com capacidade maior.

A mudança faz parte da campanha da SAF para assumir a gestão do Maracanã. É uma mensagem de força que passa para a opinião pública, encher o estádio duas vezes seguidas — contra o Fluminense, os vascaínos eram maioria no clássico que teve cerca de 57 mil presentes.

Começo com reservas

Entre os quatro grandes do Rio, o Botafogo foi quem teve aumento menor, de 43% no público em relação ao Carioca de 2022. O número pequeno tem motivo: o alvinegro tem mandado seus jogos na Ilha do Governador, que tem capacidade para 5 mil pessoas, uma vez que o Nilton Santos e seus 44 mil lugares estão fechados para a instalação de grama sintética no estádio.

O alvinegro faz parte do movimento comum entre os grandes do Rio, de secundarizar o Campeonato Carioca, transformá-lo em uma competição de pré-temporada. Nas primeiras partidas, optou por revezar a escalação de titulares e reservas, dentro do planejamento de Luís Castro de dar mais tempo de treino para os jogadores principais. Isso acabou afetando o interesse pelas primeiras partidas do Botafogo. No jogo de estreia, contra o Audax, foram apenas 4.327 presentes.

O Vasco também deixou o Campeonato Carioca em segundo plano nas primeiras rodadas, priorizando os amistosos contra River Plate-ARG e Inter Miami-EUA disputados no estado americano da Flórida. Assim mesmo, 16 mil torcedores foram a São Januário ver a equipe B estrear contra o Madureira.

Além da boa mobilização dos torcedores dos grandes clubes, ajuda a explicar a boa média de público a iniciativa de clubes menores de transferir suas partidas como mandantes para estádios com boa capacidade, fora do Rio. Eles buscam renda e acabam alimentando a demanda de torcedores que não assistem aos times grandes tão facilmente.

O Madureira levou seu jogo contra o Flamengo para Cariacica (ES), onde bateu os 15 mil torcedores. A partida contra o Fluminense, no mesmo local, teve 11 mil presentes — mesmo público do jogo entre Boavista e Botafogo, realizado no Mané Garrincha (DF).

Também no Distrito Federal, o Nova Iguaçu jogou contra o Vasco. A partida registrou 28 mil presentes. Até o fim da Taça Guanabara, a capital receberá mais duas partidas: o clássico entre Botafogo e Flamengo e a partida entre Bangu e Fluminense. Já o capixaba Kleber Andrade receberá o jogo entre Resende e Botafogo.

Os times no clássico

Na partida desta noite, o Vasco terá desfalques. Não poderá escalar Léo Jardim, Ivan, Thiago Rodrigues e Jair, todos eles inscritos pelo cruz-maltino depois do prazo para estarem aptos a jogar o clássico, que é válido pela terceira rodada. O goleiro será Halls e no meio de campo a tendência é que joguem Rodrigo, Barros e De Lucca.

O Botafogo também terá um desfalque, pelo mesmo motivo: o zagueiro Luis Segovia, irregular para o clássico. Além dele, Patrick de Paula, suspenso, está fora.

O time de São Januário precisa vencer para manter boas chances de se classificar para a semifinal do Carioca — os quatro primeiros colocados conquistam vaga na Copa do Brasil de 2024. Já o alvinegro vive situação oposta. A equipe é líder do Carioca, com um jogo a menos que a maior parte dos times. Se vencer, ficará muito próximo de garantir a vaga antecipada para a fase de mata-mata.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
GB e Lyncon, jogadores do Vasco
Lyncon e GB são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Lyncon e GB foram convocados por Ramon Menezes para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-20.

Rafael Paiva comanda treino do Vasco
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Palmeiras

O técnico Rafael Paiva testou mudanças ao longo da semana e pode escalar o Vasco com novidades para enfrentar o Palmeiras.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Vasco prepara plano de recuperação judicial

O Vasco da Gama pode seguir o caminho de outras SAFs e prepara plano de recuperação judicial para pagamento de dívidas.

Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.