CBF mostra ao Vasco imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional

A CBF mostrou a dirigentes do Vasco da Gama as imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional, do último domingo.

Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR
Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR (Foto: Código 19/Agência O Globo)

Em reunião nesta sexta-feira, a comissão de arbitragem da CBF mostrou a representantes do Vasco as imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional. O vídeo mostra que o sistema de linha de impedimento confunde as linhas do campo com a linha da sombra e, por isso, perde a referência para verificar o lance. Não há checagem de fato do impedimento pelo vídeo e a decisão da arbitragem do campo é mantida. O problema não foi inédito.

No domingo passado, o volante colorado Dourado fez um gol de cabeça em cruzamento na área em jogo contra o Vasco. Logo em seguida, o árbitro Flávio Rodrigues passa a esperar a checagem do VAR para saber se o jogador estava impedido.

Em cerca de três minutos, as imagens do VAR mostram os operadores tentando traçar a linha de impedimento. Mas sempre que há uma tentativa: o sistema considera como linha lateral a fronteira entre a sombra e o gol. Com isso, causa uma distorção no sistema e nas referências de campo que impede a correta verificação.

Os árbitros do VAR repetem para Flávio Rodrigues que não conseguem traçar a linha. Tentam fazer as paralelas do campo na mão, mas não conseguem uma referência. Após mais de três minutos de tentativas, eles desistem e avisam que não dá para checar o impedimento. Durante esse período, os auxiliares de vídeo não tentam checar no olho o impedimento. Isso contraria a informação dada pela CBF de que o lance tinha sido checado no vídeo.

Ao final, com o fracasso do sistema, os árbitros do VAR avisam para Flávio Rodrigues que é para manter a decisão de campo do auxiliar de arbitragem (bandeira), isto é, de validar o gol. As imagens mostram que Dourado está encoberto por Cuesta, entre outros jogadores, na visão do auxiliar de campo.

Por isso, dirigentes do Vasco continuam com a impressão de que Dourado estava impedido. O clube seguirá com sua ação no STJD para tentar anular a partida com a alegação do lance do VAR.

O Vasco está na zona de rebaixamento do Brasileiro, um ponto atrás do Bahia, a duas rodadas do final do Brasileiro. Enfrenta o Corinthians, no domingo.

Durante a reunião, a comissão de arbitragem admitiu que não foi a primeira vez que houve o problema de descalibragem do VAR. Isso já tinha ocorrido em outras partidas, mas não afetou um lance decisivo como no caso do jogo Vasco x Internacional.

Depois da descalibragem do sistema do VAR, a CBF conseguiu resolver alguns minutos depois. Ou seja, voltaram a funcionar as linhas de impedimento ainda durante a partida. A confederação também mostrou que o sistema estava funcionando antes da partida e só descobriram o problema das linhas na hora do gol do Internacional.

Fonte: Rodrigo Mattos

3 comentários
  • Responder

    Vejam bem! Só o que me lembro: o Vasco foi prejudicado no jogo contra o Flamengo no primeiro turno (erro grosseiro da arbitragem), contra o São Paulo no segundo turno (tb. erro grosseiro) e toscamente, covardemente, contra o Bahia em jogo recente! O jogador do Bahia deu um coice indecente e sem bola no Benitez e só simplesmente falta. Logo em seguida, o zagueiro do Vasco, na tentativa de fazer o gol, disputando a bola com o arqueiro adversário, levantou bem a perna e o atingiu no rosto, mas lembrem-se: em disputa da bola!!!!! Resultado? expulsão do jogador do Vasco. Bem, não ficou só aí. Posteriormente, numa disputa acirrada na área, um jogador do Vasco sofreu falta violenta dentro da área: PÊNALTI, sem qualquer sombra de dúvida! O que o soprador fez? Simplesmente, sem consultar VAR e nem ninguém, nem mesmo o sacudidor de bandeira chamado de bandeirinha e alegou que a bola havia saído! Consequência: 2 pontos perdidos! É possível? Então qual o recurso? Que a CBF nomeie, sempre, juiz e bandeirinhas internacionais para os jogos do Clube de Regatas Vasco da Gama!

  • Responder

    Como assim?? Querem Garfa mesmo?

    O jogador (Careca), estava a frente , igual aquele lance de Márcio Araújo no carioca.

    Absurdo esse Bandeira tem olho onde? No cú

    • É! Deve ser lá mesmo!

Comente

Veja também
Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Fortaleza

No confronto entre Vasco da Gama x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, o Clube Carioca tem lucro de mais de R$ 200 mil.

Romario comemora 18 anos do seu milésimo gol: ‘Deixei meu nome na história’

Nesta terça-feira (20), Romário comemora 18 anos do seu milésimo gol, que aconteceu com a camisa do Vasco da Gama contra o Sport.

Thiago Maciel relembra participação no milésimo de Romário pelo Vasco

O ex-lateral-direito Thiago Maciel foi o autor do cruzamento que deu origem ao pênalti cobrado por Romário a favor do Vasco.

Daniel Amorim é a aposta do Operário-PR para o jogo contra o Vasco

O atacante Daniel Amorim reencontra o Vasco da Gama e São Januário, sendo a principal arma do Operário-PR no duelo.

Vegetti é a principal esperança do Vasco para avançar na Copa do Brasil

Artilheiro do Vasco na temporada, Vegetti é a principal esperança da torcida para balançar a rede contra o Operário-PR.

Veja fatores que motivam o Vasco para o mata-mata contra o Operário-PR

O Vasco recebe o Operário-PR nesta terça-feira em São Januário para disputar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Vegetti lidera estatísticas do Brasileiro desde sua estreia pelo Vasco

As estatísticas de Vegetti no Campeonato Brasileiro são superiores em comparação a outros atletas da mesma posição.

Tranquilidade ou pressão? O que esperar do jogo Vasco x Operário em São Januário?

Após empate na ida, Vasco x Operário-PR disputam uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil, em São Januário; veja o que esperar do jogo.

Vasco reencontra Operário-PR com mudanças dentro e fora de campo

Com mudanças, o Vasco da Gama busca a vitória diante do Operário-PR para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.

Olho no rival! Escalação do Operário-PR contra o Vasco

Confira a escalação do Operário-PR para o jogo contra o Vasco da Gama, nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile