CBF inclui penas em casos de racismo no Brasileirão

Casos de racismo no Campeonato Brasileiro serão punidos com multa, perda de mando de campo e até perda de pontos.

Talles Magno em protesto contra o racismo
Talles Magno em protesto contra o racismo (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

A CBF incluiu punições contra racismo no Regulamento Geral de Competições. O documento deve ser publicado hoje (14).

A entidade inseriu penas gradativas para casos de detecção, como multa —provavelmente de R$ 500 mil—, perda de comando de campo e, posteriormente, perda de pontos.

A decisão da CBF de inserir no regulamento geral se dá para não haver chance de que os clubes derrubem o assunto no conselho técnico de cada uma das Séries do Brasileirão.

O Regulamento Geral de Competições é a norma que rege todos os torneios organizados pela CBF, o que inclui a Copa do Brasil e as competições de base.

Atualmente, as punições por punições são aplicadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A multa máxima é de R$ 100 mil, por exemplo.

A pena prevista neste artigo é a suspensão de cinco a 10 jogos ou 120 a 360 dias se for praticada por qualquer outra pessoa natural permanecendo ao CBJD.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Paiva vê Vasco competitivo em derrota para o Internacional e lamenta jejum de gols

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva avaliou o desempenho da equipe contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Vegetti faz desabafo nas redes sociais e projeta jogo de ‘vida ou morte’ contra o Corinthians

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti publicou um texto na madrugada desta sexta-feira (22), após a derrota para o Internacional.

Sair da versão mobile