Clássico camisa 8: conheça JP, meia do Vasco que treinará com a Seleção Sub-20
Aos 18 anos, o meia JP chama a atenção pelas suas qualidades técnicas e vem se destacando no Sub-20 do Vasco da Gama.
Além de Andrey Santos e Marlon Gomes, o técnico Ramon Menezes convocou outro cria do Vasco para a seleção brasileira sub-20. O meia JP, de 18 anos, se juntou ao grupo na Granja Comary, na última segunda-feira, para um período de treinos antes do Mundial da categoria. Ele retorna ao clube no dia 17 de maio.
– Acredito que todo jogador sonha com isso, comigo não é diferente. Estar aqui é a realização de um sonho. Estou muito feliz por ter a oportunidade de estar com o grupo e espero poder contribuir ao máximo na preparação para o Mundial. É uma honra representar nosso país – disse JP ao site do Vasco.
João Pedro Murilo se destacou pelo sub-17 na temporada 2022 e disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior com o Vasco nesta temporada, quando foi promovido ao sub-20. Esta será a primeira vez do garoto treinando com a Seleção sub-20.
JP disputou 40 jogos pelo sub-17 em 2022, com seis gols e 11 assistências. Nesta temporada, o meio-campista tem 10 jogos – nove como titular – e três assistências no sub-20. Volante, o jovem atua como um clássico camisa 8 e chama atenção pela qualidade técnica, bom passe e construção das jogadas. Ele é ambidestro.
No ano passado, JP foi campeão carioca, da Copa Rio e da Recopa Carioca, além de ter conquistado o vice-campeonato da Copa do Brasil com o Vasco. Em 2021, o jogador já havia participado da vitoriosa temporada da categoria, que chegou nas finais de todas as competições que disputou e também conquistou os títulos do Carioca e da Recopa Carioca.
Natural de Goiânia, JP começou sua carreira aos 5 anos no Goiás, onde ficou até os 13 anos. Chegou ao Vasco em 2019 e, em 2021, subiu para o sub-17, mas não foi muito aproveitado. Em 2022, ganhou espaço e se destacou pela categoria. Em maio do ano passado, ele assinou seu primeiro contrato profissional, válido até abril de 2025.
O Mundial Sub-20 acontece entre os dias 20 de maio e 11 de junho, na Argentina, e o Brasil estreia dia 21 deste mês, diante da Itália, em Mendoza. Os vascaínos Andrey e Marlon disputarão a competição.
Fonte: Globo Esporte