Castan tem pena reduzida e está liberado para enfrentar a Chapecoense

O zagueiro do Vasco da Gama, Leandro Castan, teve sua pena reduzida pelo STJD e está liberado para enfrentar a Chapecoense.

O Pleno do STJD do Futebol reformou a decisão de primeiro grau que puniu o atleta Leandro Castan, do Vasco, por ofender o árbitro da partida contra o Palmeiras. Em julgamento realizado nesta quinta, dia 5 de dezembro, os Auditores reclassificaram a conduta para desrespeito e reduziram a pena de quatro jogos e multa de R$ 200 para suspensão de um jogo. Absolvido em primeira instância em denúncia por desordem na social de São Januário, o Vasco teve a decisão mantida. A decisão foi anunciada por unanimidade dos votos.

Castan foi expulso em partida realizada no dia 6 de novembro. informou a expulsão de Leandro Castan com vermelho direto por reclamar contra a arbitragem. O árbitro informou ainda que se sentiu ofendido com o palavrão dito pelo capitão do Vasco e que o mesmo precisou ser contido. O atleta foi enquadrado no artigo 243-F do CBJD.

Através de vídeos, a Procuradoria denunciou ainda o Vasco por um tumulto ocorrido na social do estádio com base no artigo 213, inciso I do CBJD.

Julgados no dia 26 de novembro, pela Segunda Comissão Disciplinar, os Auditores puniram Castan com quatro jogos e multa de R$ 200 pela ofensa e absolveram o Vasco. O clube recorreu e pediu efeito suspensivo ao atleta e a Procuradoria recorreu pedindo a punição do Vasco pela desordem.

No Pleno os Auditores e o advogado Paulo Rubens Máximo assistiram a prova de vídeo da expulsão de Leandro Castan.

Relatora do processo, a Auditora Arlete Mesquita justificou e anunciou seu voto. “Pelas imagens é possível verificar que o atleta ao receber o amarelo vira e se afasta e em seguida volta, mas sem ir na direção do árbitro. Pelo conjunto entendo o artigo 258 ser mais adequado e aplico a penalidade de uma partida devido a primariedade do atleta. Com relação ao Vasco a situação foi contida não deixando o clube de atender ao artigo 213 do CBJD. Nego provimento ao recurso da Procuradoria mantendo a absolvição do clube”, explicou.

O voto da relatora foi acompanhado pelos Auditores Decio Neuhaus, João Bosco, Mauro Marcelo de Lima e Silva, Vanderson Maçulo e pelo Presidente Paulo César Salomão Filho.

STJD

Comente

Veja também
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.

Sair da versão mobile