CBF divulga Ranking Nacional de Clubes 2023; Vasco ocupa o 22º lugar

O Vasco da Gama está muito abaixo no ranking de clubes da CBF, dado os últimos anos vexatórios nas competições.

Torcida do Vasco durante o jogo contra o CRB em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A CBF definiu o Ranking Nacional de Clubes de 2023. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022, o Flamengo continua na liderança. O Palmeiras, campeão brasileiro, segue na segunda colocação. A novidade no top-3 é o Athletico, vice da Libertadores, que ganha duas posições.

A pontuação leva em consideração as competições realizadas nos últimos cinco anos, mas com pesos distintos. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

É o terceiro ano seguido que o Flamengo fica em primeiro no Ranking Nacional de Clubes, com o Palmeiras em segundo neste período. Quem segue uma escalada no ranking é o Fortaleza, que subiu quatro posições, entrou no top-10 e está em sétimo. Classificado para a Libertadores pela segunda vez seguida, o Leão já tinha feito uma escalada no ranking anterior, ganhando sete colocações.

Por outro lado, o Grêmio caiu sete posições e foi de 4º para 11º, influenciado pela disputa da Série B neste ano.

Veja os 10 primeiros do ranking

1 – Flamengo – 17.210 pontos

2 – Palmeiras – 14.458

3 – Athletico – 13.760

4 – Atlético-MG – 13.675

5 – São Paulo – 13.572

6 – Fluminense – 12.856

7 – Fortaleza – 12.512

8 – Corinthians – 12.320

9 – Santos – 11.904

10 – Internacional – 11.561

Confira aqui todos os clubes listados

Os 90 primeiros do Ranking Nacional de Clubes 2023 da CBF (Foto: Reprodução/CBF)

No caso de Vasco e Bahia, a CBF usou como base a classificação final da Série B 2022, considerando o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o jogo do time vascaíno contra o Sport.

O ranking de clubes serve, entre outras coisas, para definir 10 participantes da Copa do Brasil (entre os que não conseguiram vagas pelos estaduais, por exemplo) e também os mandos de campo na primeira fase da competição.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Ainda bom que é no da CBF.pro Vasco está 22 imagino se fosse de um coisa sério eu ficaria preocupado mas vindo de um lugar sem competência nenhuma um verdadeiro peso morto sei que vai dá pro vascão lutar pra ficar de pé estou torcendo pra que os 7.1 agora se torne 10 de preferência que seja da Inglaterra o Argentina e que esse timinho da CBF volta pra casa mais envergonhado porque é isso que esses corruptos aqui merece

  • Responder

    É de envergonhar qualquer torcedor de um clube com os títulos que tem nacionais e internacionais e, uma grande torcida presente em qualquer conto do país ,ficar nesta posição ,posição esta que retrata os péssimos conselheiros que elegem pessoas incompetentes para presidente do clube ,que o Vasco cair para a serie B e, ficar dois anos nesta segunda divisão e , somente voltando este ano a trancos e barrancos com a definição ficando para a última rodada do campeonato sendo o retrato preto e branco de desastrosas diretorias .

Comente

Veja também
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile